11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: UM ESTUDO DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAL NO RIO ESPINHARAS NA CIDADE DE PATOS-PB

AUTORES: Ferreira Dantas Filho, F. (UEPB) ; Lucena Trajano, L. (UEPB) ; Carvalho de Souza, S. (UEPB) ; de Souza Lima, I. (UEPB) ; Damião de Medeiros, G. (UEPB) ; Garcia Ferreira, A. (UEPB)

RESUMO: A presente pesquisa teve como objetivo estudar os problemas ambientais do rio Espinharas, bem como as transformações produzidas pelo homem focalizando ainda a problemática do lixo no rio, da falta de esgotamento sanitário, da degradação da mata ciliar, da canalização do rio, da plantação de capim no leito do mesmo como criação de animais e também da erosão. A construção deste trabalho possibilitou a aquisição de um conhecimento mais aprofundado sobre o mencionado rio e seus problemas ocorrentes, além de que ampliou o anseio de pesquisar e aprofundar os conhecimentos teórico-práticos referentes à convivência do ser humano com o Meio Ambiente e a participação da comunidade na poluição ou preservação do ambiente.

PALAVRAS CHAVES: Meio Ambiente, ; Degradação; Rio Espinharas

INTRODUÇÃO: A história da humanidade revela que a interação do homem com o meio ambiente tem sido desastrosa. Pouca gente tem dimensão e conhecimento acerca dos danos que essas intervenções podem ocasionar ao meio ambiente e consequentemente nas suas vidas. Segundo Jacobi (2003), a relação entre o meio ambiente e a educação para a cidadania assume um papel cada vez mais desafiador, demandando a emergência de novos saberes para compreender processos sociais que gradativamente tornam-se mais complexos e riscos ambientais que se intensificam. O Município de Patos tem sofrido sérias degradações ambientais, principalmente no que diz respeito à Bacia Hidrográfica do rio Piranhas, da qual o rio Espinhara é integrante. Existe, portanto, uma necessidade de se buscarem conhecimentos que visem a subsidiar decisões que contribuam com a sua conservação, principalmente por que segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) 86,44% o nosso Estado é semi-árido, precisando, dessa forma, que haja a implantação de uma adequada política de gestão de águas. Este trabalho tem por objetivo observar a importância da educação ambiental, nas suas diversas possibilidades, além de um repensar das práticas sociais em relação à prática de conservação do meio ambiente. Uma eficiente política de ação para conservar o meio ambiente, associada à ética socioambiental, que incorpore valores políticos emancipatórios, integram o projeto de cidadania democrática, reforçando a construção de uma sociedade justa e ambientalmente sustentável.

MATERIAL E MÉTODOS: O seguinte trabalho foi dividido em duas etapas: atividades de campo e atividades de laboratório. Na primeira etapa, foram realizadas visitas ao Rio Espinharas, em um percurso de aproximadamente 5 km, na zona urbana do município de Patos – PB. Foi realizado um mapeamento da área estudada e foram coletadas amostras de solo e da água para análises físico-químicas que ocorreram em cinco pontos do Rio Espinharas e a identificação de impactos socioambientais no leito e nas margens do rio tais como: ocupação irregular do solo, através de especulação imobiliária e de instalações industriais em área ambientalmente sensível; degradação ambiental, ocasionada pela destruição das matas ciliares; poluição doméstica, agrícola, hospitalar e industrial. Na atividade de laboratório foram realizadas as análises físico-químicas da água e do solo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram encontrados os principais problemas ambientais no rio espinharas tais como: ocupação irregular do solo, através de especulação imobiliária e de instalações industriais em área ambientalmente sensível; degradação ambiental, ocasionada pela destruição das matas ciliares; poluição doméstica, agrícola, hospitalar e industrial. Nos cinco pontos de coletas, os valores encontrados conforma a gráfico 1 demonstram o quanto à poluição está sendo prejudicial ao rio. O pH mostra que a água está ligeiramente alcalina, consequência da alta concentração de sais tais como cálcio, magnésio, sódio e potássio. Num processo de cadeamento, a condutividade elétrica, que mede a quantidade de íons, tem se tornado muito alta, tornando a classificação da água imprestável até para a irrigação. Os resultados das análises químicas do solo, como estão demostras na gráfico 2 realizadas nos cinco pontos do solo do rio Espinharas, apresentou pH maior que 7 e, de acordo com esse dado, o solo está alcalino e com alta concentração de sais(cálcio, magnésio, sódio e potássio). Verificamos também que a textura (granulometria) do solo do rio Espinharas apresenta uma porcentagem muito alta de areia, em relação aos outros componentes. Nesse aspecto, o solo encontra-se mais vulnerável à erosão e ao assoreamento. Para agravar a situação, essa areia é retirada para ser usada na construção civil.

gráfico 1

Classificação química da água

gráfico 2

Micronutrientes indispensáveis para qualquer cultura agrícola

CONCLUSÕES: Atividades antrópicas aliadas à falta de consciência por parte da população, a ausência de fiscalização e a omissão dos poderes públicos são fatores que contribuem significativamente para intensificação dos processos de degradação deste rio. Sendo assim, portanto, cabem aos demais seguimentos da sociedade junto ao poder público (secretarias municipais, estaduais e federais) fiscalizar e cobrar dos órgãos gestores do meio ambiente para que sejam efetivadas as alternativas para diminuir o impacto da atuação negativa dos agentes que poluem o rio Espinharas.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CAGEPA, Companhia de Água e Esgoto da Paraíba. Situação o esgotamento sanitário a cidade de Patos – PB. Patos, 2011.

EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Estudo Sobre a Região Semiárida da Paraíba. Campina Grande, 2011.