11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: ANALISE CONTEXTUAL E METODOLÓGICA DE UM LIVRO DE QUÍMICA ORGÂNICA DO ENSINO MÉDIO

AUTORES: Leite, A. (IFPI) ; Santos, R. (IFPI) ; Araujo, T. (IFPI) ; Oliveira, M.A. (IFPI) ; Farias, J. (IFPI)

RESUMO: O texto que se segue apresenta a análise do livro didático, intitulado Química na abordagem do cotidiano de autoria de, Francisco Miragaia Peruzzo e Eduardo Leite do Canto. Publicado em 2003 pela editora moderna (3ª edição), o qual é utilizado por algumas escolas públicas no município de Parnaíba- Piauí. Analisaremos alguns aspectos dentre eles a contextualização e metodologia utilizada pelo livro didático em questão.

PALAVRAS CHAVES: didática; química; análise

INTRODUÇÃO: O livro didático é o mais velho instrumento de apoio tanto ao professor, como para o aluno, garantindo a aquisição de saberes escolares, mas não devemos nos apoiar somente nesse instrumento. Segundo Silva (1998) o livro didático passou a ser utilizado com mais frequência no Brasil na segunda metade da década de 60, com a assinatura do MEC-USAID em 1966. Em 1985 foi criado o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), tendo como seu principal objetivo: promover educação de qualidade. A análise deste livro tem o intuito de verificar de que forma sua metodologia favorece no processo de ensino- aprendizagem, destacando sua importância para a qualidade do ensino e a sua forma de abordar os conteúdos, pois é de suma importância um diagnóstico deste material para a melhoria na aprendizagem, uma vez que na maioria das escolas este é o único material didático disponível em sala de aula.

MATERIAL E MÉTODOS: Nós graduandos do curso de Licenciatura em Química do IFPI/ Campos- Parnaíba realizamos este trabalho a partir de uma pesquisa acadêmica na disciplina de Didática com o intuito de analisar um livro didático, a escolha do grupo de licenciando foi o livro, Química na abordagem do cotidiano dos autores, Francisco Miragaia Peruzzo e Eduardo Leite do Canto, publicado em 2003 pela editora moderna (3ª edição), ele é utilizado no 3º ano do ensino médio na disciplina de química em algumas escolas públicas no município de Parnaíba-PI. A análise foi realizada a partir dos seguintes aspectos: a produção conceitual do livro; a autonomia dos discentes especificando a abordagem de exercícios repetitivos ou de memorização; a interação dos conceitos textuais com o contexto social dos alunos; o diagnóstico da linguagem apontando se ela é clara ou complexa, e aborda também à importância dos meios midiáticos nos livros didáticos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: “Os livros não existem no vácuo, os escritores, como tais, tem uma função social definida exatamente proporcional a sua competência como escritores. Essa é a sua principal utilidade”. (Pound, 2009). Numa visão geral ficaram visíveis os pontos positivos do livro analisado, como a capa, que traz uma coloração verde atrativa ao alunado e ainda uma amostragem de frutas relacionadas com a Química Orgânica, a escolha da capa do livro tem grande importância, pois convida o discente a explorar um mundo “desconhecido”, ele possui um vocabulário acessível, atividades adequadas facilitadoras de um bom entendimento, exercícios expostos após a exposição de cada tópico, visando à fixação dos conteúdos, os autores abordam textos contextualizados que auxiliam os estudantes a desenvolver capacidades de correlacionar os assuntos com situações do cotidiano. Foi possível também observar algumas carências no livro de Química na Abordagem do Cotidiano, uma delas é falta da relação entre a teoria e a prática, isso restringe a abrangência de maiores conhecimentos do alunado no que diz respeito a conceitos experimentais e até mesmo ocasiona bloqueios de oportunidades de reformular novas idéias sobre a prática, outra falha é a não apresentação de sites referenciais como fontes de pesquisas e a ausência da solicitação de articulações da ciência em estudo com as mídias, o que deixa uma lacuna no livro, pois a utilização da mídia em sala de aula pode servir como estímulo ao processo de cognição dos alunos, eles também podem servir como ferramentas didáticas contribuindo para uma leitura crítica do mundo real.

CONCLUSÕES: Da análise realizada no livro didático, os pontos positivos prevaleceram sobre os negativos, e esta positividade pode ser empregada de uma maneira bem proveitosa, utilizando técnicas inovadoras como, leituras e planejamento de discussões sobre as mesmas, vídeos relacionados aos conteúdos, experiências acessíveis, seminários e outras maneiras diferenciadas de abordagem dos assuntos do livro didático, visando favorecer melhorias ao processo de ensino e aprendizagem, com isso as boas características do livro terão contribuição para o crescimento na vida profissional e acadêmica dos discentes.

AGRADECIMENTOS: Primeiramente a Deus e a nossa orientadora Msc. Maria de Fátima

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: http://estagioumgeografiauneb.blogspot.com.br/2009/08/introducao-os-livros-nao-existem-no.html. Revista escola, 2009, acessado em 10 de fevereiro 2013.

PERUZZO, Francisco Miragaia,1947- Química na abordagem do cotidiano/ Francisco Miragaia Peruzzo, Eduardo Leite do Canto. 3.ed. São Paulo: moderna, 2003, vol.03, Química Orgânica.

Http: //importanciadolivrodidatico.blogspot.com.br. Importância do livro didático: eficiência e/ou ineficiência deste instrumento no processo de ensino-aprendizagem. Jan., 2008, p. 02, acessado em 16 de fevereiro de 2013.