Autores

Acácio, R.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Silva, C.B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS) ; Oliveira, E.L.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS) ; Silva, K.B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS) ; Santos, A.F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS)

Resumo

A inserção de práticas lúdicas no ensino de química tem se mostrado uma ferramenta metodológica facilitadora do processo de ensino e aprimoramento da aprendizagem. O objetivo do trabalho foi abordar a construção de moléculas a partir do assunto de geometria molecular. A aula foi realizada através da abordagem teórica do conteúdo de geometria molecular, seguido da construção de moléculas com materiais de baixo custo. Foi possível notar as dificuldades dos alunos diante do assunto de geometria molecular, e como essa foi sendo minimizada no decorrer da aula teórica através da participação ativa dos alunos que ficou evidente na prática lúdica. Portanto, notou-se que o desenvolvimento da aula teórico com a prática lúdica possibilitou um melhor aprimoramento do ensino e aprendizagem do assunto.

Palavras chaves

Geometria molecular; Ensino; Prática lúdica

Introdução

Muitos conteúdos de química são visto como complexos, dentre eles destaca-se o assunto de geometria molecular, que é um dos que causam a insatisfação de muitos alunos de ensino médio dentro da sala de aula, o que acarreta numa visão de uma disciplina monótona e cansativa dificultando a prática docente. Dentro dessas premissas, o sistema pedagógico visa à necessidade de buscar novas vertentes que possam fornecer subsídios, que intensifiquem a utilização de recursos metodológicos alternativos que possam auxiliar o docente durante suas aulas (LEAL et al., 2013). Assim trabalhar a teoria fazendo uso de uma dinâmica que visa à prática lúdica, passa a ser uma alternativa pedagógica importante para a concretização do exercício do educador (LIMA et al., 2014). Utilizar temas considerados complexos pelos discentes como geometria molecular, de forma mais prática através da construção lúdica, pode despertar no discente um senso critico e interação social favorecendo uma melhor absorção de conhecimento. Além de fornecer uma forma de transmitir assunto de maneira harmoniosa e proveitosa, despertando no educando habilidades que até então se apresentavam ocultas (SANTOS et al., 2013). Assim é obtida a interação professor–aluno que atua de forma benéfica no processo de ensinar e aprender. Desta maneira o presente trabalho teve o objetivo de abordar por meio da prática lúdica o conteúdo de geometria molecular no ensino de química para alunos do ensino médio auxiliando o ensino-aprendizagem.

Material e métodos

Foi realizada uma aula teórica e prática contextualizada para uma turma de 40 discentes do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Arapiraca - AL. A aula foi dividida em duas fases: a primeira fase foi à parte teórica elaborada através do livro didático com o assunto de geometria molecular contextualizada com materiais do cotidiano. Na segunda fase os discentes foram divididos em grupos, e estes desenvolveram uma prática lúdica de construção de modelos moleculares fazendo uso de bexigas coloridas e pilotos. Houve também a aplicação de um questionário que abordava fazer estrutura de Lewis, desenhar e identificar a geometria molecular de compostos como: SO2, SO3, H2O e CH4, e citar os pares de elétrons desemparelhados e emparelhados do átomo central dos compostos BF3; CO2; NH3. A aplicação do questionário ocorreu para analisar a absorção do conhecimento sobre as estruturas moleculares após a aula.

Resultado e discussão

Durante a apresentação da aula teórica foi observado que os alunos tinham dificuldades com o assunto de geometria molecular, mais se notou que no decorrer da aula os alunos conseguiram sanar suas dúvidas sobre o conteúdo, despertando um interesse maior tanto pela disciplina como também pelo assunto trabalhado de forma dinâmica e interativa com os demais colegas da turma e com o professor. Durante a prática lúdica se fortaleceu o aprendizado sobre o conteúdo, que foi trazido para a realidade do aluno instigando sua imaginação, interpretação e reflexão de forma continuada. A partir da confecção das formas de geometria molecular com balões, os alunos interagiram positivamente com o assunto, tornando a aula mais dinâmica e estimulante, fazendo com que os mesmos busquem mais informações em livros didáticas e se interesse mais pela disciplina de química. Os questionários demonstraram que os alunos compreenderam o assunto, respondendo as seguintes questões: (Q1) Desenhar a estrutura de Lewis e a geometria molecular dos compostos: SO2; SO3; H2O; CH4. (Q2) Cite o número de pares de elétrons emparelhados e desemparelhados do átomo central dos compostos: BF3; CO2; NH3. (Q3) Considerando a molécula de amônia, marque a alternativa correta: a) tetraedro regular; b) linear; c) piramidal. (Q4) Qual a geometria molecular do dióxido de carbono: a) linear; b) angular; c) tetraédrica. O percentual de acertos dos alunos por questão foi de 87,5% (Q1); 50% (Q2); 97,5% (Q3) e 75,0% (Q4). Assim se notou que a prática lúdica, atribuiu aos discentes mais propriedades na resolução das questões, o que tornou a aula bastante proveitosa, tanto na teoria quanto na prática lúdica.

Conclusões

Portanto, percebeu-se que promover aulas teóricas unidas a práticas lúdicas, auxilia o aprimoramento da prática docente e o desenvolvimento do discente, atribuindo habilidades fundamentais para sua formação. Pois foi possível perceber que os alunos compreenderam o conteúdo de geometria molecular, conseguindo determinar a geometria molecular dos compostos abordados no questionário, afastando a visão de um conteúdo complexo e atribuindo satisfação em aprender o assunto. Desta maneira, o processo de ensino-aprendizagem por meio da prática lúdica e a teoria, garantiu uma aula com mais interação dos discentes com a disciplina em torno da sua realidade.

Agradecimentos

À Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL e ao Grupo de Pesquisa em Química - GRUPEQ.

Referências

LEAL, L. P. S.; SANTOS, D. S. B.; OLIVEIRA, M. J. H. A. 2013. Jogos didáticos como ferramenta para o ensino de química. In. VII colóquio internacional “educação e contemporaneidade”, Universidade Federal de Sergipe, 2013, São Cristovão - SE/Brasil, 7., Anais...Educonse, São Cristovão – SE. p.6.

LIMA, E. C.; MARIANO, D. G.; PAVAN, F. M.; LIMA, A. A.; ARÇARI, D. P. 2014. Uso de Jogos Lúdicos Como Auxilio Para o Ensino de Química. Disponível em: http://unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/educacao_foco/artigos/ano2011/ed_foco_Jogos%20ludicos%20ensino%20quimica.pdf. Acessado em: Abril de 2014.

SANTOS, A. O.; SANTOS, H. B.; CRUZ, M. C. P. 2013.A experimentação e o jogo didático no ensino de ligação química: uma abordagem Eclética. In. VII colóquio internacional “educação e contemporaneidade”, Universidade Federal de Sergipe, 2013, São Cristovão - SE/Brasil, 7., Anais...Educonse, São Cristovão – SE. p.10.