11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A IMPORTANCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS AUNOS DO 1ª ANO DO ENSINO MÉDIO

AUTORES: Rodrigues, N. (IFPI) ; Sousa, A. (IFPI) ; Sabrina, K. (IFPI) ; da Costa, C. (IFPI) ; Elanny, E. (IFPI) ; Moreira, G. (IFPI)

RESUMO: Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre os efeitos que aulas experimentais no ensino de química exercem sobre a motivação e o desenvolvimento de estudantes do ensino médio. Questionários, observações e comparações foram utilizados como ferramentas de pesquisa, sempre com o objetivo de diagnosticar o interesse, competência, autoestima e desenvolvimento dos estudantes. Visando melhores resultados mesmos foram utilizados questionários antes e depois das atividades experimentais, realizada na própria sala de aula. Os resultados mostraram que as aulas práticas constituem um importante parâmetro a ser utilizado, podendo levar ao aumento da motivação e influenciar de forma construtiva a solidificação do aprendizado.

PALAVRAS CHAVES: Aulas experimentais; motivação; ensino – aprendizagem

INTRODUÇÃO: A educação deve estar comprometida com o desenvolvimento total da pessoa. Aprender a ser supõe a preparação do indivíduo para elaborar pensamentos autônomos e críticos e para formular os seus próprios juízos de valor, de modo a poder decidir por si mesmo, frente às diferentes circunstâncias da vida. (BRANDÃO, 1993). No entanto sabemos que a nossa educação hoje vem encontrando muitos problemas, a grande maioria dos trabalhos nas escolas estão sendo desenvolvidos com muitas dificuldades, que vem da carência de materiais didáticos e com as péssimas estruturas dos ambientes, onde muitas vezes não tem possibilidade de aperfeiçoar por falta de equipamentos que auxiliam no ensino, acarretando na desmotivação tanto de professores e alunos. Com isso é necessário buscar ferramentas para aproximar os conteúdos ministrados em sala de aula com a realidade dos alunos, ferramentas práticas e que tenham por finalidade auxilia- los no ensino aprendizado de química. Numa tentativa de superar as devidas condições de trabalho, aguçar o interesse dos alunos pelo estudo das ciências, senso crítico e aprendizagem além de se procurar obter melhores notas; as aulas práticas servem de estratégia e podem auxiliar o professor a retomar um assunto já abordado, construindo e possibilitando aos seus alunos uma nova visão e até mais ampla sobre um mesmo conteúdo. Nessas aulas, os alunos têm a oportunidade de interagir com instrumentos específicos que normalmente eles não têm contato em um ambiente com um caráter mais informal do que o ambiente da sala de aula (BORGES, 2002). O presente trabalho tinha como real objetivo descobrir a importância de aulas experimentais no desenvolvimento e motivação dos alunos do 1ª ano do ensino médio do colégio Benjamim Baptista.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a execução do projeto foi escolhido uma turma de 34 alunos de 1ª ano do ensino médio do colégio Benjamim Baptista e assim acompanhamos a mesma no decorrer de todo o semestre. Foram elaboradas práticas simples e de materiais com baixo custo e sempre que possível de pequeno impacto ambiental. A execução das práticas ocorria no próprio laboratório da escola, onde contávamos com o auxilio de alguns materiais e equipamentos próprio sempre seguindo a sequência das abordagens dos conteúdos ministrados em sala de aula. O procedimento no laboratório consistia e em seguida ocorria à aplicação do de questionário de verificação. No final de todo o processo estudado, comparou-se as notas e a desenvoltura à cerca das discussões da turma que foi acompanhada de aulas práticas com outra turma que não recebeu o mesmo procedimento.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: No gráfico 1, nos mostra que os resultados obtidos foram satisfatórios, visto que; ao compararmos o desenvolvimento da turma com relação às perguntas à cerca dos conteúdos ministrados após o experimento, além do favorável avanço no grau de conclusões certas a média percentual de acertos após as experiência cresceu de 49% para 75%, onde a turma que não recebeu o acompanhamento obteve desenvolvimento de apenas 50%. No entanto obtivemos o mesmo resultado com relação às notas, que concomitantemente comparadas com a outra turma, nos satisfez e mostraram-nos bons resultados, desencadeando um aumento no rendimento de 6,2 para 8. Gráfico 1: Desenvolvimento das turmas. Outro importante resultado obtido foi a motivação por parte dos alunos. Com isso a realização da atividade gerou um incremento na sensação de competência e na autoestima dos estudantes, pois os mesmos conseguiram construir pontes e enxergar o lado dinâmico, analisaram e acharam construtivas indagações e assim desfrutaram de grandes discussões antes não mencionadas.

Desenvolvimentos das turmas

Resultado do desenvolvimento das turmas; notas e acertos com relação aos assuntos ministrados nas experiencias.

CONCLUSÕES: Os resultados da pesquisa mostram – se satisfatórios, contribuindo incessantemente e se tornando um elemento importantíssimo no aumento da motivação e desenvolvimento dos alunos, percebemos que as aulas práticas não são a solução para os muitos problemas enfrentados no ensino de química, mas constituem um importante parâmetro a ser utilizado, podendo levar ao aumento da motivação e influir na solidificação do aprendizado.

AGRADECIMENTOS: A CAPES por financiar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, Coleção
Primeiros Passos, 28o ed., 1993

BORGES, A.T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.19, n. 3, dez. 2002.

CAPELETTO, A. Biologia e Educação ambiental: Roteiros de trabalho. Editora Ática, 1992.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia.3. ed. São Paulo: Harbra.1996.