Autores

Marinho, M.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Costa, B.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA) ; Castro, R.R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Marinho, E.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)

Resumo

As ferramentas virtuais de aprendizagem, vêm proporcionando uma grande oportunidade para que as pessoas desenvolvam seu potencial criativo e crítico, de maneira independente, nesses novos ambientes virtuais, que gradativamente, questionam mais o ambiente de ensino, interação e aprendizagem tradicional. Neste trabalho, apresenta-se um estudo sobre a percepção dos futuros professores de química, sobre a utilização de blog educacional, a fim de demonstrar as possibilidades de uso dessa ferramenta no processo ensino/aprendizagem. Para a realização deste estudo, foi analisada a opinião dos alunos de licenciatura em Química, FAFIDAM(UECE). Concluindo que o blog educacional, possui papel motivador e fomentador no processo de ensino/aprendizagem.

Palavras chaves

Ensino de Química; TIC´s; Blog educacional

Introdução

As novas ferramentas virtuais de aprendizagem, vêm proporcionando uma grande oportunidade para que as pessoas desenvolvam seu potencial criativo e crítico, de maneira independente, nesses ambientes virtuais, que cada vez mais questionam o ambiente de ensino, interação e aprendizagem tradicional. Impondo novos desafios para os professores e profissionais preocupados com a educação, essa nova realidade, acarreta na necessidade de se refletir sobre a crescente necessidade de novas estratégias educacionais para um melhor desempenho do processo de ensino/aprendizagem (LENDENGUE,2010; GOMES,2006). Dentre várias ferramentas interativas existentes na web vale destacar, em especial, o emprego da tecnologia educacional dos weblogs ou blogs, mais independente e dinamizado (LENDENGUE,2010). Os blogs são ambientes virtuais de criação, edição e publicação, de fácil utilização, que contém várias ferramentas de auxílio à publicação, sendo estas em grande maioria gratuitas. A definição de blog é cada vez menos consensual devido a sua constante expansão, visto ao resultado da diversidade de formas, objetivos, contextos de criação, e da distinta natureza dos seus criadores (GOMES, 2005). Com a disseminação dos blogs, os educadores conseguiram um importantíssimo aliado no campo educacional pois sua utilização está se tornando quase que vital para a complementação do ensino dos alunos (MORAN,1997). O objetivo deste trabalho foi analisar a opinião dos futuros professores de química, alunos do curso de licenciatura em Química da FAFIDAM-UECE, situada na cidade de Limoeiro do Norte (Ce), sobre a utilização de blog educacional, a fim de demonstrar as possibilidades de uso dessa ferramenta no processo ensino/aprendizagem.

Material e métodos

A pesquisa desenvolvida foi exploratória e descritiva, de base quali- quantitativa, com o objetivo de analisar a percepção sobre a utilização do blog educacional de Química. Tem ainda como proposta levantamento de dados, utilizando como técnica de coleta um questionário adaptado de NUNES (2002), buscando observar a opinião dos alunos, sendo o questionário baseado na escala de valores de LIKERT (1932). Os dados foram coletados na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), pertencente a Universidade Estadual do Ceará, na cidade de Limoeiro do Norte (CE), onde é promovido o curso de Licenciatura em Química. A população do estudo abrange 41 alunos matriculados no curso de licenciatura em Química, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM- UECE). O período de coleta foi de junho de 2013 a abril de 2014.

