Autores

da Costa Ramos, G. (UEPA/UFPA) ; Almeida Watanabe, L. (UFPA/ SEDUC-PA) ; Rodrigues Moura, S. (UFPA/ SEDUC-PA) ; Ramos Felipe, E. (UFPA) ; Mizael Lopes de Freitas, A. (UFPA/ SEDUC-PA) ; Letielle Gama de Freitas, B. (UFPA) ; Maria Vasconcelos de Castro, S. (UEPA)

Resumo

Os espaços não formais institucionalizados são ambientes que dispõe de planejamento, estrutura física e monitores qualificados para a prática educativa. Por isso o presente trabalho teve como objetivo verificar se o CCPP (Centro de Ciências e Planetário do Pará) contribui para a formação educacional em química dos alunos da Escola Estadual David Salomão Mufarrej. O mesmo foi desenvolvido através da aplicação de um questionário com os professores da referida escola. Portanto, os espaços não formais institucionalizados contribuem para a formação educacional dos alunos, pois, segundo os professores ampliam o conhecimento e aproxima os mesmos, assim como completam as questões teóricas vistas na escola e auxiliam na didática e metodologia de ensino.

Palavras chaves

Espaços não formais; institucionalizados; CCPP

Introdução

A Constituição Brasileira e a Legislação de Ensino ressaltam que a educação deve ser voltada para a formação de cidadãos. Além disso, a função social da educação tem sido defendida pelos educadores, por esse motivo o ensino de ciências deve estar em busca de formar cidadãos aptos a desenvolver o seu papel em sociedade. E essa função social só poderá ser alcançada a partir do momento em que houver a interligação dos conhecimentos. A educação por sua vez não acontece apenas no universo escolar, podendo ocorrer a todo tempo, pois o ser humano é capaz de desenvolver o processo de aprendizagem a partir das vivências estabelecidas. Para Gohn (1997), a educação é uma forma de ensino/aprendizagem adquirida ao longo da vida do cidadão, pela leitura, interpretação e assimilação dos fatos, eventos e acontecimentos, que os indivíduos fazem de forma isolada ou em contato com grupos e organizações. Os espaços não formais institucionalizados são ambientes que dispõe de planejamento, estrutura física e monitores qualificados para a prática educativa dentro deste espaço (JACOBUCCI, 2008). Esses ambientes são caracterizados por sua estrutura técnico-científica; desta forma pode-se considerar como espaços institucionalizados os ambientes como Museus, Centros de Ciências, Planetários, Zoológicos, Observatórios, entre outros. Esse trabalho teve como objetivo verificar se o Centro de Ciências e Planetário do Pará contribui para a formação educacional em química dos alunos da Escola Estadual David Salomão Mufarrej.

Material e métodos

A pesquisa teve um caráter qualitativo e quantitativo o que proporciona um maior nível de credibilidade e validade nos resultados da pesquisa evitando assim, o reducionismo por uma só opção de análise (OLIVEIRA, 2010). Essa pesquisa foi desenvolvida através da aplicação de questionários que foram direcionados a três professores da Escola Estadual David Salomão Mufarrej, em Belém capital do Estado do Pará. Os professores são frequentadores desse espaço juntamente com seus alunos. Assim buscamos verificar se o Centro de Ciências e Planetário do Pará contribui para a formação educacional em química dos alunos da escola Estadual David Salomão Mufarrej.

Resultado e discussão

A primeira questão deste questionário era se essa era a primeira visita ao CCPP e todos os participantes da pesquisa responderam que não. Como essa não foi à primeira visita, estes então passaram para a terceira pergunta. Que buscava identificar o que eles encontraram de diferente no espaço do CCPP. E eles responderam: Participante A: Boa educação dos funcionários e monitores e domínio de conteúdo. Participante B: Os equipamentos físicos. Participante C: Novas dinâmicas e apresentações. Todos os professores responderam que o espaço do CCPP contribui para a formação das pessoas que o frequentam. Assim como contribui para a formação em química dos seus alunos da seguinte forma: Participante A: Amplia a conhecimento e aproxima os mesmos. Participante B: Completa as questões teóricas vistas na escola. Participante C: Didática e metodologia de ensino. Os participantes da pesquisa responderam que desejam visitar outros espaços educativos diferentes do ambiente escolar. E eles especificaram: Participante A: Bibliotecas, teatros e outros. Participante B: UFPA, IFPA e Museus. Participante C: Outros Centros de Ciências, Cúpulas e Ambientes abertos. Todos os professores responderam que o CCPP atinge seu objetivo que é proporcionar um ambiente que leva a educação a todos os níveis de ensino e pessoas.

Conclusões

Portanto, os espaços não formais institucionalizados como no caso do CCPP contribuem para a formação educacional em química dos alunos da Escola Estadual David Salomão Mufarrej, pois, segundo os professores ampliam o conhecimento e aproxima os mesmos, assim como completam as questões teóricas vistas na escola e auxiliam na didática e metodologia de ensino.

Agradecimentos

A Deus, ao Centro de Ciências e Planetário do Pará, aos professores da escola Estadual David Salomão Mufarrej e a orientadora Sinaida Vasconcelos.

Referências

GOHN, M.G. Educação Não-Formal no Brasil: anos 90. São Paulo: Cidadania /textos, n.10, 1997.

JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Em Extensão, Uberlândia, v.7, p.55-66, 2008.

OLIVEIRA, M. M.. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2010.