11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: Repensando o Ensino de Química através de Estratégia Reflexiva destinada a Prática da Docência em Ciências Naturais

AUTORES: Vieira Carvalho Oliveira Marques, C.V. (UFMA) ; Brasil de Oliveira Marques, P.R. (UFMA)

RESUMO: O presente trablalho adotou a perspectiva de pesquisa qualitativa e teve como objetivo a aplicação e acompanhamento de atividade prática pedagógica diferenciada como forma de proporcionar uma melhor aprendizagem dos conteúdos de química, como também trabalhar a construção de saberes docentes contribuindo de forma efetiva no processo formativos dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza,. A prática efetuada pode mostrar que as aulas de química são espaços em potencial para composição de uma identidade docente coerente com a demanda da sociedade do conhecimento quando utilizadas sob aspectos reflexivos no planejamento da práxis do futuro professor de ciências naturais.

PALAVRAS CHAVES: formação docente; ensino de ciências; aprendizagem significativ

INTRODUÇÃO: A temática da formação de professores vem sendo bastante recorrente nas últimas décadas, nos diversos eventos que tratam de discussões sobre processo de ensino aprendizagem. Os novos paradigmas educacionais assim como a base legal que regulamenta os cursos de licenciatura no contexto nacional orientam que a formação de professores deve contemplar abordagens de ensino diferenciadas que proporcionem o desenvolvimento de saberes docentes que vislumbrem não somente a aquisição de conteúdo cientifico mas a formação global e a prática do exercício da cidadania. O presente trabalho apresenta uma proposta de atividade diferenciada de tratar o ensino de química sob ótica da aprendizagem significativa e contemplando a simetria invertida na formação reflexiva de professores de Licenciatura em Ciências Naturais, a partir de metodologias interdisciplinares, contextualizada e sob a abordagem CTS.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho adotou a perspectiva de pesquisa qualitativa, sendo aplicada nas aulas de química durante um ano letivo de 2012 do curso de licenciatura em Ciências Naturais do Campus de Codó - UFMA. O movimento dos trabalhos se constitui de etapas distintas, sendo que a coleta de dados foi promovida por meio de observação reflexiva do desenvolvimento das competências e por aplicação de questionários aos alunos. O inicio dos trabalhos se deu primeiramente pelo estabelecimento de questões de pesquisa baseado nos conteúdos de química orgânica ministrados em sala de aula que funcionaram como norte para reflexão da atividade docente no sentido do entendimento e construção da transposição didática que será fundamentada durante a parte destinada a prática de ensino como componente curricular da área de química. No segundo momento, apresentou- se aos alunos o livro “Botões de Napoleão” para leitura, conhecimento e correlação reflexiva histórica. A leitura do livro foi orientada através da divisão dos capítulos por duplas de alunos onde os mesmos teriam que explorá-lo no sentido de: identificar as moléculas orgânicas descritas no texto; buscar informações das mesmas correlacionando-as ao cotidiano sob os temas saúde, meio ambiente e outros; materializá-las por meio de material alternativo; apresentá- las pelo programa chemiscket. No terceiro momento houve a culminância onde se promoveu a apresentação dos trabalhos e discussão dos mesmos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os discentes foram direcionados a leitura reflexiva dos discursos apresentado no livro “botões de Napoleão” e orientados a correlacionar os fatos históricos e empíricos apresentados no livro com os conhecimentos adquiridos em sala de aula e com o cotidiano. Percebeu-se a imediata decisão de aprender dos alunos no inicio dos trabalhos pela motivação que a atividade despertou nos mesmos. Após esta etapa os alunos apresentaram ideias, planejamento, aplicação em sala das estratégias para a transposição didática de conteúdos ministrados em química na abordagem interdisciplinar de ciências da natureza destinada a segunda etapa do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). A sequência de planejamento, construção e avaliação da construção das intervenções didáticas foi acompanhada em reuniões de forma individual e/ou em grupo, dentro e fora da sala de aula. A supervisão dos trabalhos suscitou a inserção de novos conteúdos e conhecimentos adquiridos no desenvolvimento da disciplina. A verificação da evolução docente formativa dos alunos foi continua e baseada nos aspectos da construção gradativa da ecologia conceitual e atitudinal da praxis inicial docente sob a ótica de uma identidade interdisciplinar, tecnológica e contextualizada.

CONCLUSÕES: O presente trabalho adotou a perspectiva de pesquisa qualitativa e teve como objetivo a aplicação e acompanhamento de atividade prática pedagógica diferenciada como forma de proporcionar uma melhor aprendizagem dos conteúdos de química, como também trabalhar a construção de saberes docentes contribuindo de forma efetiva no processo formativos dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza,. A prática efetuada pode mostrar que as aulas de química são espaços em potencial para composição de uma identidade docente coerente com a demanda da sociedade do conhecimento quando utilizadas

AGRADECIMENTOS: UFMA

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1BRASIL, Lei Federal nº. 9.394, LDB.
2MIZUKAMI, M. N. Escola e aprendizagem da docência. 1ª Ed. São Carlos: EDUFSCar, 2002.