Autores

Nascimento, F.G.M. (UFAC/CARB)

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo introduzir o conceito de reações orgânicas, no caso a esterificação, bem como conhecer em locu projetos que envolvessem o desenvolvimento sustentável e geração de energia através da produção de biodiesel no Estado do Acre. Este projeto foi desenvolvido com alunos do 3º ano do Ensino Médio do colégio Adventista de Rio Branco –CARB e contou com a parceria da instituição estadual FUNTAC – Fundação de Tecnologias do Acre, fundação responsável pelo desenvolvimento de projetos na área de geração de energia e desenvolvimento sustentável. Através deste, foi possível aprimorar o processo de ensino aprendizagem através da temática ambiente, geração de energia e sustentabilidade.

Palavras chaves

Ensino; Sustentabilidade; Biodiesel

Introdução

Muitas reações orgânicas fazem parte do nosso dia a dia, mas, quando se fala em geração de energia é impossível não conhecer a reação de esterificação e a produção de biodiesel que se constitui em uma mistura de ésteres metílicos ou etílicos de ácidos graxos. A reação de transesterificação que lhes dá origem consiste na reação dos triglicerídeos presentes nos óleos vegetais ou gorduras animais com álcool em presença de catalisador. Os óleos vegetais usados podem ser de mamona, de dendê, de palma de soja, milho, amendoim, algodão, babaçu etc. Óleos de frituras também podem ser reutilizados, esse reaproveitamento é benéfico para o meio ambiente porque impede que esses óleos sejam lançados nas águas de rios, lagos, lençois freáticos ou contaminem o solo. No estado do Acre, através de projetos desenvolvidos pela FUNTAC, sementes como o murmuru, constituem-se uma excelente oleoginosa e geradora de biocombustível de boa qualidade. Vale ressaltar também que em regiões onde existem murmuru estão sendo instaladas usinas de produção do biocombustível como forma de favorecer o desenvolvimento sustentável. Desenvolver conceitos como reações orgânicas e a importância em nosso cotidiano fica mais evidente a partir do momento em que o aluno pode vivenciar o tema e entender que aquilo que estudamos em sala de aula tem um sentido, um significado. SANTOS & SCHNETZLER (2011) afirmam que a Química possibilita oportunidades ao aluno de conhecer e intervir no meio em que vive. O aprendizado de Química no ensino médio deve propiciar ao aluno tanto uma compreensão de processos químicos propriamente ditos, quanto a constituição de um conhecimento científico pautado em aplicações tecnológicas e nas suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas (BRASIL, 1999).

Material e métodos

O seguinte trabalho foi realizado mediante a introdução em sala de aula das principais reações orgânicas; em seguida foi marcada uma visita à FUNTAC onde teriam uma palestra sobre os projetos desenvolvidos pela instituição e a realização da produção de biodiesel e a produção de uma relatório da visita; na sequência, já em sala de aula, foi organizado um debate sobre os pontos principais da visita como a reação e esterificação, a produção do biocombustível a partir de sementes e o desenvolvimento sustentável realizado no Alto Acre.

Resultado e discussão

Durante o desenvolvimento das etapas, observou-se que houve um envolvimento muito grande por parte dos alunos, principalmente durante à visita realizada. Muitas foram os questionamentos, dentre eles podem ser citados; de que maneira a empresa levará uma usina para os ribeirinhos, ou como estes poderiam vender ou consumir o produto produzido. Mas, o mais marcante foi terem visualizado a usina funcionando desde a etapa onde era colocado o óleo, no caso de frituras e depois do murmuru, e ao final, a batelada de óleo produzido. Outra parte que teve um significado importante foi o momento em que puderam ver os tipos de biocombustíveis com suas propriedades e demonstração de eficiência. Foi possível relacionar a necessidade que algumas localidades no estado do Acre tem de uma fonte de renda e que projetos como esse de geração de energia e desenvolvimento sustentável vem contribuir até para a diminuição do êxodo rural. Além de visualizarem todo o processo de reação orgânica ainda contribuíram com as características gerais dos compostos orgânicos e funções orgânicas envolvidas durante o processo.

Conclusões

Com a realização deste projeto foi possível associar conceitos técnicos em Química orgânica com situações do cotidiano dos alunos. Cotidiano este que enfoca diariamente a produção de energia, energia renovável e desenvolvimento sustentável. Além disso, o foi perceptível e esclarecimento acerca dos conceitos de desenvolvimento sustentável e energias renováveis. Sem falar ainda do visualização de reações orgânicas e o entendimento de que tudo o que é estudado em sala de aula tem importância e está relacionado com o cotidiano do aluno.

Agradecimentos

Ao Colégio Adventista de Rio Branco - Acre e à FUNTAC por contribuir com a formação de alunos mais críticos e atuantes.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. FONSECA, M. R. M. Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. São Paulo: FTD, 2010. 3 v. MÓL, G. S. (Coords.). Química para a nova geração: química cidadã. São Paulo: Nova Geração, 2010. 3 v.