Autores

Oliveira, E.L.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS) ; Silva, C.B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS) ; Silva, K.B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS) ; Costa, J.G. (EMBRAPA) ; Santos, A.F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS)

Resumo

O ensino-aprendizagem da bioquímica tem buscado aproximar a disciplina da vida do educando, minimizando a visão de uma disciplina complexa através da união teoria e prática. O objetivo do trabalho foi desenvolver o conteúdo de carboidratos de forma teórico-prática para alunos do campo. A aula teórica foi realizada através da exposição do assunto contextualizado com o cotidiano, seguido da realização da prática de identificação do amido nos alimentos. Observou-se no inicio que os alunos tinham dificuldades com conteúdo, mas no decorrer da aula estas foram sanadas sendo adquirida maior participação dos alunos inclusive nas práticas favorecendo o ensino-aprendizagem do conteúdo. Logo, trabalhar metodologias que dão qualidade ao ensino é relevante para educação e formação do cidadão.

Palavras chaves

Ensino; Carboidrato; Prática

Introdução

Os conteúdos de química tem importância fundamental na vida do discente, uma vez que, permite trabalhar à bioquímica que tem uma atuação relevante em diversos processos cotidianos que vão desde alimentação ao bom funcionamento do organismo. Assim diante das dificuldades dos discentes em compreender os conteúdos disciplinares engajados na sua realidade, o processo educacional tem direcionado sua atenção à contribuição que as práticas contextualizadas com o cotidiano podem fornecer, aproximando a disciplina da realidade (SOUZA at al., 2012; PIRES, 2011). O processo educacional evidência que o seu papel é mais que passar conhecimento, é formar um cidadão por meio de um ensino-aprendizagem que busca minimizar as dificuldades dos discentes, por meio da implementação de metodologias de ensino, que aprimoram a prática docente e instigam a vontade de aprender do aluno através da sua realidade, instigando a compreensão da grandeza da disciplina na prática e sua existência numa realidade cotidiana, atribuindo aos discentes habilidades e capacidades importantes para sua formação (LIMA e SILVA, 2013). Nestas perspectivas o presente trabalho visou realizar uma aula teórica prática de bioquímica abordando o assunto de carboidratos através da identificação do amido em alimentos aproximando disciplina da realidade.

Material e métodos

A aula teórica - prática foi realizada no laboratório multidisciplinar de química/UNEAL, localizada no município de Arapiraca – AL, onde foi trabalhada com uma turma de alunos do programa de educação do campo – PROCAMPO. A aula foi ministrada por graduandos do curso de licenciatura em química e biologia da UNEAL. A princípio foi aplicada a teoria abordando o conteúdo de carboidratos contextualizado com exemplos cotidianos para uma melhor compreensão da disciplina de bioquímica na vida do discente. Em seguida foi realizada a prática, onde os alunos foram divididos em grupos para identificar a presença do amido em alguns alimentos (fubá, arroz, macarrão, batata crua, sal e açúcar). Os alunos de cada grupo colocaram tubos de ensaio num suporte apropriado para esta vidraria, e estes tubos foram numerando-os de 1 a 6, em seguida com o auxilio de uma pinça foi inserido os alimentos nos tubos. Logo após foi adicionado água da torneira com o auxilio de um béquer em todos os tubos. Em seguida os tubos foram agitados e depois com conta gotas, foi adicionado cinco gotas do corante Lugol em cada tubo. Foi observada em cada tubo a cor formada, uma vez que, a coloração roxa indica presença de amido nos alimentos.

Resultado e discussão

A princípio percebeu-se que os alunos tinham dificuldade com disciplina de bioquímica devido à falta de interação e/ou participação no inicio da aula, mais no decorrer da mesma foi possível despertar um interesse pela temática trabalhada, por meio de exemplos cotidianos tais como: alimentos como o macarrão que indica em sua embalagem a presença de carboidratos dentre outros. Todos os exemplos foram contextualizados com a bioquímica mais precisamente o assunto de carboidratos no cotidiano, alcançando assim uma aula mais dinâmica e interativa, visto que, os alunos começaram a questionar, discutir e associar de forma positiva os conceitos mencionados no decorrer da aula com seu cotidiano, com isso aos poucos os alunos passaram a criar mais simpatia pela disciplina de bioquímica. Já no decorrer da aula prática foi observado que os alunos continuaram instigados com assunto, e que se mantiveram participativos no desenvolvimento da prática, o que favoreceu a troca de idéias e o trabalho coletivo fortalecendo a aprendizagem. No final da aula prática os alunos conseguiram identificar a presença do amido nos alimentos, através do aparecimento da coloração roxa na fubá, arroz, macarrão e a batata, enquanto que sal e açúcar apresentaram resultado negativo para a presença de amido, ou seja, não obtiveram a coloração roxa. Sendo assim os alunos conseguiram observar na prática o que foi abordada na teoria, propiciando mais estimulo a aprendizagem do assunto, além de favorecer a prática docente com uma proposta metodológica que demonstra o quanto esta disciplina é indispensável para a vida do discente.

Conclusões

Tendo em vista a importância da inserção de disciplina na realidade do educando, compreende-se que buscar novas ferramentas pedagógicas que auxiliem no processo de consolidação do aprendizado com práticas laboratoriais de baixo custo, possibilita uma aula mais interativa e prazerosa numa junção teoria e prática, que foi relevante para desenvolvimento do assunto de bioquímica para os alunos do campo, evidenciando a importância de trabalhar práticas voltadas para a realidade de vida do discente, despertando o pesquisador que há no mesmo.

Agradecimentos

A Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL e ao Grupo de Pesquisa em Química - GRUPEQ.

Referências

LIMA, D. L.; SILVA, C. C. 2013. Uso de atividades práticas no ensino de química em uma escola pública de Jataí Goiás. Itinerarius Reflectionis (Online). ISSN, 1807-9342, V. 2, N. 15.

PIRES, A. S. 2011. Bioquímica no livro didático de ensino médio: Um distanciamento da realidade do aluno?. Trabalho de conclusão de curso (Graduação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto alegre - RS, Brasil. p.41.

SOUZA, L. D.; ENÉAS, A. A. L.; OLIVEIRA, F. L. F.; PEREIRA, J. A.; GAMA, K. K. S.; SILVA, M. A.; MORAIS, M. Z. O. L. 2012. PIBID/UERN: o uso de aulas práticas e seminários expositivos como auxiliadores no processo de ensino-aprendizagem de química em uma escola de Mossoró-RN. Química: ciência, tecnologia e sociedade (ISSN: 2317-4978) Vol. 1, No. 2.