11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A utilização do diagrama de Linus Pauling como recurso didático nas aulas de química

AUTORES: Nascimento, L.F. (IFPI) ; Teixeira, K.S.N. (IFPI) ; Silva, A.S. (IFPI) ; Reis, F.S. (PIBID(LICEU))

RESUMO: O presente trabalho consistiu na elaboração de um recurso que proporcionasse ao professor um método alternativo de ensinar aos seus alunos a importância e aplicação do diagrama de Linus Pauling, de maneira diferente da qual tem sido ensinada, visando um maior entendimento dos alunos na sua aplicação, após aplicação do diagrama de Linus Pauling físico em sala, realizou-se uma pesquisa com o objetivo conhecer as opiniões dos alunos que puderam fazer uso deste recuso e quais a os avanços e contribuição no processo de ensino-aprendizagem deles.

PALAVRAS CHAVES: Recurso didático; Diagrama de Linus Pauling; Ensino-aprendizagem

INTRODUÇÃO: Os conteúdos de química apresentados nas salas de aulas das escolas publica de ensino médio, tem sido transmito em sua maior parte de maneira expositiva, onde os professores na maioria das vezes ou não dispõem de recursos didáticos para diversificar suas aulas ou não dispõem de tempo para criá-los. Devido às novas tecnologias e a adesão de práticas pedagógicas inovadoras tem contribuído para melhorar o processo ensino-aprendizagem de Química O conceito de átomo tem uma grande importância na explicação química dos fenômenos materiais. A história deste conceito é muito rica em função das polêmicas travadas e da multiplicidade de modelos atômicos elaborados ao longo dos séculos XIX e XX. A busca para à compreensão dos modelos quânticos teve como fundamento tornar concreto a distribuição eletrônica através do diagrama de Linus Pauling, conteúdo que servirá para os demais assuntos vistos dentre eles: tabela periódica e suas propriedades, ligações químicas, geometria molecular dentre outros assuntos que nos fazem retornar a este diagrama. O objetivo deste trabalho consistiu na criação e avaliação de um diagrama físico de Linus Pauling como um recurso didático visando assim uma melhor assimilação da distribuição eletrônica dos átomos.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada no 2º semestre letivo de 2012, onde se realizou a aplicação de um questionário relacionando o diagrama físico como um recurso didático com 97 alunos do ensino médio do Colégio Estadual Zacarias de Góis (Liceu Piauiense). A pesquisa foi realizada de maneira quantitativa onde os dados obtidos deram-se por meio da aplicação de um questionário contendo 07(sete) questões: 1° Você acredita que recursos didáticos podem auxiliar no aprendizado de química? 2° Você já conhecia o diagrama de Linus Pauling na forma física? 3° algum outro professor usou o diagrama de Linus Pauling na forma física ou outro recurso didático no ensino da distribuição eletrônica antes? 4° Você achou que o diagrama ajudou na facilitação da compreensão da distribuição eletrônica? 5° Qual destes assuntos o diagrama contribui mais para sua compreensão? 6° Se o diagrama tivesse aplicado em séries anteriores, você acredita que seu entendimento sobre distribuição eletrônica hoje seria melhor? 7° Com que freqüência você acha que o diagrama de Linus Pauling na forma física deveria ser utilizado em sala? Onde abordamos temas como a necessidade de si dispor de recurso diversificado nas aulas de química para uma melhor compreensão do conteúdo até a importância daquele recurso para o aprendizado dos discentes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ensinar é procurar descobrir interesses, gostos, necessidades e problemas do aluno; escolher conteúdo, técnicas e estratégias; prover materiais adequados e criar ambiente favorável para o estudo. Com base nesta definição o autor diz que ensinar é: Criar condições favoráveis para a aprendizagem do aluno (psicológicas didáticas e materiais); Selecionar experiências, propor atividades, mostrar as pistas, o caminho e os meios que o aluno poderá usar para alcançar os objetivos preestabelecidos; Facilitar e não forçar a aprendizagem; Estimular e orientar a aprendizagem; Orientar o aluno para observar as semelhanças entre um fato e outro, entre uma idéia e outra, para que ele próprio estabeleça relações, organize sua estrutura mental e resolva problemas, ou seja, orientar o pensamento do aluno (KARLING, 1991). Diante disto realizou-se a aplicação de um questionário contendo as sete questões cujo percentual em resposta estão representadas nos gráficos a seguir:

GRAFICO 1.

Grafico contendo os valores percentuais das respostas dadas pelos alunos das questões de 1 a 4 e 6.

GRAFICO 2.

Grafico contendo o valor percentual das respostas dadas pelos alunos da 5 questão

GRAFICO 3.

Grafico contendo os valores percentuais das respostas dadas pelos alunos na 7 questão

CONCLUSÕES: Pode-se concluir que, com a aplicação do diagrama de Linus Pauling na forma física apresentou-se como um novo recurso didático para o trabalho docente, que mostrou resultados satisfatórios em sua aplicação, podendo ser reutilizado nos diversos temas aplicados posteriormente ao conteúdo de distribuição eletrônica.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a CAPES, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pela bolsa concedida e pela escola Liceu Piauiense.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BROCK, William H. The Chemical Tree: a history of chemistry. New York: W. W. Norton, 2000. VALENTE, M.; MOREIRA, H. Estrutura de Lewis e Geometria Molecular. Química e Ensino. Vol. 25, 103, 2006. KARLING, A. A. A didática necessária, São Paulo, Ibrasa 1991.