11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE CURRÍCULO ESCOLAR

AUTORES: Izarias, N.S. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG)) ; Izarias, B.B. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG))

RESUMO: A presente pesquisa, tem como objetivo conhecer a atual concepção do professor sobre o currículo escolar, bem como as suas inter-relações com a reestruturação curricular e com o sistema de avaliação do MEC. Como metodologia, executou uma observação participante e aplicou-se questionário pré-estruturado, realizou-se análise e sistematização dos resultados obtidos. Para os professores, as avaliações realizadas por órgão oficiais, cobram conhecimentos que as escolas brasileiras não estão preparadas para oferece. E, que o currículo escolar é o eixo norteador da docência e da aprendizagem, englobando conteúdos que possibilita ao aluno a reflexão sobre seu meio, auxilia a tomar decisões que melhore sua qualidade de vida, ou seja, deve ser integrado ao seu cotidiano.

PALAVRAS CHAVES: Currículo; Educação; Reestruturação curricular

INTRODUÇÃO: O sistema educacional brasileiro está vivendo um amplo movimento de reforma curricular e de avaliação educacional em todos os níveis do ensino (MARTINES, 2005). O MEC e o Conselho Nacional de Educação divulgam Diretrizes para a estruturação e implementação do sistema. Dentre tais diretrizes, destacam os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e do Ensino médio (Brasil / MEC / SEF, 1997; 1999a, 1999b.), entre outros bem como Sistema Nacional de Avaliação do Ensino básico – SAEB - e o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. A elaboração de um discurso sistematizado e reflexivo sobre o currículo escolar, ganhou forças no Brasil a partir da década de 80 com os debates de vários pensadores da Educação, dentre eles Paulo Freire, o currículo começou a adquirir o formato atual. Com um conteúdo curricular comprometido com as camadas mais pobres da população, o que não ocorria anteriormente (MARTINES, 2005). A concepção de currículo foi influenciada durante a história, Moreira e Candau (2007), relatam que: “Fatores socioeconômicos, políticos e culturais foram os atributos, para que atualmente o currículo seja entendido como: (a) os conteúdos a serem ensinados e aprendidos; (b) as experiências escolares de aprendizagem a serem vividas pelos alunos; (c) os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais; (d) os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino”. Considerando o fazer pedagógico da escola, buscou-se conhecer como se dá a atual concepção do professor sobre o currículo e suas relações com a reestruturação curricular da educação.

MATERIAL E MÉTODOS: Realizou-se um levantamento bibliográfico referente às concepções atuais da educação brasileira e construção do currículo escolar; Logo, realizou-se uma observação participante: a) participação de reunião pedagógica; b) discussões informais na sala de professores, e em sala de aula com alunos a cerca da estrutura do currículo escolar; Aplicou-se questionário estruturado á professores de física, química e biologia do colégio Estadual Alfredo Nasser da cidade de Uruaçu- GO. Após a sistematização do questionário ocorreu a análise e interpretação dos resultados obtidos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Nas respostas dos professores há dúvidas e incertezas quanto o que realmente seja currículo escolar, e o que o MEC espera, das avaliações que cobram resultados de conhecimentos que seria fruto de uma realidade de ensino, aquém da ofertada no Brasil. Sendo assim como ministrar tantos “conteúdos curriculares” necessários a contemplação das habilidades e competências exigidas nos processos avaliativos? Os professores atribuem a culpa da ineficiência da aplicação de um currículo, voltado para o desenvolvimento de habilidades e competências a: a) a família escolar, a qual não está preparada para a leitura e praticas científicas questionadoras envolvendo as vivencias cotidianas do aluno em casa. b) o sistema ainda esta voltado para a cópia do conhecimento e não na construção do mesmo; c) uma imensa gama de conteúdos necessário para a compreensão dos fenômenos sociais e naturais para pouco tempo de estudo, entre outros. Para os professores o currículo escolar é o eixo norteador da docência e da aprendizagem, ele engloba conteúdos que possibilita ao aluno a reflexão sobre seu meio, tomar decisões que melhore sua qualidade de vida, ou seja, deve ser integrado ao seu cotidiano. Gonzáles (2007) afirma que “vêm crescendo as sensibilidades para com o currículo das escolas, porque percebemos que a organização curricular afeta a organização do trabalho do professor e do educando”. No nosso sistema educacional, a estrutura das escolas é rígida, disciplinada, normatizada, segmentada, em níveis, séries, departamentos e hierarquias, dificultando a correlação entre currículo disciplinar e as habilidades e competências (FERNANDES, 2007). Essa segmentação do conhecimento dificulta principalmente as áreas das ciências, por necessitar comprovar compreender fenômenos interdisciplinares.

CONCLUSÕES: Percebe-se que os professores, veem a necessidade de mudanças curriculares. Acreditam que, ser necessário investimento, além de capacitar os professores dentro nova tendência. No discurso sobre a construção do currículo escolar votado para a cidadania, foge do que é cobrado nos exames SAEB, ENEN e vestibulares. As cobranças do currículo por esses órgãos priorizam uma educação elitizada, com alunos que são acompanhados pelos pais, e uma escola com estrutura física, pedagógica, psicológica e acadêmica voltada para a construção do conhecimento de forma científica e dinâmica.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, MEC / Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares nacionais. Primeiros e segundos ciclos do Ensino Fundamental. Brasília, 1997.

_______, MEC / Referenciais para a formação de professores. Brasília, 1999a.

_______, MEC / Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Brasília 1999b.

FERNANDES, U. O currículo na encruzilhada pós-moderna – Um estudo de caso de uma escola pública Paulistana. Dissertação. Faculdade de Educação da USP. São Paulo, 2007.

GONZÁLES A, M. Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o Currículo. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Brasília: 2007.

MARTINES, E.A.L. O currículo possível para na educação superior: Estudo sobre o curso de Biologia em uma universidade amazônica. Tese. Faculdade de Educação da USP. São Paulo, 2005

MOREIRA, A. F. B e CANDAU, V. M. Indagações sobre o currículo do ensino fundamental. Caderno 17 - salto para o futuro. In: GONZÁLES ARROYO, M. Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o Currículo. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Brasília: 2007.