11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: Atividades Didáticas Lúdicas como Metodologia no Ensino de Química

AUTORES: Martins Carvalho, M.B. (UFPA) ; Lima, N.S. (UEPA) ; Neto, E.S. (UFPI) ; Vitelli de Araujo, A.F. (UFPA) ; Rosa Venâncio, C.R. (UEPA)

RESUMO: O trabalho proposto foi aplicado na forma de uma oficina na Semana Acadêmica realizada na Universidade do Estado do Pará, direcionada aos alunos de graduação em Ciências Naturais, Química e professores atuantes na área. O objetivo da oficina foi mostrar aos participantes a importância de se trabalhar com ferramentas lúdicas nas aulas da referida disciplina, dando enfoque à utilização dos jogos didáticos, como recurso alternativo na abordagem dos diversos conteúdos químicos, visando o ensino da disciplina de uma forma atrativa e facilitadora na assimilação dos conteúdos. Por meio da aplicação de um questionário a cada participante, foram constatados resultados satisfatórios, mostrando que gostaram da oficina, que esta contribuiu para um melhor entendimento sobre o tema.

PALAVRAS CHAVES: ensino de Química; ferramenta lúdica; jogos didáticos

INTRODUÇÃO: Os problemas existentes no processo educacional são evidentes. Uma das causas de tais problemas gira em torno do modo como os conteúdos são ministrados pelos professores. No caso da Química, por apresentar muitas fórmulas, nomes dos compostos e equações, os alunos muitas vezes acreditam que o conteúdo mostrado é preciso se decorar, algo muito diferente de aprender, fazendo com que criem aversão à disciplina, pois não enxergam relação com seu cotidiano e por isso não sentem interesse em estudar seus conteúdos, muitas vezes trabalhados somente por meio de aulas expositivas (BATISTA, LORENZO, SANTOS 2012). O professor possui o papel não só de transmitir, mas também de construir o conhecimento e, portanto, deve modificar sua metodologia de ensino, oferecendo outros métodos, para que seus alunos participem como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. O educador deve diversificar sua maneira de ensinar, buscando formas alternativas de ensino, com o objetivo de incentivar seus alunos, apresentando algo que prenda a atenção dos mesmos (OLIVEIRA; SOARES, 2005, p. 18). Com essa proposta de se trabalhar com outras metodologias no ensino de Química as atividades didáticas lúdicas aparecem como um importante recurso que pode ser utilizado, por professores de Química. Visando essa idéia nosso trabalho, apresentado como uma oficina teve como objetivo, apresentar aos participantes a importância de se utilizar ferramentas lúdicas nas aulas de Química, trabalhando como atividades, principalmente os jogos didáticos, como recurso alternativo na abordagem dos conteúdos de Química, visando o ensino da disciplina de uma forma mais dinâmica, buscando facilitar o processo de aprendizagem dos assuntos.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi ministrado como uma oficina da Semana Acadêmica realizada na Universidade do Estado do Pará, durante um período de três dias e foi voltada a alunos de graduação e professores da área de Ciências Naturais e Química, que estivessem interessados em conhecer métodos alternativos no ensino da disciplina. Em cada dia foi apresentado aos participantes informações, por intermédio de slides, acerca da importância de se trabalhar com atividades lúdicas no ensino de Química, as funções que professores e alunos possuem na utilização dessa ferramenta de ensino, qual a avaliação que pode ser feita sobre a utilização desse método no processo de ensino e aprendizagem e algumas sugestões de jogos didáticos que podem ser trabalhados pelos professores. Após a explicação por meio dos slides, em cada dia foi cedido um momento para que os participantes da oficina pudessem se reunir em grupos e confeccionar seu próprio jogo, seja um jogo sugerido nos slides, seja um com suas próprias idéias, com o uso de materiais de fácil acesso como: cartolina, canetinhas, tesoura, cola e outros. No terceiro dia de oficina os jogos produzidos por cada grupo, foram explicados aos outros membros dos grupos como funcionavam, ou seja, como seriam jogados e após isso todos se reuniram para jogar cada jogo. Em seguida foi entregue aos participantes um questionário contendo quatro perguntas, como o objetivo de se saber qual a opinião de cada um acerca da utilização de jogos didáticos em sala de aula, da oficina ministrada, ou seja, se esta contribui para o conhecimento deles a respeito do tema e também saber quais as sugestões de outras atividades lúdicas que os mesmos tinham para se utilizar como metodologia no ensino de Química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Inicialmente perguntou-se, qual a opinião dos participantes sobre o uso de atividades lúdicas em geral e dos jogos didáticos em sala de aula. As respostas obtidas evidenciaram que tais atividades ajudam bastante o desenvolvimento do ensino de conteúdos químicos, já que possibilitam uma maior interação entre o professor e o aluno, melhorando na compreensão do assunto abordado e permitem a socialização dos conteúdos estudados. Perguntou-se ainda se utilizariam essas atividades em suas aulas para diversificar o ensino. Todas as respostas obtidas foram sim, por diversos motivos como o fato de as atividades permitirem melhor entendimento pelo aluno, ser uma metodologia de ensino que chama a atenção dos mesmos e tornarem as aulas mais dinâmicas e o ambiente mais prazeroso para os alunos e proporcionar uma melhora do educador em sua forma de ensinar. Foi perguntado ainda se a oficina atendeu as expectativas e contribuiu para ampliar os conhecimentos sobre a temática. A resposta de todos foi sim, dizendo que: os ajudaram a descobrir novas maneiras de repassar o conhecimento, porque a oficina apresentou jogos de baixo custo, que os alunos e professores podem estar fazendo. Por fim perguntou-se quais outras propostas os participantes sugeriam para complementar e aprimorar o apresentado durante a oficina. As respostas foram as seguintes: seria interessante trazer os jogos originais para que ocorra a comparação, jogos que podem ser feitos com material reciclável, apresentação de vídeos, existir maior dinamicidade e participação do público com exemplos em sala de aula, maior durabilidade da oficina e disponibilidade do público, apresentação de pequenos textos que relatem os prós e contras e estimular os discursos entre os participantes da oficina apresentada.

CONCLUSÕES: Após a coleta dos dados obtidos com as respostas pode-se concluir que os resultados foram satisfatórios, pois mostraram que os participantes tiveram produtividade significativa da oficina, que esta contribui para um melhor entendimento tema apresentado. Oficinas como essa são muito importantes, pois oferece aos alunos de graduação e a professores a oportunidade de visualizarem metodologias diferentes no ensino da Química diversificando suas aulas, oferecendo a seus alunos novas maneiras de adquirir conhecimento e contribuindo para uma maior valorização de seu trabalho como educadores

AGRADECIMENTOS: Aos participantes da oficina.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ROBAINA, José Vicente Lima. Química através do lúdico: brincando e aprendendo. Canoas: Ed. ULBRA, 2008

BATISTA, Mariana B.; LORENZO, Jorge G. F.; SANTOS, Márcia L. B. A utilização do jogo trilha química como ferramenta lúdica para o ensino de química orgânica. In: V Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2010, Maceió. Resumos. Disponível em: <http://connepi.ifal.edu.br/ocs/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/viewFile/171/163> Acesso em: 06 de fevereiro de 2012.

OLIVEIRA, Alessandro Silva de; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Júri químico: uma atividade lúdica para discutir conceitos químicos. Química Nova na Escola, n. 21, p. 18-24, 2005.