11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: Avaliação diagnóstica na disciplina de Química dos alunos do 1º Semestre do CPCE

AUTORES: Furtini, M. (UFPI) ; Osajima, J. (UFPI) ; Abreu, Y. (UFPI) ; Maia, R. (UFPI) ; Souza, J.S. (UFPI)

RESUMO: Neste trabalho foi realizado uma pesquisa na universidade federal do Piauí, Campus Cinobelina Elvas ,com 153 alunos ingresso de 2012.1 dos três cursos do campus (Medicina Veterinária, Engenharia Florestal, Licenciatura em Ciências biológica),em que teve como objetivo avaliar o seu nível de aprendizado no médio, as principais dificuldades e sua aptidão em relação a disciplina de química. A pesquisa mostrou que a maioria dos alunos do CPCE são proveniente de escolas públicas, que gostam da Química e que conseguem de uma maneira ainda restrita a compreensão da inserção da Química em cursos da área de agrárias.

PALAVRAS CHAVES: Química; avaliação; diagnóstico

INTRODUÇÃO: A química é uma disciplina presente no currículo de ensino fundamental e médio é considerada disciplina básica de muitos cursos superiores, que tem como objetivo o entendimento de reações e modalidades químicas no mundo físico do ambiente em que nós encontramos de maneira rápida, direta e integrada (PCN's. MEC/SEMTEC, 1999). E Segundo Rabelo (2001) a avaliação diagnóstica vinculada ao processo de ensino e aprendizagem, deve ser não só como retorno para avaliar o aluno e seu conhecimento, mas também ser um meio para futuramente ter mudanças de postura que se pretende com as atividades apreendidas no decorrer da escola. Com isto uma Avaliação se torna indispensável em qualquer ramo de atividade que se possa aprender e desenvolver, que é de extrema importância na educação, principalmente para corrigir falhas que podem está ocorrendo, e pensar em novos métodos em sala de aula, na qual em grande parte das escolas públicas há uma defasagem nas ciências exatas,o que implica para um bom desempenho nas disciplinas básica no inicio do curso de graduação e que posteriormente há evasão por parte dos alunos por não conseguirem acompanhar o curso sendo a mesma pré-requisito para as outras.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido com 153 alunos do 1º semestre através de um questionário como avaliação diagnóstica durante as de aula de química nos período diurno, vespertino e noturno, nos cursos (engenharia florestal, licenciatura em ciências biológica, medicina veterinária) em que os graduando com faixa etária entre 17 e 20 anos responderam abaixo as 13 perguntas objetivas e discursivas. Este questionário almeja conhecer o aluno ingressante no curso de graduação, permitiu aos alunos apontar suas principais curiosidades ou dificuldades na disciplina de Química, além de deixar ao proporcionar o aluno a escrever suas considerações sobre a matéria de forma anônima.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com o questionário dentre os 153 alunos do campus (engenharia florestal, licenciatura em ciências biológica, medicina veterinária) 77,2% são de escolas públicas e 22,6% de particulares. Dentre os das escolas públicas 67,32% são provenientes de escolas estaduais. Embora a disciplina de Química nem sempre seja a preferida entre os alunos, esta pesquisa mostrou que 68% gostam de Química. Isto pode ter sido um reflexo do ensino médio, pois 96,8% afirmaram ter cursado a disciplina de Química em média de 3 a 6 aulas por semana e que todos os seus professores possuíam assiduidade. Este fato também concorda com os dados em que os alunos não apontaram grandes dificuldades na disciplina da Química ao ingressar na universidade. E 11,6% dos alunos já haviam passado pelo Ensino Superior, inclusive o curso de Química, em outras universidades. Em relação às perguntas discursivas, os alunos afirmaram que a Química tem relação com o seu curso, e que desejam extrair o máximo desta disciplina. Isto também foi um ponto positivo, pois o campus CPCE é um Campus de aérea agrária. Os temas que os alunos possuem mais aptidão em Química estão em destaque os produtos naturais e tecnologia, os quais estão inseridos em todos os cursos avaliados. Uma cobrança dos alunos são as aulas práticas, que muitas vezes não dadas nas disciplinas de Química de Química Geral e Química para Ciências Biológicas por falta de material suficiente ou disponibilidade de técnicos, visto que são turmas de no mínino quarenta alunos. As aulas práticas certamente contribuem para o melhor entendimento do aluno nos conceitos de Química.

CONCLUSÕES: A avaliação diagnóstica é de extrema importância para diagnosticar os alunos ingressantes do Campus Cinobelina Elvas, pois permite ao professor que ministra a disciplina em conhecer o seu público e poder montar estratégias de ensino.

AGRADECIMENTOS: CNPq- Processo 455654/2012-3

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: http://www.abenge.org.br/CobengeAnteriores/2005/artigos/SP-11-95345990859-1117766787282.pdf
Avaliação-Novos Tempos, Novas Práticas RABELO, E. H. Petrópolis, R.J., Vozes, 1998.
PARÂMETROS Curriculares Nacionais (PCN) – Ensino Médio; Ministério da Educação, 1999.