11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: INTRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS NA PRÁTICA DO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR

AUTORES: Silva, J.L. (IFAL) ; Nunes, M.I.G. (IFAL) ; Ferreira, J.V. (IFAL) ; Freitas, A.J.D. (IFAL) ; Freitas, J.D. (IFAL)

RESUMO: Este trabalho foi elaborado a partir de uma proposta do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, campus Maceió, que teve como principal objetivo, apresentar uma alternativa no processo de ensino, bem como instigar uma reflexão sobre o uso de vídeos nas aulas de química aos bolsistas, futuros docentes. Foi exibido um documentário envolvendo os principais conteúdos da química e demais ciênciasaos alunos, em que os mesmos tiveram a oportunidade de analisar e descrever o que fora exposto durante o decorrer da apresentação. Através de questionamentos levantados após a exibição do documentário percebeu-se que essa técnica de conhecimento despertou o interesse dos estudantes.

PALAVRAS CHAVES: Documentário; Questionamentos; Química

INTRODUÇÃO: O presente trabalho foi elaborado a partir de uma atividade do PIBID/IFAL que tinha como objetivo fazer uma reflexão sobre introduzir vídeos sobre química aos alunos do ensino médio. A pesquisa apresenta os resultados observados no decorrer da exibição do documentário aos estudantes do 2° ano médio do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) campus Maceió. O tempo de duração do documentário foi de 25 min. e após a exibição os alunos responderam um questionário contendo 10 perguntas abertas, as quais continha todos os assuntos expostos no vídeo e suas relevâncias acerca do tema. O documentário exibido em sala propôs que os alunos relembrassem alguns dos principais conceitos abordados em química, como o princípio da conservação da massa proposta por Antoine Lavoisier, entre outras teorias que o levaram a propor este princípio, a exemplo está à teoria do calórico e como esta se aplica a 1° lei da termodinâmica. Além dos assuntos referentes à química o documentário também expôs as demais áreas das ciências e da natureza. Notou-se que após a apresentação do documentário os estudantes agiram de forma interativa ao responderem os questionamentos propostos.

MATERIAL E MÉTODOS: O seguinte trabalho foi desenvolvido mediante a apresentação do documentário sobre as contribuições da química, aos estudantes do 2° ano do ensino médio IFAL – campus Maceió, com a intenção de aprofundar o assunto já abordado pelo professor em sala de aula, e a partir dos resultados obtidos com a visualização do documentárioresponderem um questionário contendo 10 perguntas abertas acerca do que foi exposto. A exibição deste documentário foi uma maneira dinâmica de desenvolver os saberes, pois, fez-se uso da interdisciplinaridade como forma de integrar as principais áreas das ciências, tanto exatas: química, física e matemática, quanto da natureza: biologia. Essa forma de estimular os saberes se consolida em uma maneira interdisciplinar de integrar os assuntos em um só questionamento. As principais obras didáticas analisadas e que estão inseridas no contexto interdisciplinar foram: Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar (Lev Semenovich Vigotskii); Pedagogia Interdisciplinar: Fundamentos Teórico- Metodológicos (Heloísa Luck).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Este trabalho foi realizado pelos bolsistas da CAPES que integram o grupo PIBID- IFAL campus Maceió. Durante a apresentação do documentário ocorreu os momentos de pausa na exibição, para explicar de forma detalhada o que estava ocorrendo. A exibição do documentário consistiu em diversificados assuntos a respeito da descoberta dos princípios da química e como estas se aplicam ao cotidiano dos estudantes. A importância em inserir os quatro componentes curriculares está no fato destes desenvolverem novos conceitos intelectuais nos estudantes, e como estas disciplinas estão relacionadas entre si na formação de conceitos novos e únicos. Nesse sentido, poderíamos afirmar como Vigotskii (1988, p. 108) que: Daqui resulta que desenvolver o intelecto significa desenvolver muitas capacidades específicas e independentes e formar muitos hábitos específicos, já que a atividade de cada capacidade depende do material sobre o qual essa capacidade opera. É de suma relevância a abordagem da interdisciplinaridade na pratica de ensino, pois trabalha de forma abrangente as disciplinas, correlacionando estas com o contexto da realidade.

CONCLUSÕES: Portanto o trabalho desenvolvido se fundamentou em propor uma maneira dinâmica de abordar os princípios que permeiam o estudo da química, e como foi possível a partir da exibição de um documentário, abordar não apenas os assuntos referentes com a disciplina em questão, como também relacioná-la com as demais áreas do conhecimento.E essa relação faz parte da prática interdisciplinar de abordar vários conteúdos didáticos em um único tema.

AGRADECIMENTOS: A CAPES pelo apoio financeiro. Ao IFAL pelas oportunidades.Ao supervisor do PIBID.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: VIGOTSKII, L.S; LURIA, A.R; LEONTIEV, A.N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo; Icone, 1988. 288 p.

LUCK, Heloisa. Pedagogia Interdisciplinar: Fundamentos Teórico- Metodológicos. 9. ed. Petrópolis, RJ: vozes, 2010. 92 p.