11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: SIMULANDO O EFEITO ESTUFA COM MATERIAIS SIMPLES E ALTERNATIVOS PARA CONTEXTUALIZAR O ESTUDO DOS GASES

AUTORES: Souza, A.J.C. (IFS) ; Lopes, F.L.G. (IFS) ; Melo, R.P.A. (IFS)

RESUMO: A química no ensino médio é uma disciplina que necessita envolver obrigatoriamente a atividade prática das muitas teorias estudadas em classe para melhor absorção do ensino, o que se torna um desafio tanto ao docente recém-formado como para o veterano da educação. O tema efeito estufa foi trabalhado de forma experimental, utilizando materiais do cotidiano dos alunos, com o objetivo de tornar o estudo dos gases mais dinâmico e atraente. O simulador do efeito estufa foi apresentado na Mostra Científica 2013 do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva na cidade de Aracaju - SE. Durante a realização do evento, 92% dos alunos afirmaram que o experimento trabalhado facilitou o aprendizado, tornando a disciplina química mais interessante. Percebeu-se que a utilização de experimentos mostrou-se um método eficiente na fixação dos conceitos expostos em sala de aula.

PALAVRAS CHAVES: contextualização; efeito estufa; aprendizagem

INTRODUÇÃO: Segundo Marcos Buckeridge, normalmente o termo efeito estufa é utilizado com uma conotação negativa, indicando que algo de errado está acontecendo com a atmosfera. No entanto, a vida na terra só é possível por causa desse efeito.Tem-se discutido muito atualmente a parcela de culpa que o homem possui na questão do aumento de gases do efeito estufa, sendo ele indicado como o grande vilão do meio ambiente em que vive. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB/9.394/96, o ensino de Química deve ser abordado de maneira contextualizada de modo que o estudante relacione o que aprende em sala de aula com situações cotidianas, levando em consideração a informação científica e o contexto social o qual está inserido. Percebe-se que o conteúdo gases normalmente é abordado de maneira tradicional e sem vínculo com o cotidiano dos alunos. Uma das formas de superar esta dificuldade é o uso da contextualização em sala de aula que consiste na construção de significados, incorporando valores que explicitem o cotidiano, com uma abordagem social e cultural, que facilite o processo da descoberta. Por essas razões o presente trabalho teve como objetivo simular o efeito estufa utilizando materiais alternativos, a fim de tornar o estudo dos gases mais atrativo e contextualizar a química da sala de aula com o cotidiano dos mesmos.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi desenvolvido com alunos do ensino médio do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, na cidade de Aracaju - SE e apresentado na Mostra Científica 2013 da própria escola. Inicialmente o conteúdo gases foi abordado em uma aula onde foram utilizados diversos recursos com o intuito de identificar os conhecimentos prévios sobre o tema em tela. Posteriormente foram realizadas demonstrações experimentais relacionadas ao cotidiano e iniciou-se a montagem de um simulador do efeito estufa, utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso, o que facilitou ainda mais a compreensão da atividade. Aplicou-se um questionário contendo perguntas objetivas com o intuito de avaliar qualitativamente a eficácia da metodologia aplicada e o grau de compreensão dos conceitos vivenciados em sala de aula pelos alunos, além de um questionário aos pais dos mesmos, que participaram da Mostra Científica, indagando sobre a proposta apresentada no âmbito da escola.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A coleta dos resultados do questionário de conhecimentos prévios indicou pouco ou nenhum conhecimento científico a respeito dos gases e do efeito estufa. Após o desenvolvimento do trabalho, verificou-se o ganho de conhecimento dos alunos, onde foi possível identificar 72% de acerto. Dentre os questionamentos realizados, destaca-se a pergunta “O efeito estufa é algo maléfico ou benéfico?”; 75% dos alunos responderam que é algo benéfico, pois o efeito estufa é crucial para que a temperatura seja ideal à manutenção da vida. Destaca-se também o questionamento “Qual seria o problema do efeito estufa?”; 91% responderam que o problema acontece quando a concentração de gases é elevada, mais radiação é retida e, consequentemente, mais intenso é o calor. Durante a realização da Mostra Científica 2013, 92% dos alunos afirmaram que o experimento trabalhado facilitou o aprendizado, tornando a disciplina química mais interessante e até prazerosa e 79% afirmaram ter gostado de participar do evento, pois se sentiram mais motivados e adquiriram novos conhecimentos. A maioria dos pais entrevistados durante a realização do evento (87%) afirmou ter apreciado a forma diferenciada de trabalhar a química a partir de suas aplicações e influências sobre a sociedade.

CONCLUSÕES: O resultado da proposta do simulador do efeito estufa para contextualizar o estudo dos gases foi satisfatório, pois foi nítida a desenvoltura dos alunos durante a apresentação do trabalho na Mostra Científica 2013, respondendo aos questionamentos propostos pelos pais e pelos colegas. A Mostra contribuiu para que outros alunos se interessassem pelo tema, decidindo participar com o grupo de outras atividades que fossem realizadas posteriormente. Os pais dos alunos asseguraram que a iniciativa da escola na realização de mostra científica era uma forma de envolvê-los nas atividades da escola, possibilitando verificar o que vem sendo desenvolvido e o quanto está contribuindo para a formação dos seus filhos.

AGRADECIMENTOS: Ao programa PIBID/CAPES pela concessão da bolsa de iniciação a docência e apoio financeiro ao trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BUCKERIDGE, Marcos S. O Efeito Estufa e a Biodiversidade. Disponível em: <http://felix.ib.usp.br/pessoal/marcos/minhaweb5/schedule.htm>. Acesso em: 5 fev. 2013.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n. 9394/96. Brasília, DF: MEC, 1997.