11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA DA NATUREZA ELÉTRICA DA MATÉRIA

AUTORES: Oliveira, V.G.O. (UESPI) ; Silva, I.M.S. (UESPI) ; Santos, L.G.T.S. (UESPI) ; Oliveira, C.S.S. (UESPI) ; Junior, G.E.L.J. (UESPI) ; Nascimento, B.F.K.C.N. (UESPI)

RESUMO: Em uma escola pertencente à rede pública municipal de ensino da cidade de Teresina ministrou-se uma aula utilizando-se metodologias alternativas de ensino. O mesmo conteúdo ministrado na aula anterior foi ministrado de forma tradicional em outra turma pertencente à mesma escola. Ao termino de cada uma das aulas aplicou-se um questionário, que tinha o objetivo de avaliar a aprendizagem adquirida em sala de aula. Por meio dos resultados obtidos verificou-se que os alunos que assistiram à aula que foi ministrada utilizando-se os métodos alternativos de ensino tiveram uma melhor aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: Metodologia Alternativa; questionário; aprendizagem

INTRODUÇÃO: A abstração dos conceitos químicos, o desinteresse dos estudantes pela disciplina de Química e a falta de laboratórios ou salas de aulas com infra-estrutura adequada na maioria das escolas, são vistos como os vilões da aprendizagem por boa parte dos professores. Estudos apontam que essa má qualidade do ensino de química também resulta da utilização dos métodos tradicionais de ensino. Segundo Schnentzler (1995) são aqueles método de ensino que se caracterizam pelo ensino baseado no verbalismo do professor e na memorização do aluno. Neste contexto, fica evidente a necessidade do desenvolvimento de novas metodologias de ensino que possam melhorar a qualidade do ensino de Química. De acordo com os estudos de Soares (2006) a aplicação de metodologias alternativas de ensino possibilita uma melhor aprendizagem do conteúdo. Os jogos didáticos, atividades lúdicas, simuladores computacionais e experimentos de baixo custo, são métodos alternativos de ensino capazes de tornar o ensino dessa disciplina mais prazeroso e interesse. Neste sentido este estudo teve como objetivo propor a utilização de metodologias alternativas para o ensino de química, por meio da aplicação de jogos e experimentos, afim de verificar se essas metodologias favorecem o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

MATERIAL E MÉTODOS: Em uma turma pertencente à rede publica municipal de ensino da cidade de Teresina ministrou-se a natureza elétrica da matéria utilizando metodologias alternativas de ensino e essa aula foi ministrada em três etapas. Na primeira, foi demonstrado em sala de aula um experimento com um pêndulo eletrostático construído a partir de um pedaço de fio de naylon, um canudinho, um copo descartável e um pedaço de papel alumínio. O experimento foi demonstrado em sala de aula da seguinte forma, primeiro eletrizou-se uma caneta esfregando ela no couro cabeludo em seguida aproximou-se ele perto da bolinha de papel alumínio e observou-se que ela movimentava-se em direção da caneta. Na segunda etapa, foi exposto aos alunos um simulador computacional, que permitiu a explicação microscópica desse experimento. A terceira e ultima etapa consistiu na aplicação de um jogo de caça-palavras. Ao termino dessa aula aplicou-se um questionário com a finalidade de avaliar a aprendizagem adquirida em sala de aula, esse questionário aplicado era constituído de 5 perguntas todas relacionado com o conteúdo abordado em sala de aula. Em outra turma pertencente a essa mesma escola ministrou-se o mesmo conteúdo de forma tradicional e ao termino da aula aplicou-se o mesmo questionário aplicado na aula anterior.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os alunos da turma onde foram empregadas as metodologias alternativas tiveram uma melhor aprendizagem. Esse resultado obtido resulta do fato que as metodologias alternativas empregadas conseguiram despertar um maior interesse dos alunos durante a aula. Observou-se que os alunos da outra turma durante aula se mostraram muito mais desatentos, e isso é das justificava que explicam o fato deles terem apresentado um menor rendimento em relação à aprendizagem. Observamos que o simulador permitiu uma melhor compreensão do conteúdo, pois na sala onde foi ministrado o conteúdo sem a utilização do mesmo os alunos tiveram muito mais dificuldade para compreender o conteúdo, pois esse conteúdo é muito abstrato e exigi muita da imaginação deles. Observou-se que os alunos da sala onde o conteúdo foi ministrado utilizando metodologias alternativas de ensino tiveram um melhor desempenho no questionário. Os resultados obtidos mostra que os alunos da sala onde o conteúdo foi ministrado utilizando-se as metodologias alternativas tiveram um melhor desempenho em todas as questões do questionário. Isso demonstra que as metodologias alternativas proporcionam uma melhor aprendizagem.

CONCLUSÕES: De acordo com os resultados obtidos pode-se constatar que os alunos da sala onde foram aplicadas as metodologias alternativas tiveram um melhor desempenho no questionário. Em outras palavras isso significa que os métodos alternativos de ensino proporcionam uma melhor aprendizagem do conteúdo ministrado. Por esse motivo é importante o desenvolvimento de novas metodologias de ensino que possam melhorar a qualidade do ensino de Química oferecido pelas as escolas da rede pública municipal de ensino da cidade de Teresina. Como também o uso de métodos alternativos de ensino já existente na literatura. Baseado nos resultados obtidos por meio dessa atividade fica evidente que as metodologias alternativas merecem ser empregadas no ensino de Química.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SCHNETZLER, R.,P.P.;ARAGÃO, R.M.R, Química nova na escola. 1995,1.

SOARES, M.H.F.B. e CAVALHEIRO, E.T.G. O ludo como um jogo para discutir conceitos em termoquímica. Química Nova na Escola, n. 23, p. 27-31, 2006.