11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: Experimento de Baixo Custo: Um Perfil da Aprendizagem sobre Densidade/Forças Intermoleculares

AUTORES: Furtado, N.J.S. (UFPI) ; Leite, A.M. (IFPI) ; Araújo, T.C. (IFPI) ; Santos, R.V. (IFPI) ; Mendes, M.K.A. (UFPI) ; Aquino, T.P.B. (UFPI)

RESUMO: Objetivo do estudo foi conhecer o perfil da aprendizagem adquirida pelos estudantes, com uma abordagem investigativa de um experimento de baixo custo sobre o conteúdo Densidade/Forças Intermoleculares. Método Tradicional e Experimental foram às categorias de abordagem adotadas, onde obtiveram: 01 (50%), 02 (60%), 03 (60%), 04 (40%), 05 (30%) e 01 (70%), 02 (80%), 03 (90%), 04 (70%), 05 (100%) para as categorias aula teórica e Experimental, respectivamente. O experimento conduzido na investigação e proposição de hipótese contribuiu para aquisição de uma aprendizagem química significativa sobre os conteúdos de Densidade/Forças Intermoleculares, isto no contexto da 1ª série do Ensino Médio.

PALAVRAS CHAVES: Conceitos Químicos; Experimentos; Perfil da Aprendizagem

INTRODUÇÃO: O uso de atividades experimentais quando explorada adequadamente constitui um recurso pedagógico importante que ajuda os discentes na construção de conceitos químicos (HODSON, 1988). Nesse sentido as atividades experimentais investigativas devem desenvolver habilidades cognitivas nos estudantes, assim como uma maior participação dos mesmos no processo de aprendizagem. Lôbo e Moradilho (2003) afirmam que muitas das atividades experimentais propostas pelos docentes em aulas práticas possui uma concepção empírico-indutivista, esta centrada no papel da observação e da experimentação em sua forma neutra, esquecendo o papel essencial das hipóteses como norteadoras das investigações e do verdadeiro conhecimento científico. Densidade/Forças Intermoleculares são conteúdos abordados no Ensino Médio, e a compreensão dos seus conceitos, assim como as diferenças entre eles são essenciais para interpretação de fenômenos químicos que acontecem no cotidiano. Ajudando a responder perguntas simples, tais como: Por que o gelo flutuar na água? O que une as moléculas de água no estado líquido?. Essas perguntas ainda são dúvidas para alguns estudantes do Ensino Médio, isso é fruto do método tradicional ainda exercido pelos professores e também de outras questões educacionais. Devido isso é relevante usar um experimento de baixo custo que abordem esses dois conteúdos, onde os estudantes devem explorar a investigação das etapas envolvidas, assim como a construção de hipótese sobre o fenômeno obervado. Neste contexto o presente estudo teve como objetivo conhecer o perfil da aprendizagem adquirida pelos estudantes, com uma abordagem investigativa de um experimento de baixo custo sobre o conteúdo Densidade/Forças Intermoleculares.

MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa foi realizada no dia 06 de junho de 2012 no Colégio Estadual Ozias Correia (Parnaíba/PI). Os sujeitos foram 30 estudantes pertencentes a 1ª série do Ensino Médio da referida escola pública. O estudo teve duração de 05 horas aula, onde adotou-se duas categorias de abordagem: Aula Teórica e Experimental. A primeira consistiu no uso do tradicional quadro acrílico e pincel e realizada na sala de aula (02 horas). Já a segunda utilizou-se um experimento de baixo custo sobre o conteúdo Densidade/Forças Intermoleculares. O experimento foi realizado numa sala de aula improvisada como laboratório de Ciência (02 horas). No experimento usou-se os seguintes materiais: um copo de vidro transparente (200mL); papel higiênico; três palitos de dentes, elásticos de borracha látex, um prato raso e 200 mL de água. Adicionou-se 200 mL de água no copo, duas folhas do rolo de papel foram sobrepostas e dobras duas vezes. Colocou-se o papel dobrado na boca do copo e prendeu-se com o elástico. O copo foi rapidamente virado de boca para baixo e retonado a sua posição inicial, depois três palitos foram penetrados no papel (que estava na boca do copo) e caíram na água. Os dados foram coletados com dois diferentes questionários de 05 questões (01,02,03 de Densidade e 04, 05 de Forças Intermoleculares), o mesmo foi aplicado duas vezes: após a Aula Teórica e Experimental. O tempo para resolução de cada questionário foi de 30 minutos. As respostas para cada questão foram expressas percentualmente tomando por base os acertos (aprendizagem adquirida) realizados pela amostra 30 (100%) discentes em cada categoria de abordagem. Para cada questão foi apresentado um resultado percentual que mostrou o perfil da aprendizagem adquirida na categoria de abordagem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na categoria aula teórica foram obtidos os seguintes resultados: 01 (50%), 02 (60%), 03 (60%), 04 (40%) e 05 (30%). Nas questões 04 e 05 apresentaram predomínio de uma aprendizagem não adquirida, mostrando que uma parte do conhecimento assimilado (sobre Forças Intermoleculares) nesta categoria deu-se de maneira fragmentada, já a compreensão do conceito de densidade foi mais eficiente (60% de aprendizagem adquirida). As razões para isso estão no pouco interesse e interpretação demonstrada pelos estudantes durante a aula teórica (Método Tradicional). A abordagem de experimentos com ênfase na investigação e na proposição de hipótese conduziu a uma aprendizagem química significativa para a grande maioria dos estudantes, como pode ser mostrados pelos índices de aprendizagens: 01 (70%), 02 (80%), 03 (90%), 04 (70%) e 05 (100%). Nessa categoria de abordagem os estudantes conseguiram aprender de forma mais atrativa os conhecimentos químicos sobre Densidade/Forças Intermoleculares, pois a proposta de investigação deixou os discentes motivados na aquisição de novos conhecimentos, questões semelhantes a essas já foram discutidas no estudo de Ferreira; Hartwig e Oliveira (2010). Os estudantes perceberam o conceito de Densidade quando o palito (ao penetrar o papel) ficou na superfície do copo flutuando (isso foi exigido nas questões 01, 02 e 03). Em relação às questões 04 e 05 que explorava conhecimentos sobre Forças Intermoleculares, os estudantes mostraram que adquiriram conhecimentos necessários sobre o conteúdo. Muitos compreenderam que são as ligações de hidrogênio entre as moléculas de água, as responsáveis por manter essas moléculas unidas. Os discentes também entenderam que outras moléculas são unidas por meio de ligações intermoleculares.

CONCLUSÕES: O Método Tradicional não foi eficiente para a consolidação de um conhecimento químico significativo, se comparado com a categoria Aula Experimental. O experimento conduzido na investigação e proposição de hipótese contribuiu para aquisição de uma aprendizagem química significativa sobre os conteúdos de Densidade/Forças Intermoleculares, isto no contexto da 1ª série do Ensino Médio. É possível usar materiais de baixo custo para realizar experimentos simples que contribuem para melhoria da aprendizagem Química.

AGRADECIMENTOS: A direção do Colégio Estadual Ozias Correia (Parnaíba/PI).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Ensino Experimental de Química: Uma Abordagem Investigativa Contextualizada. Química Nova na Escola, Vol. 32, n° 2, p. 101-106, 2010.

HODSON, D. Experiments in Science and Science Teaching. Educational Phi¬losophy and Theory, 20 (2), p. 53-66, 1988.

LISBOA, J. C. F. Ser Protagonista. Química. 1 ed. São Paulo: SM, 2010

LÔBO, S. F.; MORADILLO, E. F. Epistemologia e a formação docente em química. Química Nova na Escola, n° 17, p. 39-41, 2003.