11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: GINCANA QUÍMICA: A utilização de atividades lúdicas como forma de subsidiar o processo de construção do conhecimento.

AUTORES: Tomé, A.C.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UEVA)

RESUMO: O trabalho a seguir apresenta atividades lúdicas desenvolvidas com uma turma de Química no Colégio Vale do Curtume, localizado na cidade de Nova Russas. A metodologia utilizada conta com uma série de tarefas repassadas para os alunos, todas voltadas para a contextualização dos assuntos trabalhados na disciplina de Química durante o ano letivo. O projeto para realização da gincana foi elaborado em comum acordo entre professora e alunos e contou ao todo com cinco atividades que foram realizadas em grupo pelos discentes. A gincana teve a participação de 34 alunos do 8º ano do ensino fundamental que após as apresentações redigiram suas opiniões a cerca da utilização das atividades desenvolvidas e demonstraram uma grande satisfação pela maneira diferenciada de se repassar os conteúdos vistos.

PALAVRAS CHAVES: atividades lúdicas; ensino da Química; gincana

INTRODUÇÃO: Vinculados em uma época em que são discutidos constantemente o ensino da química, suas dificuldades, falta de compreensão e interesse dos alunos pela disciplina, nos deparamos com um momento de mudança dessa prática de ensino, tentando buscar formas de despertar o interesse dos discentes por essa disciplina que tanto contribui para a compreensão do mundo em que vivemos. Diante do exposto, cabe a nós, atuais e futuros professores engendrarmos em um espaço de oportunidades de ensino diferenciado que desperte o desejo e a curiosidade de aprendizado desse corpo discente através de atividades lúdicas que excitem à criatividade de professores e alunos no processo de ensino aprendizagem. Vários estudos e pesquisas mostram que o Ensino de Química é, em geral, tradicional, centralizando-se na simples memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados do dia-a-dia e da realidade em que os alunos se encontram. Por outro lado, quando o estudo da Química faculta aos alunos o desenvolvimento paulatino de uma visão crítica do mundo que os cerca, seu interesse pelo assunto aumenta, pois lhes são dadas condições de perceber e discutir situações relacionadas a problemas sociais e ambientais do meio em que estão inseridos, contribuindo para a possível intervenção e resolução dos mesmos. (SANTANA; 2006). Diante do exposto por Santana, percebemos a necessidade de uma integração curricular no ensino da Química, de forma a aproximarmos a teoria da prática percebida em situações cotidianas de suas vidas. O trabalho apresentado tem como objetivo relatar uma série de atividades lúdicas voltadas para o ensino da Química desenvolvidas por uma turma de 8º ano do Colégio Vale do Curtume, escola localizada no sertão do estado do Ceará.

MATERIAL E MÉTODOS: Para realização das tarefas foram utilizados os seguintes temas: matéria e energia, propriedades da matéria, substâncias puras e misturas, modelos atômicos e reciclagem. As atividades foram desenvolvidas com 34 alunos do 8º ano do Colégio Vale do Curtume, localizado na cidade de Nova Russas – CE. A gincana teve toda a sua programação realizada durante 4 aulas da disciplina de Química, onde nas duas primeiras, foram divididas as equipes e repassada as tarefas, após 15 dias a culminância foi apresentada em sala de aula. Foram desenvolvidas ao todo cinco atividades: montagem de um poema com os conceitos de Química; apresentação de uma paródia que contasse com os assuntos trabalhados em sala; confecção dos modelos atômicos; elaboração de um jogo voltado para a aprendizagem dos assuntos trabalhados e apresentação de objetos feitos com material reciclado e sua importância para preservação do meio ambiente. Cada equipe contava com no máximo seis alunos e ao todo foram formadas seis equipes a critério dos próprios alunos. Cada dinâmica realizada tinha duração de no máximo 10 minutos, e sua pontuação variava de 0 a 2 pontos de acordo com as apresentações. A equipe vencedora da gincana foi aquela que conseguiu uma maior pontuação no somatório das cinco atividades, pontuação esta que foi utilizada como uma terceira nota para o 4º Bimestre da turma. Encerrada a gincana os discentes deixaram por escrito suas opiniões a respeito da atividade desenvolvida.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Avaliando a opinião dos alunos sobre as atividades pode-se concluir que todos consideraram a gincana como uma maneira diferenciada e satisfatória para o aprendizado do conteúdo. Quando se argumentou sobre o desenvolvimento das tarefas 82% dos alunos disseram não ter tido dificuldades com a realização das mesmas. Quanto à escolha pela melhor atividade, a paródia teve mais de 90% de votação, demonstrando o interesse dos alunos pela música. Na participação dos grupos mais de 75% responderam que ficaram satisfeitos com a participação de seus colegas. Ao se argumentar sobre a repetição dessa atividade a opinião foi unânime pelo sim, reconhecendo-se assim a aceitação dos alunos na escolha das atividades extras. Dentre os relatos, percebemos a empolgação dos alunos na execução das tarefas: “Achei muito boa à iniciativa da gincana, tanto para aprofundar nosso conhecimento na matéria de forma criativa e divertida, quanto para incentivar o trabalho em grupo e compartilhar nosso conhecimento com os nossos colegas” (Tainara Mendes); “Eu achei bastante interessante, pois ao fazermos o trabalho aprendemos muito, principalmente na hora de criar a letra da música, o poema e o jogo” (Marília Lima); “Minha opinião sobre essas aulas interativas é que elas facilitam a aprendizagem, fazendo com que nós possamos aprender de uma forma mais divertida” (Luana Brito). Através desses argumentos percebemos que a gincana conseguiu alcançar seu principal objetivo, contribuindo para aprendizagem dos discentes.

CONCLUSÕES: O projeto “Gincana Química” mostrou-se de fácil aplicação e com pequeno custo financeiro, sendo possível sua aplicação em qualquer contexto social. A partir da avaliação dos questionários pode-se perceber que a utilização de atividades lúdicas desenvolvidas nesse projeto é de grande utilidade para o ensino da química, contribui para o desenvolvimento de trabalhos em grupo e desperta a criatividade dos envolvidos. Conclui-se assim que a utilização de atividades lúdicas é de fundamental importância no processo ensino aprendizagem propiciando uma transmissão dos conteúdos de forma mais agradável.

AGRADECIMENTOS: Aos alunos do 8º Ano do Colégio Vale do Curtume (turma de 2012) e a diretora dessa instituição, Cremilda Braga Tavares.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SANTANA, Eliana Moraes de – A Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. Universidade de São Paulo, Instituto de Física – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – 2006.