Resultado e discussão

A utilização do blog como recurso metodológico, proporciona aos alunos uma opção mais interativa e dinâmica de assimilação dos conteúdos (OLIVEIRA ,2008). De acordo com o gráfico 1 podemos observar que na opinião dos alunos houve um incentivo à melhoria no desempenho da disciplina, o incentivo à descoberta de novos conhecimentos, através da busca em novos sites, um aumento no tempo de estudo e pesquisa, incrementando também o interesse por novos assuntos tanto relacionados a química, tanto a nível da disciplina como a pesquisa. Oliveira (2008) afirma que o uso do blog proporciona o desenvolvimento do trabalho colaborativo em grupo, facilita a socialização, busca a resolução de problemas direcionando – se à construção do conhecimento e a autonomia nas decisões. Esses resultados demonstram o poder motivador dos Blogs, fato explicado por Oliveira (2008), que baseado nos estudos de Piaget (1973) referencia que o aproveitamento de ferramentas tecnológicas digitais pode elevar o grau de motivação para os estudos, aumentar o rendimento escolar e refletir-se positivamente na permanência da aprendizagem. Com relação a futura inserção dos blogs na sua “práxis docente”, os futuros professores em sua maioria, manifestaram o interesse em utilizar essa nova tecnologia (gráfico 2), afirmando assim, o poder dessa ferramenta pedagógica como uma estratégia de ensino inovadora e motivadora. Barbosa e Serrano (2005), afirmam que o uso dessa tecnologia desafia os professores a desenvolverem novos contextos de interação que incentivam os alunos a utilizarem alternativas criativas e estimulantes ao aprendizado, incrementando assim o processo de ensino/aprendizagem.

Gráfico 1: Percepção sobre o incentivo, em relação a utilização de blo

Gráfico 1: Percepção sobre o incentivo, em relação a utilização de blogs sendo 1 para o mínimo e 5 para o máximo de incentivo.

Gráfico 2: Opinião sobre a pespectiva de utilização de blogs

Gráfico 2: Opinião sobre a pespectiva de utilização de blogs

Conclusões

Os resultados analisados sugerem uma boa aceitação por parte dos futuros professores, indicando ainda uma relação como uma ferramenta que incentiva a pesquisa e o estudo, aumentando o interesse do alunos. O blog educacional permite a professores e alunos trocar ideias, comunicar, expor pontos de vista divergentes. Esta continuidade do espaço físico da sala de aula possibilita um enriquecimento não somente da matéria lecionada mas, também, do desenvolvimento a nível humano, aproximando professor e alunos, consequentemente, contribuindo para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem.

Agradecimentos

À coordenação do curso de Licenciatura em Química da FAFIDAM, o qual deram total apoio, possibilitando a realização desse trabalho.

Referências

BARBOSA, C.A.P.;SERRANO, C. A.. O blog como ferramenta para Construção do conhecimento e aprendizagem colaborativa. relatório de pesquisa. (2005). Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/011tcc3.pdf acessado em março de 2014.

GOMES, Maria João. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In: VII Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE05 Leiria, Portugal, 16-18 Novembro de 2005. Disponível em: <mjgomes@iep.uminho.pt>. Acesso em abril de 2014.
GOMES, M. J.; SILVA, A. R. A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte. Revista de Ciências da Informação e da Comunicação do CETAC, p. 289-309, out. 2006.

LENDENGUE, M.; SILVA, K. Blog na Educação: criando ambientes virtuais de aprendizagem. In: Encontro Nacional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão e Ciência Da Informação, 2010, Paraíba. Disponível em: http://dci.ccsa.ufpb.br/enebd/index.php/enebd/article/viewFile/85/129 . Acesso em 22.04.2014.
LIKERT, R. A Technique for the Measurement of Attitudes. Archives of Psychology . 1932. 140: pp. 1-55
MORAN, J. M. Como utilizar a Internet na educação. Revista Ciência da Informação, v.6 n.2, Brasília, maio/agosto 1997.
NUNES, K. A. P.; TÓDERO ,B. M.; ALLAIN, L.R. O uso do Blog como uma ferramenta de motivação para a aprendizagem colaborativa em Biologia. II Seminário de Socialização do PIBID - UNIFAL-MG,2002.Disponível emhttp://www.unifal-g.edu.br/sspibid/sites/default/files/file/S02735.pdf. Acessado em março de 2014.
OLIVEIRA, M. F. A. (2008). O uso das tecnologias da informação e da
comunicação no ensino aprendizagem de biologia. pde – 2008.
PIAGET, J. "Piaget's Theory". In P. Mussen (Ed.) Handbook of child psychology. Wiley. (1983).