11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA ALIADA A TEORIA NO ENSINO DE QUIMICA

AUTORES: Rocha, G.C. (UVA) ; Bezerra, A.C.S. (UVA)

RESUMO: Sendo a Química uma ciência experimental é essencial que seja adotado em sala de aula o estudo de fenômenos e fatos do cotidiano. A aplicação de atividades práticas no ensino de química é uma contribuição significativa para o desenvolvimento cognitivo do aluno, esta facilita o entendimento do assunto visto em sala. Nas aulas experimentais, o uso de materiais de baixo custo é uma alternativa interessante a ser implantada nas aulas, ocasionando uma maior motivação aos alunos. Neste trabalho foi proposto experimentos com material de fácil acesso, sendo utilizado diferentes métodos de aplicação. As respostas dos alunos a esse tipo de atividade foi positiva, relataram que houve maior curiosidade e um melhor desempenho em entender os experimentos.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; Atividades práticas; Cotidiano.

INTRODUÇÃO: A função básica e essencial das aulas práticas é despertar o interesse e a curiosidade dos alunos para o aprendizado de química, além de ser uma forma de facilitar o entendimento dos conceitos teóricos estudados em sala. Sabendo-se que a maioria das instituições estaduais da rede pública de ensino não dispõe de laboratórios onde possam ser realizadas experiências mais complexas, dando sustentabilidade as reações ocorridas no nosso cotidiano, é importante que os professores apliquem atividades práticas utilizando-se de materiais alternativos e de baixo custo em sala de aula. A própria essência da Química revela a importância de introduzir este tipo de atividade ao aluno, esta ciência se relaciona com a natureza, sendo assim os experimentos propiciam ao estudante uma compreensão mais científica das transformações que nela ocorrem (AMARAL, 1996). O uso desses materiais é uma alternativa para a realização de experimentos simples em sala de aula, despertando o interesse do aluno por essa ciência, assim como torna a aula mais significativa para o estudante. Tendo em vista a importância de experimentos no processo de aprendizagem da Química, este trabalho tem como objetivo propor atividades metodológicas que enfoque aulas experimentais buscando uma melhor compreensão dos conteúdos estudados.

MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho seguiu os seguintes procedimentos: inicialmente foram coletados em revistas, artigos e sites, experimentos relacionados a química do 2ºano do ensino médio.As atividades experimentais foram realizadas na Escola Estadual Irmã Lins de Viçosa do Ceará, contando com a participação de uma turma de 39 alunos, utilizando material de fácil acesso. As estratégias para aplicação destas atividades foram diversificadas, utilizou-se um roteiro incompleto na qual os alunos deveriam seguir a metodologia e indicar um título apropriado, assim como uma introdução envolvendo a teoria relacionada ao experimento. Dois outros experimentos foram realizados de forma demonstrativa, onde os alunos deveriam discutir entre eles a teoria envolvida e elaborar um roteiro. O material utilizado para os experimentos foram bexiga, seringa, água, garrafa PET, bicarbonato de potássio e vinagre. Ao final dos experimentos foi aplicado um questionário com o intuito de medir os conhecimentos dos alunos em relação a pratica aplicada aliando-se a teoria.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao aplicar os experimentos em uma turma de 39 alunos do 2° ano do ensino médio, pode-se perceber a curiosidade dos alunos e o melhor entendimento da teoria. Esta atividade despertou interesse nos discentes em tentar refazer os experimentos e analisá-los, relacionando ao cotidiano de cada um. Alguns alunos sentiram dificuldade ao realizar os experimentos, mas ao confecciona-los perceberam que tudo é questão de hábito, no final de cada experimento foi realizado um questionário de satisfação. De acordo com respostas aos questionários,em relação ao método aplicado, 89% da turma concordou que as atividades experimentais são motivadoras e que leva o aluno a raciocinar e aprender de forma mais efetiva os conceitos Químicos estudados em sala de aula, 11% da turma sentiram dificuldades, mas conseguiram compreender a teoria através do experimento. Quanto a escolha da melhor atividade experimental, 90% da turma argumentaram que todas as atividades foram muito importante e bastante diversificada e 10% afirmaram terem gostado do experimento utilizando garrafa pet. A turma mostrou entusiasmo pelo lado experimental da química, sendo que os experimentos enriqueceram o aprendizado tanto dos professores quanto dos alunos. A metodologia aplicada proporcionou maior interesse nos alunos em entender o experimento, fez com que eles discutissem e pesquisassem mais sobre o assunto.

CONCLUSÕES: Pode-se perceber que a prática interage significativamente com a teoria, contribuindo para um aprendizado mais efetivo. Essas atividades são importantes na formação de elos entre as concepções dos alunos, em relação aos conteúdos Químicos, e os conceitos científicos. É importante que os professores utilizem essa ferramenta em suas aulas para que a aprendizagem se torne mais efetiva.

AGRADECIMENTOS: Agradeço primeiro a Deus pela dom da vida, a minha professora orientadora Ângela Cristina pelo apoio e dedicação e a minha família pelo apoio.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AMARAL, L. Trabalhos práticos de química. São Paulo, 1996