11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: Aplicação de jogos pedagógicos no Ensino Médio

AUTORES: Osajima, J.A. (UFPI) ; Furtini, M.B. (UFPI) ; Abreu, Y.K. (UFPI) ; Maia, R.P. (UFPI) ; Souza, J.S.N. (UFPI)

RESUMO: O presente trabalho expõe o estudo desenvolvido junto aos alunos de ensino médio, objetivando divulgar a Química de uma maneira mais versátil e acessível, demonstrando ainda a importância do lúdico ao ensino. Foram apresentados e jogados com os alunos do ensino médio quatro jogos de tabuleiro diferentes contendo assuntos de Química diversos. Estes jogos foram elaborados pelos alunos do primeiro ano dos cursos de licenciatura em Ciências biológicas e Engenharia Florestal. Dentre os resultados obtidos pode-se observar que jogos com apresentação visual mais elaborada, linguagem de forma clara e com bom intervalo de duração auxiliam no ensino aprendizagem dos alunos entrevistados. Portanto, quanto mais os jogos se aproximarem das características acima, maior sua aceitação em sala de aula.

PALAVRAS CHAVES: Jogos; ensino médio; ensino de Química

INTRODUÇÃO: A Química é uma disciplina que faz parte da grade curricular do ensino fundamental e médio, sua aprendizagem deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada (PCN's. MEC/SEMTEC, 1999). Antigamente acreditava-se que a aprendizagem ocorria pela repetição de informação e qualquer tipo de insucesso do aluno era responsabilidade unicamente do mesmo, contudo, hoje o insucesso dos alunos também é considerado consequência do trabalho do educador, que deve não apenas ser o gerador de informações, como também garantir o interesse do aluno pelo tema abordado, nesse contexto, o jogo didático ganha espaço como meio motivador e complementar ao processo de aprendizagem sempre que estimula o estudante e auxilia o educador no processo de ensino (CUNHA, 2012; Kishimoto, 1996,). Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi expor a opinião de alunos do Ensino Médio sobre quatro jogos de tabuleiros abordando temas referentes à Química e apresentar as características necessárias para motiva-los no processo de ensino-aprendizagem de Química.

MATERIAL E MÉTODOS: Para realizar este trabalho foi escolhido uma escola estadual da cidade de Bom Jesus, a escolha da escola foi devido a disposição de horários e cooperação por parte da escola. A turma escolhida para participar a do segundo ano do ensino médio, devido aos temas que os jogos abordavam, pois segundo o currículo do ensino médio este alunos já teriam estudo tais conteúdos de Química no primeiro ano. Realizou-se uma aula para a aplicação de quatro jogos de tabuleiro, intitulados “Trilha na Floresta”, “Jogo de Química”, “Tabuleiro Químico”, “Maleta Química”, elaborados por alunos de 1º período dos alunos de graduação da Eng. Florestal e Ciênc. Biológicas da UFPI e o “Jogo da Química”,elaborado por alunos do ensino médio do Colégio Técnico de Bom Jesus, o qual fez parte do PIBIC-EM de 2012 . Antes do inicio da aplicação do jogo foi explicado as regras de cada jogo a fim de evitar erros durante a execução. A pesquisa foi realizada com 21 alunos e o instrumento utilizado foi um questionário aplicado depois da aplicação dos quatro jogos além de perguntas feitas ao longo da realização dos jogos e percepção da reação dos grupos na recepção de cada jogo. O questionário foi composto por oito questões, sendo quatro dissertativas e quatro objetivas: 1-Marque o jogo de tabuleiro que você mais gostou: ()Trilha na Floresta()Tabuleiro Químico()Jogo de Química() Maleta Química 2-Por que você gostou mais do jogo assinalado acima? 3-Qual o jogo que você menos gostou? () Trilha na Floresta () Tabuleiro Químico() Jogo de Química () Maleta Química 4-Por que você não gostou? 5-Quais são os temas de Química que foram apresentados nos jogos? 6-Quais são as dificuldades encontradas nos jogos? 7-O que você gostaria que mudasse nos jogos? 8-Escreva sugestões:Como que você gostaria que fosse essa aula.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com os resultados obtidos, o jogo que apresentou melhor aceitação foi o da “Trilha na floresta”, com 47,61% dos votos, que segundo os alunos foi o jogo que mais proporcionou interação entre eles, além de apresentar perguntas bem elaboradas, somado ainda ao fato de ser o jogo que mais se destacava esteticamente. O segundo lugar ficou com o “Tabuleiro Químico” (28,57%), seguido pelo “Jogo da Química” (23,80%). Quanto à rejeição, o jogo que apresentou o maior percentual foi o “Tabuleiro Químico” (42,85%), os outros jogos apresentaram-se da seguinte forma: “Jogo da Química” com 28,57%, “Trilha na Floresta” com 19,05% e “Maleta Química” com 0,1%. O maior índice de rejeição foi explicado pelos estudantes por causa das perguntas, que segundo eles eram mais difíceis, era um jogo pequeno e que apresentava pouca duração, principalmente pela existência de uma casa que avançava oito casas. Outro fator muito importante percebido durante a brincadeira está no jogo “Maleta Química”, que as cartas presenteavam ao estudante que acertava algumas questões com a retroação de casas, por esse motivo muitos deles erravam a questão de propósito, para não ter que voltar nenhuma casa. Quanto às dificuldades encontradas no jogo, a maior dificuldade encontrada foi lembrar o conteúdo de química (76,19%), seguido pela relação da Química e o cotidiano (23,56%) e ainda houve quem não encontrasse dificuldade nos jogos (0,05%). Todos os alunos gostaram de jogar esses tipos de jogos, afirmaram que conseguiram relembrar muitos tópicos da disciplina e até entender alguns assuntos e ainda garantiram que algumas informações adquiridas no jogo serão difíceis de ser esquecidas, e todos os avaliados gostariam da adoção desse tipo de jogo em sala de aula.

CONCLUSÕES: Sendo a química uma matéria em que muitos alunos têm dificuldade no aprendizado mostra-se necessária a inserção de instrumentos pedagógicos diferenciados que adotem as abordagens lúdicas e educativas associadas ao fato de que estes jogos devem apresentar-se de forma clara, com regras fáceis e duração razoável além de uma estética apropriada para garantir o interesse dos jogadores.

AGRADECIMENTOS: CNPq Processo: 455654/2012-3

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PARÂMETROS Curriculares Nacionais (PCN) – Ensino Médio; Ministério da Educação, 1999.
KISHIMOTO, T.M. O jogo e a educação infantil. In (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 1996.
Cunha, M.B.;Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula;Química Nova na Escola,Vol. 34, N° 2, 2012, p. 92-98