Autores

Martins Junior, F.R.F. (UECE)

Resumo

O Ensino de Química deve propiciar a evolução das concepções prévias oriundas das estruturas cognitivas dos estudantes, para tanto a utilização de mapas conceituais no estudo desta ciência, deve colaborar com este fim. Permitiu-se este pressuposto através de pesquisa que relacionou o Ensino de Química ao uso de mapas conceituais, numa turma de 15 licenciandos em química na UECE de Limoeiro do Norte, no Ceará. Cada licenciando através da mediação didático- pedagógica do professor, utilizou o software Cmap Tolls e através de um estudo prévio, elaborou os próprios mapas conceituais baseados em diferentes temas químicos. Os resultados apontaram que o uso de mapas conceituais é uma metodologia que oportuniza uma adequada transposição didática de conteúdos químicos por meio da evolução conceitual

Palavras chaves

Mapas Conceituais; Metodologia em Química; Ensino de Química

Introdução

Os objetivos desta pesquisa são: I. Contribuir com a (re)significação e ou/ renovação de Ensino de Química; II. Estimular a utilização de diferentes metodologias no Ensino de Química; III. Promover a evolução conceitual de temas químicos. Estes objetivos se justificam pois, a química como sendo uma ciência de natureza abstrata, necessita de um adequado tratamento para a realização de seu estudo. Faz-se necessária representação hipotética (modelagem, experimentação, utilização de simuladores, softwares educacionais entre outros), que simulem a realidade constitucional da matéria, no que diz respeito a sua constituição, estrutura, transformação e energia envolvida na transformação. De acordo com Martins Júnior (2013, p. 118) “[...] O ensino de Química tem sido motivo de muitas discussões e debates, em relação à forma de apresentar e trabalhar conteúdos, com a intenção de possibilitar a sua compreensão”. Neste contexto o professor de química em formação pode utilizar de diferentes metodologias e/ou técnicas que, (re)signifiquem as concepções prévias de seus alunos. Tal postulado está em conformidade com a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, onde a nova informação é relacionada não arbitrariamente as concepções prévias situadas na estrutura cognitiva do educando (AUSUBEL, 1982). Partindo das concepções prévias dos estudantes, que podem ser caracterizadas por meio de uma atividade ou avaliação a serem aplicadas para os estudantes, o professor ao exercer a sua “práxis”, mediará a evolução destas concepções com vistas a convertê-las em conhecimento cientifico. Tal processo pode ocorrer através de uma adequada transposição didática, a ser efetuada pela utilização de uma metodologia que oportunize este processo, como o uso de mapas conceituais.

Material e métodos

O procedimento técnico da pesquisa possuiu caráter experimental, pois os licenciandos estudaram previamente textos didáticos acerca dos mapas conceituais como metodologia de ensino, discutiram e argumentaram seus pontos de vista acerca da utilização desta ferramenta, para isto sintetizaram tabelas e utilizaram o software Cmap Tools na elaboração dos mapas conceituais. Esta pesquisa foi realizada durante a disciplina de Tópicos Especiais em Química, ministrada durante o semestre letivo 2013.2, para uma turma de 15 licenciandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará campus FAFIDAM na cidade de Limoeiro do Norte, no interior do Ceará. Optou-se por este campo e público de pesquisa, por se tratarem de um curso de formação de professores, que estão sujeitos a uma formação voltada para o suprimento de necessidades formativas. (CARVALHO e GIL-PÉREZ, 2006) A pesquisa envolveu três etapas, a saber: Inicialmente a turma de licenciandos em química tomou conhecimento acerca dos mapas conceituais, como possível ferramenta educacional, pela leitura de textos acerca do assunto. 2ª etapa – Síntese das Tabelas A 2ª etapa da metodologia consistiu na elaboração de tabelas, que informassem os pontos mais marcantes acerca do estudo realizado sobre os textos e as discussões acerca dos mapas conceituais. 3ª etapa – Estudo do software Cmap Tools e elaboração dos mapas conceituais Etapa última da metodologia da pesquisa, em que o professor da disciplina de Tópicos Especiais em Química, através da mediação por meio de intervenções crítico-reflexivas, orientou a turma de 15 licenciandos na instalação e manuseio do software Cmap Tools, com vistas à criação de mapas conceituais.

Resultado e discussão

Os resultados da pesquisa fazem referência às três etapas metodológicas da pesquisa, contendo um comentário de um licenciando referente a 1ª etapa, uma tabela sintetizada por outro licenciando, referente a 2ª etapa e a um mapa conceitual elaborado por um licenciando, referente a 3ª etapa. Resultado e discussão da 1ª etapa metodológica Comentário Licenciando A “Educar é uma tarefa árdua, assim como ser educado, são muitas formulas, conceitos, regras que acabam não sendo assimilados, mas sim memorizados, o que os tornam incapazes de relacioná-los com outros conceitos. Visando melhorar essa situação foi desenvolvido o mapa conceitual, o qual relaciona os conceitos entre si permitindo ao aluno relacionar um novo conceito a um por ele já assimilado. O mapa conceitual é de grande importância, pois permite uma melhor organização do conteúdo a ser explanado, pode ser produzido pelo professor e o aluno o que possibilita o aumento da relação professor/aluno melhorando o rendimento da aula, o que leva leva o educador a fazer uso da tecnologia, melhorando o ambiente de trabalho, tornando-se um professor dinâmico, criativo e inovador, o que a nossa educação está precisando”. Resultado e discussão da 2ª etapa metodológica Vide link "INCLUIR UMA FIGURA" Resultado e discussão da 3ª etapa metodológica Vide link "INCLUIR UMA FIGURA"

Figura da 2ª etapa

Tabela referente a 2ª etapa metodológica da pesquisa

Figura 3

Mapa conceitual referente a 3ª etapa metodológica da pesquisa

Conclusões

O processo de propiciar a evolução conceitual de temas químicos é complexo, dinâmico e realizado em um ambiente de colaboração, onde através da mediação crítico-interventora do professor de química, o aluno adquire experiências subjetivas de aprendizagem, por meio de uma tarefa desafiadora a ser realizada conjuntamente com os outros estudantes, e as tecnologias de informação e comunicação (software Cmap Tools no caso). O uso de mapas conceituais constitui-se como uma metodologia diferenciada a ser utilizada por professores de química que se considerem permanentemente em formação.

Agradecimentos

Referências

MARTINS JUNIOR, F. R. F.; SILVA, M. G. V.; In: LIMA, I. B. (Org.). A teoria e a experimentação aplicadas ao estudo das leis ponderais da matéria para a promoção de aprendizagem. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2013. p. 118-124.

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

CARVALHO, A.M P; GIL-PÉREZ, D. Formação de Professores de Ciências. São Paulo, Cortez, 2006.