11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: Educação Ambiental como Tema Gerador de Competências para Docência em Ciências Naturais

AUTORES: Vieira Carvalho Oliveira Marques, C.V. (UFMA) ; Brasil de Oliveira Marques, P.R. (UFMA) ; Salazar Queiroz, T.L. (UFMA) ; da Silva e Silva, F. (UFMA) ; Silva Nunes, E. (UFMA) ; Alves Silva, L.D. (UFMA)

RESUMO: O presente trabalho baseou-se na abordagem de pesquisa qualitativa buscando utilizar a educação Ambiental para gerar discussões em uma escola de ensino Fundamental da cidade de Codó como também acompanhar a estruturação reflexiva de identidades docentes pela prática da pedagogia de projetos que fomentam o desenvolvimento de competências nos docentes em formação do curso de licenciatura em Ciências Naturais do Campus de Codó – UFMA. O acompanhamento dos trabalhos revelou contribuições significativas para a formação de cidadãos críticos, criativos e participativos no seu papel com cidadão, além de ter proporcionado o desenvolvimento de um amadurecimento informativo-científico e emocional em um número significativo de alunos da escola.

PALAVRAS CHAVES: Educação Ambiental; Ensino de Ciências; formação docente

INTRODUÇÃO: Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências da Natureza aplicados ao Ensino Fundamental, o ensino de ciências deve ser orientado no sentido que os alunos correlacionem os conteúdos trabalhados em sala de aula com as experiências cotidianas através da integração de conhecimentos dos saberes das disciplinas e dos temas sociais. A inserção destes temas nas atividades pedagógicas deve ter como objetivo principal a formação do cidadão crítico e participativo além de despertar a compreensão das diferentes relações entre o homem e os fenômenos naturais sob os aspectos de ser integrante e agente transformador. A educação ambiental, então, se constitui numa ferramenta poderosa de apoio à preservação e proteção de água de qualidade para as futuras gerações. Educar sobre o meio ambiente, para o meio ambiente, no meio ambiente e a partir do meio ambiente tem colocado a educação ambiental na perspectiva de construtora dos fundamentos para uma sociedade sustentável mais justa e humana. Atividades interdisciplinares vêm se apresentando eficazes na didática do Ensino de Ciências da natureza, pois possibilitam a integração de vários saberes das áreas especificas de conhecimento, ratificando de forma efetiva a interligação inerente entre áreas que compõem a área. Dentre o exposto, este trabalho teve por objetivo propiciar a educação ambiental em uma escola municipal da cidade de Codó Maranhão através de atividades desenvolvidas nas dimensões de formação de futuros professores vislumbrando a simetria invertida no que tange o “fazer ciência” utilizando os procedimentos próprios da ciência, suscitando situações coletivas e individuais, estabelecendo um processo de troca que gera novas indagações.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho baseou-se na abordagem de pesquisa qualitativa buscando utilizar o tema água para gerar discussões em uma escola de ensino Fundamental da cidade de Codó como também acompanhar a estruturação reflexiva de identidades docentes pela prática da pedagogia de projetos que fomentam o desenvolvimento de competências nos docentes em formação do curso de licenciatura em Ciências Naturais do Campus de Codó – UFMA. O movimento dos trabalhos se constitui em etapas distintas, com coleta de dados obtidos por meio de observação guiada do desenvolvimento das competências dos licenciandos, sendo também constituída por aplicação de entrevistas, questionários e gravação com posterior análise das atividades. Primeiramente, trabalhou-se com os licenciando na academia, estabelecendo-se questões de pesquisa baseado na problemática Água na perspectiva de desenvolver atividades que contemplassem a transposição didática para a etapa do Ensino Fundamental. Estas questões funcionaram como norte para reflexão da atividade docente para suscitar discussões e conscientização da problemática e na sequencia gerar possibilidades de soluções advindas das sugestões dos alunos. Desta forma, foram elaboradas ações destinadas a escola e outras ações no âmbito acadêmico para contemplar a parceria universidade-escola. Dentre as atividades, destaca-se: palestras do dia mundial da água, oficinas de controle e combate da dengue, oficinas de medição de pH da água, oficinas sobre tratamento da água com material alternativo. A culminância das atividades foi promovida nos espaços do campus da universidade em comemoração ao dia mundial da água. Durante a culminância, foram coletadas concepções dos alunos do Ensino Fundamental sobre a temática e também dos professores da referida escola.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Todo o trabalho teórico-prático dos licenciandos do curso de ciências naturais participantes deste projeto foi supervisionado pelo coordenador do projeto e demais professores componentes da equipe executora com regulação continua. A atuação dos licenciandos no projeto buscou pontuar em colaboração com o conteúdo trabalhado nas disciplinas de ciências ofertadas aos alunos do ensino fundamental de sexto ao nono ano através de levantamento prévio do rol de conteúdo ministrado pelos professores da escola. As oficinas buscaram interagir com os alunos da escola municipal despertando a curiosidade e as percepções destes sobre a problemática da poluição e do uso racional da água levantando também em todos os momentos das atividades do projeto o contexto da realidade da comunidade escolar. Os alunos da escola mostram-se interessados e participativos nas atividades de oficinas propostas pelo projeto. A mobilização de conhecimentos apropriados para compreensão e ação de forma qualificada no contexto em que os alunos se inserem é uma das competências esperadas do egresso do curso, o que vem sendo percebido pela execução das atividades do projeto. Sendo assim, a forma como a construção do conhecimento foi proposto neste projeto, pode proprocionar uma efetivas contribuições no aprendizado dos alunos tanto no que tange a formação ambiental como na construção da praxis docente.

CONCLUSÕES: A aplicação deste projeto se mostrou eficiente tanto no processo de formação de futuros docentes como no processo de ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental da escolar municipal Remy Archer da cidade de Codó-Maranhão, uma vez que percebeu-se o despertar da atenção dos alunos, como também a motivação e a relativa apropriação de conhecimentos sobre educação ambiental necessários a esta comunidade escolar, para a formação de cidadãos críticos, criativos e participativos no seu papel com cidadão, além de ter proporcionado o desenvolvimento de um amadurecimento informativo-científico.

AGRADECIMENTOS: Escola Municipal Remy Archer, FAPEMA

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARVALHO, A. M. P., GIL-PEREZ, D. Formação de Professores de Ciências, 2003.
MEC. Educação Ambiental: aprendizes de sustentabilidade. Brasília, 2007.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Programa Nacional para Educação Ambiental, 2005.