11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: APLICAÇÃO DO SOFTWARE ACD LABS E SUAS FERRAMENTAS NO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: Almeida Silva, O. (UFPI) ; da Silva Pereira, G. (UEMA) ; Araujo Borges, J. (UFPI) ; de Sousa Macedo, M.D. (UFPI) ; Gomes Júnior, A.L. (UFPI) ; Casimiro Leal, R. (UNICAMP)

RESUMO: Com as dificuldades que os professores de química encontram para fazer seu alunos compreenderem os conceitos químicos a nível microscópico, o presente trabalho apresenta uma possível ferramenta de auxílio, o ACD LABS, um facilitador da aprendizagem tanto dos alunos quanto dos professores. A pós analise do programa, demonstrou ser bastante útil para o ensino de química, e apresenta entre outras vantagens a gratuidade e facilidade de manuseio segundo a opinião de professores de química que relataram por meio de questionário sua utilização do ACD LABS em suas aulas ou preparação de materiais didáticos.

PALAVRAS CHAVES: Modelagem Molecular; ACD LABS; Ferramentas Computacionai

INTRODUÇÃO: A Química é a ciência que trata das transformações da matéria e das formas de energia envolvidas nessas transformações. Pode-se observar de forma direta, através da prática experimental, os fenômenos químicos (nível macroscópico). Porém para entender exatamente o que ocorre a nível atômico-molecular (nível microscópico) é necessário representar através de símbolos químicos as reações ali envolvidas. No panorama tecnológico atual, existem diversas alternativas para a aprendizagem com o uso do computador, tais como a comunicação e a consulta de informações distribuídas pela Internet ou o uso de softwares educacionais (EICHELER, M. et al. 2000). Para proporcionar aos alunos o desenvolvimento da capacidade de representação em seus distintos níveis e auxiliá-los na competência representativa, os pesquisadores têm sugerido várias abordagens pedagógicas, dentre as quais tem se destacado, nos últimos anos, o uso de simulações computacionais e de ferramentas de modelização (WU, H. et al. 2001).GHISOLFI, (2007) especifica que o software Chemsketch permite a construção de estruturas moleculares, mecanismos de reações, cálculos de propriedades físico-químicas, auxilia na elaboração de relatórios, apresentação, aulas, aparelhagem de laboratório, além de apresentar modelos representacionais, entre outras finalidades. O programa apresenta algumas vantagens em relação a outros softwares, entre elas, a facilidade em desenhar estruturas moleculares, possuir uma versão freeware, além de possuir layout intuitivo que facilita seu entendimento por discentes e docentes.O presente trabalho vem tratar da utilização do software ACD LABS 12.0 no ensino de Química, mais precisamente, de como essa ferramenta pode auxiliar professores e alunos no estudo dessa área do saber.

MATERIAL E MÉTODOS: Foi realizado um questionário a professores de química no qual, os profissionais foram convidados a desempenhar uma análise do software educacional ACD LABS 12.0 através de seu aplicativos ACD/ ChemSketch e ACD/ 3D View, levando em consideração suas principais funções. Após essa análise, foram listados possibilidades para a empregabilidade no ensino de Química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O ACD LABS 12.0 e suas ferramentas são bastante úteis no ensino de química, pois viabiliza inúmeras possibilidades metodológicas que irão favorecer o processo de ensino- aprendizagem. Através das análises dos questionários respondidos pelos professores, citaram funções relevantes desse pacote computacional: Desenha a estrutura de diversas formas, ligações e interações atômicas; permite a representação de mecanismos de reações, elétrons e inserção de caixas de texto; determinar o nome oficial (IUPAC) das estruturas; calcular a formula molecular, massa atômica, composição em porcentagem; visualização das estruturas em formato tridimensional, e rotações em diferentes direções e sentidos; permite observar a densidade eletrônica ocupada por cada átomo presente na molécula representada; determina propriedades físicas como densidade e volume molar; possui tabela periódica; possui tabela com os tipos mais comuns de radicais. A lista acima descrita nos questionários dos professores de química mostra que o a ACD/LABS é uma ferramenta que pode facilitar o ensino de Química, pois possibilita ao aluno à representação/visualização de fenômenos microscópicos em nível macroscópico. Auxiliando ainda, o trabalho do professor, pois com a utilização do programa, reduz o tempo de explanação de conceitos básicos, além de fazer com que o aluno tenha um maior interesse e uma observação direta na representação de estruturas químicas e mecanismos reacionais. De acordo com os questionários todos os professores de química entrevistados todos relatarão que não tiveram dificuldade de aquisição e utilização do software ACB/LABS, mostrando a facilidade em dispor este recurso didático. Porém apenas 20% dos professores relataram ter submetido seus alunos a um treinamento e utilização direta do programa.

CONCLUSÕES: Através da análise dos resultados pode-se verificar que o pacote computacional ACD/LABS é uma ferramenta facilitadora da aprendizagem. Os programas disponíveis auxiliam o professor em sala de aula, otimizando o seu tempo, além de melhorar a percepção dos alunos de fenômenos químicos previamente discutidos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: EICHLER, M.; DEL PINO, J.C. “COMPUTADORES EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: ESTRUTURA ATÔMICA E TABELA PERIÓDICA”. QUÍMICA NOVA. Porto Alegre – RS. Nº 6, pág. 835, 2000.
GHISOLFI, R. M. S.; FRANCO NETO, J.R. Software Chemsketch: ferramenta para ensino e aprendizagem de Química. Colégio Santa Teresa/Rede SESI Minas de Educação.2007.
WU, H. K.; KRAJCIK, J. S.; SOLOWAY, E. Promoting Understanding of Chemical Representations: Student’s Use of a Visualization Tool in the Classroom. Journal of Research in Science Teaching. v. 38. n.7, pag.821-842, 2001.