11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: O ENSINO DE QUÍMICA PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA: NA VISÃO DOS PROFESSORES DA DISCIPLINA QUÍMICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE CALDEIRÃO GRANDE-PI

AUTORES: Sousa, J.A. (IFPI) ; Coelho, F.L. (IFPI) ; Coelho, T.L.S. (IFPI) ; Rocha, S.F. (IFPI) ; Coelho, A.S.L. (IFPI) ; Pimentel, I.C. (IFPI)

RESUMO: Segundo Brito, o ensino da Química é essencial para o desenvolvimento da cidadania, situação esta, prevista em documentos oficiais (Lei de Diretrizes e Bases e Parâmetros Curriculares). Contudo, estudos apontam que o ensino da química vem sendo tratado longe da realidade discente. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo mostrar a importância do ensino da química para a formação da cidadania e se o mesmo está vinculado a prática docente. Assim, desenvolveu-se a pesquisa em uma escola pública da cidade de Caldeirão Grande, onde aplicou-se, um questionário aos docentes que lecionam a disciplina. Os resultados evidenciaram que os docentes reconhecem a importância da disciplina Química para a formação do cidadão, porém, a maioria admite que não vinculam o mesmo em sua prática docente.

PALAVRAS CHAVES: cidadania; ensino de química; formação

INTRODUÇÃO: Atualmente no ensino de química é perceptível o descompromisso de docentes, quanto à relação dos conteúdos abordados na disciplina para a formação da cidadania dos discentes, já que documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), reforçam sobre o exercício da cidadania em todas as áreas do ensino nas escolas. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Médio (PCNEM) a necessidade imposta para o País de formar sujeitos-cidadãos é clara, visto que a escola é tida como “um espaço social de construção dos significados éticos necessários e constitutivos de toda e qualquer ação de cidadania” (PCN, p. 27). Isso implica que a forma de desenvolvimento dos conteúdos e da transposição didática destes deverá de alguma forma, contemplar a formação para a cidadania. Segundo os PCNs “a contribuição da escola, portanto, é a de desenvolver um projeto de educação comprometida com o desenvolvimento de capacidades que permitam intervir na realidade e transformá-la” (ibidem, p.27), isso significa uma profunda mudança no fazer pedagógico das instituições de ensino, desde, a gestão até a prática pedagógica dos professores, pois essa prática deve ir para além da simples transmissão de conteúdos específicos das disciplinas. Outros estudos reforçam a importância do desenvolvimento da cidadania no ensino de química no ambiente escolar, onde Brito (2008) trata da educação para a cidadania no ensino de química e Santos (2012) fala sobre o ensino de ciências e a ideia de cidadania, analisando as alterações que houve ao longo do tempo. Diante do exposto acima o presente trabalho tem como principal objetivo mostrar a importância do ensino da disciplina Química para a formação da cidadania e se o mesmo está vinculado à prática docente.

MATERIAL E MÉTODOS: A presente pesquisa emana de uma abordagem qualitativa, já que condiz com a definição de Bogdan e Biklin (1994, p. 11) quanto à investigação em educação. Sendo esta, desenvolvida na Unidade Escolar Waldemar de Moura Santos da rede Pública Estadual do Município de Caldeirão Grande-PI, onde se desenvolveu no período que compreende junho de 2012 a abril de 2013. A pesquisa foi aplicada a quatro professores efetivos e celetistas da instituição que lecionam a disciplina de Química nos 1ª, 2ª e 3ª anos do ensino médio. A coleta de dados consistiu em duas etapas: na primeira foram examinados dados em documentos oficiais, pois estes retratam a preocupação ou não com a formação para a cidadania, tanto para a escola como um todo (Projeto Político Pedagógico) quanto para os professores, traduzida em seus planos de curso. Na segunda fase fez-se necessário à aplicação de um questionário aberto aos professores, cujo resultado indicará a importância ou não do ensino de Química para a formação da cidadania em sua prática pedagógica.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a finalidade de verificar a importância do ensino de química para a formação da cidadania na prática docente. Verificou-se de inicio o Projeto Político Pedagógico (PPP), onde o mesmo comtempla o ensino para a formação da cidadania. Posteriormente, aplicou-se um questionário para os professores que lecionam a disciplina, no qual podemos destacar: quando questionados se eles como professores acreditam que a disciplina de Química pode contribuir para a formação da cidadania em seus alunos, 100% dos entrevistados responderam que contribui para a formação, quando indagados sobre o ensino da disciplina Química relacionada ao cotidiano do aluno, 75% responderam que raramente relacionam a disciplina com o cotidiano e 25% dos entrevistados responderam que relacionam o conteúdo da disciplina com o cotidiano do alunado. Já quando questionados sobre o que considera prioritário no ensino da disciplina Química, 50% responderam que considera prioritário à aplicação de cálculos, formulas e conceitos dos conteúdos, 25% responderam que é prioritário a sua aplicabilidade no cotidiano e 25% dos restantes responderam que a prioridade está em relacionar a química com sua importância para vivencia na sociedade.

CONCLUSÕES: Constatou-se que o ensino da química na escola pesquisada prioriza a aplicação de fórmulas e conceitos referentes à área, não relacionando o estudo da química com sua aplicabilidade no cotidiano, deixando de lado previsões de documentos oficiais acerca da formação da cidadania. Neste cenário, sugere-se aos docentes que se aprimore quanto ao ensino da química e suas possibilidades, inserindo na prática pedagógica ações como a contextualização do ensino, tendo como base a experimentação, visitas técnicas e organização de oficinas temáticas, usando os conteúdos químicos como temas geradores.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a Deus pela oportunidade!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394. 1996. Disponível em: <http://www.portal.mec.gov.br.html> Acesso em 29 mar 2012.

BOGDAN, R.C. E BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.


BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais, Ética. Vol. 8/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRITO, Ronilson Lopes: A educação para cidadania no ensino de química. Dissertação (Monografia para licenciatura em química) – Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão, São Luis, 2008.
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SANTOS, Paulo Roberto dos. O ensino de ciências e a ideia de cidadania
http://www.hottopos.com/mirand17/prsantos.html> Acesso em: 12 mar 2012.