11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: COZINHANDO COM QUÍMICA: UMA ABORDAGEM GASTRONÔMICA PARA A QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO.

AUTORES: Almeida, L. (COLÉGIO VÉRTICE) ; Senatore, D. (COLÉGIO VÉRTICE) ; Facchini, M. (COLÉGIO VÉRTICE)

RESUMO: Atualmente muito se tem falado sobre a necessidade da contextualização e da interdisciplinaridade no ensino-aprendizagem dos conteúdos de química como um meio de possibilitar ao aluno uma educação para a cidadania concomitante à aprendizagem significativa de conteúdos (1). O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de criação de uma disciplina optativa baseada no tema gerador “Alimentos”. Os resultados mostram que a contextualização e a interdisciplinaridade abordadas nessa disciplina contribuem para o desenvolvimento de competências na área de Ciências da Natureza e suas tecnologias, pois o enfoque da gastronomia é uma maneira fácil e dinâmica de despertar o interesse do aluno uma vez que os temas estão intrinsecamente relacionados com o cotidiano do educando(2).

PALAVRAS CHAVES: interdisciplinaridade; alimentos; contextualização

INTRODUÇÃO: Como professores de Química do Ensino Médio, notamos que os alunos dos segundos anos, ao entrarem em contato com o tema estruturador “Química e a biosfera”, sugerido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (3) na Unidade temática “os seres vivos como fonte de alimentos e outros produtos”, ao depararem-se pela primeira vez com o estudo dos compostos orgânicos e reconhecimento dos componentes principais dos alimentos, apresentam comportamento curioso em relação aos tipos de alimentos e combinações para uma dieta saudável. Pensando nesses quesitos e, com o objetivo de que os alunos desenvolvam a competência de articular, integrar e sistematizar fenômenos e teorias dentro de uma ciência, entre as várias ciências e áreas do conhecimento, criou-se um espaço na forma de uma disciplina optativa denominada “Cozinhando com Química” a qual, de maneira contextualizada, viabilizou aos alunos não somente o estudo mais aprofundado dos grupos bioquímicos, mas também possibilitou que suas dúvidas sobre a necessidade diária de cada tipo de alimento fossem esclarecidas de forma prática e estruturadas. Além disso, essa disciplina também forneceu aos estudantes competências e habilidades na cozinha ao prepararem receitas práticas e saudáveis.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente estudo foi realizado no primeiro bimestre de 2013 dentro do tema da química orgânica relacionado a algumas substâncias de importância biológica (carboidratos, lipídeos, proteínas, açúcares e vitaminas). Para a aplicação de cada dinâmica, a aula em questão foi dividida em duas partes distintas; porém, complementares. Em um primeiro momento, foram realizadas aulas expositivas, onde foram utilizados recursos digitais e diálogos de troca com os alunos sobre um dos grupos alimentares sugeridos. No segundo momento, os alunos foram levados até um espaço reservado para culinária e executaram uma receita simples na qual a substância, discutida anteriormente na aula expositiva, fosse o principal constituinte do prato. Cada receita foi selecionada para que tivesse ingredientes de baixo custo e que dispensasse o uso de fogão, garantindo praticidade, segurança e o maior aproveitamento do conteúdo por parte dos alunos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante as aulas percebeu-se um elevado grau de envolvimento de todos os alunos. A atividade facilitou o reconhecimento dos principais componentes dos alimentos e conservação dos mesmos, além da familiarização com as macromoléculas orgânicas. A interdisciplinaridade foi evidenciada na área de Biologia com discussões sobre as tecnologias de manipulação do DNA na produção de alimentos transgênicos e questionamentos sobre doenças do sistema digestório, transtornos alimentares, uso de medicamentos e necessidade da realização de cirurgia bariátrica. Também foi abordada a questão da saúde pública e a necessidade de investimentos financeiros para os tratamentos da obesidade e subnutrição em nosso país, além da necessidade de incentivo no desenvolvimento tecnológico do setor alimentício. Como a Química permite que o aluno reconheça o papel do conhecimento científico no desenvolvimento tecnológico da indústria alimentícia, as questões abordadas evidenciam a contextualização sócio-cultural do projeto. Consequentemente, permitiu o desenvolvimento, por parte dos alunos, de competências ligadas ao reconhecimento e avaliação do desenvolvimento tecnológico contemporâneo, suas relações com as ciências, seu papel na vida humana, sua presença no mundo cotidiano e seus impactos na vida social.

CONCLUSÕES: Após a finalização da disciplina optativa, conclui-se que o uso do tema gerador “Alimento” foi fundamental para contextualização e interdisciplinaridade no Ensino de Química Orgânica. Ao final das aulas, pode-se notar que a experiência foi prazerosa tanto para os estudantes quanto para o professor, pois atividades dinâmicas e motivadoras são essenciais para o desenvolvimento da qualidade no ensino de química, tendo sempre em vista que, a primeira finalidade da educação básica de acordo com o Artigo 22 da LDBEN/96 consiste na “formação indispensável para o exercício da cidadania”.

AGRADECIMENTOS: Ao Colégio Vértice pela motivação e viabilização do projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: (1)SILVA, Erivanildo Lopes. Contextualização no Ensino de Química: idéias e proposições de um grupo de professores, 2007. 144 f. Dissertação (mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo.
(2) PEREIRA et.al., Alimentos: tema gerador para aquisição de conhecimento químico, 2010. Disponível em:<http://connepi.ifal.edu.br/ocs/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/viewFile/1710/1025>. Acesso em: 30 de maio de 2013.
(3) BRASIL (País) Secretaria de Educação Média e Tecnológica - Ministério da Educação e Cultura. PCN + Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC,2002.