11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO: LUDO QUÍMICO PARA O APRENDIZADO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL-RN.

AUTORES: Costa da Silva, A.F. (IFRN) ; dos Santos Cunha, F. (IFRN) ; Medeiros Rocha, G.T. (IFRN) ; de Araújo Azevedo, J. (IFRN)

RESUMO: Quando se refere ao ensino de Química Orgânica no Ensino Médio nota-se que a prática comumente efetivada em sala de aula consiste na transmissão-recepção de conhecimentos que, muitas vezes, deixa lacunas no processo. Os jogos didáticos adaptados ao ensino de química podem vir a agregar as necessidades de alunos e professores, podendo ter grande influência na aprendizagem dos discentes, no sentido de incentivá-los e como consequência facilitar a abordagem dos conteúdos ministrados pelo professor. Assim este artigo tem como objetivo a aplicação de um jogo didático (Ludo Químico) como ferramenta para um melhor aprendizado no ensino da Química Orgânica no qual é abordado o estudo das Funções Orgânicas.

PALAVRAS CHAVES: jogo didático; ludo químico; química orgânica.

INTRODUÇÃO: Quando se refere ao ensino de Química Orgânica no Ensino Médio nota-se que a prática comumente efetivada em sala de aula consiste na transmissão-recepção de conhecimentos que, muitas vezes, deixa lacunas no processo. Segundo Freire (2002), ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. O aluno compreende e aprende melhor quando o docente estabelece teoria e prática, fazendo com que o conteúdo ministrado se torne simples de ser compreendido. O jogo ou atividade lúdica tem como consequência natural a motivação. Quando adaptados ao ensino de química podem vir a agregar as necessidades de alunos e professores, podendo ter grande influência na aprendizagem dos discentes, no sentido de incentivá-los e como consequência facilitar a abordagem dos conteúdos ministrados pelo professor. Este incentivo por parte do professor, através da aplicação dos jogos, mostra uma maneira prazerosa e prática que facilita a aprendizagem, cabendo ao professor adaptar os diversos jogos ao conteúdo a ser ministrado, ao mesmo tempo conscientizando que a maior recompensa no fim do jogo é a de que houve aprendizagem e compreensão. Segundo Melo (2005), vários estudos, a respeito de atividades lúdicas, vem comprovar que o jogo além de ser fonte de prazer e descoberta para o aluno é a tradução do contexto sócio- cultural - histórico que é refletido na cultura, podendo contribuir significativamente para o processo de construção do conhecimento do aluno. Assim este artigo tem como objetivo a aplicação de um jogo didático (Ludo Químico) como ferramenta para um melhor aprendizado no ensino da Química Orgânica no qual é abordado o estudo das Funções Orgânicas.

MATERIAL E MÉTODOS: A ideia da proposição do jogo Ludo Químico originou-se durante o desenvolvimento de atividades do (PIBID) “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, oferecido pela Capes”. O jogo elaborado como forma de competição entre duas turmas foi oferecido aos alunos da 3º(terceira série) da Escola Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo da cidade de Acari-RN. Anteriormente a data do jogo foi ministrado um aulão por parte dos bolsistas do Pibid para os alunos, no qual este aulão envolvia o estudo das Funções orgânicas. O jogo lúdico proposto denominado de Ludo Químico, continha 30 cartas contendo perguntas envolvendo as seguintes funções: alcoóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, fenóis, éter, e éster. Fazendo parte do jogo também 01 circuito, uma casa bônus onde os participantes poderiam avançar 04 (quatro) casas caso acertasse a pergunta, 01 dado e 02cones a serem distribuídos aos jogadores. A sala foi dividida em 02 grupos, onde cada grupo possuía 16 alunos e cada grupo escolhia um representante para responder as perguntas. Na partida, os participantes lançavam o dado numerado e avançavam nas casas de acordo com os pontos obtidos no lançamento, se houvesse acerto da pergunta sorteada.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os jogos educativos são atividades lúdicas que possuem objetivos pedagógicos específicos para o desenvolvimento do raciocínio e aprendizado dos alunos. Com o jogo “Ludo Químico” inserido no estudo das funções orgânicas buscou-se criar uma forma alternativa para o ensino da Química Orgânica, através de abordagens práticas, ou seja, a elaboração de um jogo didático para melhorar a percepção e a motivação dos alunos. Assim o jogo aplicado aos alunos da 3º (terceira) do ensino médio, da Escola Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo mostrou-se lúdico e didático. Deste modo à aplicação da estratégia teve influência positiva, pois observou-se que os alunos durante o jogo estavam entusiasmados, sentiram-se mais motivados e ativos na aprendizagem das Funções orgânicas. Aulas mais divertidas despertam no aluno a vontade de aprender, segundo Castoldi (2009). Essa vontade é resultado direto da motivação que o professor estimula nos alunos e está intimamente associada a utilização a estes tipos de recursos didático-pedagógicos. Foi notório que os alunos aprovaram esta prática, pois se via em seus semblantes a alegria e satisfação de como o jogo estava sendo conduzido. Como também notou- se que os mesmos haviam absorvido o conteúdo pois ambas as turmas responderam corretamente a todas as perguntas. Isso pode ser justificado pelo gosto que o aluno desenvolve em aprender o conteúdo motivado pela competitividade proporcionada por um jogo didático.

CONCLUSÕES: Considerando os objetivos explícitos neste trabalho, pode-se notar que através da metodologia adotada, o objetivo pedagógico proposto pelo jogo lúdico foi alcançado, uma vez que foram obtidos resultados satisfatórios e adesão dos alunos, proporcionando um aprendizado mais agradável e significativo. Deste modo pode-se concluir que os jogos merecem um espaço maior na sala de aula, por ser um modelo eficiente, motivante e prazeroso que agrega aprendizagem de conteúdo ao desenvolvimento de aspectos comportamentais saudáveis. Vale ressaltar que os jogos didáticos não são substitutos de outro

AGRADECIMENTOS: Agradecimento especial a Deus pelo dom da vida, a CAPES pela oportunidade de participar de projetos enriquecedores no âmbito do ensino, PIBID.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CASTOLDI, Rafael; POLINARSKI, Celso Aparecido. A Utilização de Recursos Didático-Pedagógicos naMotivação da Aprendizagem. I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia - Paraná, 2009.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 10ª ed. São Paulo. Paz e Terra. 2002.


MELO,C. M.R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar ao processo de construção do conhecimento (continuação).Información Filosófica. V.2 nº1 2005 p.128-137.