Autores

Barra, N. (UFPA - CAMPUS CAMETÁ) ; Pinheiro, E. (UFPA - CAMPUS CAMETÁ) ; Lopes, M. (UFPA - CAMPUS CAMETÁ) ; Serrão, C.B. (UFPA - CAMPUS CAMETÁ)

Resumo

O cenário socioambiental vigente é marcado por inúmeros problemas, como a poluição do ar, do solo e da água, produção excessiva de resíduos, desmatamentos, queimadas, perda da biodiversidade, entre outros. Esses problemas são produzidos como resultado da relação desastrosa que o homem vem estabelecendo com os recursos naturais. O presente trabalho tem como objetivos ressaltar a importância de sensibilizar a comunidade escolar para as questões socioambientais; destacar a necessidade de destinar resíduos, no caso o óleo de cozinha, de forma correta para evitar os efeitos negativos para o meio ambiente e relatar o desenvolvimento de atividades realizada com um grupo de mãe de alunos da E.M.E.F. Prof.ª Maria Valda Braga Valente localizada no município de Cametá, Pará.

Palavras chaves

Resíduo; Comunidade escolar; Meio ambiente

Introdução

O crescimento populacional e o crescimento da indústria trouxe uma grande mudança no hábito de vida das pessoas, essas mudanças estão configurando uma crise civilizatória (LEFF, 2002). O desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia (C&T) fez surgir nas sociedades humanas inúmeras necessidades que para serem atendidas passaram a provocar sérios desequilíbrios nos ambientes naturais, ocasionado uma desordem global da biosfera (LEIS, 2001). Os avanços da C&T produzem cada vez mais novos produtos, incentivando e fazendo aumentar o consumo. Quanto mais necessidades são criadas, maior a exploração dos recursos naturais, maiores são os impactos nos ambientes naturais. Como consequência temos um aumento significativo na quantidade de resíduos produzidos. Esses resíduos ao serem descartados no ambiente voltam a provocar desequilíbrios. Neste trabalho abordaremos um tipo de resíduo produzido na cozinha da nossa casa: o óleo vegetal. E, como sabemos o processo de fritura é um método simplificado rápido e palatável para a maioria das pessoas (THODE FILHO et al., 2013) no entanto, o descarte do óleo, tanto pelas residências quanto pelos estabelecimentos comerciais, é feita de maneira imprópria, talvez por não existir consenso quanto à forma ideal de descarte, sendo lançados diretamente nos solos, corpos hídricos e rede de esgotos, tornando-se um resíduo potencialmente poluidor (THODE FILHO et al., 2013). O presente trabalho tem como objetivos ressaltar a importância de sensibilizar a comunidade escolar para as questões socioambientais; destacar a necessidade de destinar resíduos, no caso o óleo de cozinha, de forma correta para evitar os efeitos negativos para o meio ambiente.

Material e métodos

Para a realização desse trabalho foi necessário a elaboração de um projeto para apresentação da intenção do grupo para o diretor da escola onde o trabalho seria desenvolvido. O projeto foi elaborado e apresentado ao diretor que concordou como desenvolvimento e ainda se prontificou a ajudar. No primeiro momento da oficina foi a realização da palestra o qual o objetivo era destacar as consequências da liberação do óleo residual no ambiente natural, ressaltando que há formas interessantes de reutilizar esse resíduo, como por exemplo, produzindo detergentes. Buscamos também a sensibilização da comunidade escolar, sendo que o público-alvo foram as mães. Escolhemos as mães, pois acreditamos que o tema da palestra e do curso seria mais interessante para elas, do que para as crianças e adolescente; além disso elas são, em geral, responsáveis pelo destino do óleo utilizado nas frituras. No segundo momento começamos a produção do detergente. Em um balde com a capacidade de 5 litros colocou-se 50g de soda caustica, a qual foi dissolvida com 30 ml de água (em temperatura ambiente). Em seguida adicionou-se 300 ml de resíduo de óleo vegetal e 100 ml de álcool. A mistura foi mantida por cerca de 20 minutos ou até que a mistura ficasse homogênea, sob agitação manual. E para finalizar a produção, adicionamos 1itro de emulsão de ervas aromáticas para dar o aroma. Após a fase experimental, com o objetivo de contextualizar a prática desenvolvida, discutimos diversos temas relativos aos primeiros conceitos de química para o ensino fundamental, tais como noção e diferenças entre substância pura e mistura, transformações químicas, polaridade, reações, além dos principais impactos ambientais causados pelo resíduo.

Resultado e discussão

Durante a realização da palestra e da oficina (Figura 1 e 2) observamos o entusiasmo das mães em ter aprendido uma nova maneira de ajudar na preservação do meio ambiente e também de diminuir alguns custos das despesas do lar, podendo inclusive aumentar a renda familiar através de associações entre moradores. A partir do momento que se obteve o detergente, cada mãe levou uma porção de sua própria produção e nós, obtivemos uma maior satisfação em poder ajudar o meio em que vivemos trabalhando a química em prol do meio ambiente.

Figura 1

Figura 1. Palestra sobre reciclagem e meio ambiente – CUNTINS – UFPA

Figura 2

Mães realizando a prática da produção do detergente

Conclusões

O cenário socioambiental vigente exige a realização de atividades educativas que possibilitem a reflexão e a sensibilização das pessoas. Concluímos que com este trabalho conseguimos sensibilizar e provocar reflexões necessárias para o inicio de transformações importantes para a alteração da forma como nos relacionamos como o meio ambiente. Ao enfatizar a importância de reutilizar o óleo de cozinha oportunizamos as mães participantes do curso conhecer e refletir sobre como o nosso modo de vida vem alterando o funcionamento dos ecossistemas.

Agradecimentos

Os autores agradecem a Deus e a E.M.E.F. Prof.ª Maria Valda Braga Valente.

Referências

LEIS, Héctor Ricardo. Ambientalismo: um projeto realista-utópico para a política mundial. In: VIOLA, Eduardo, J. Meio ambiente, desenvolvimento e cidadania: desafios para as Ciências Sociais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 15-43.

LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. 240 p.

THODE FILHO, Sérgio; SENA Marcelo Fonseca Monteiro de; SILVA, Elmo Rodrigues da; CABRAL, Gabrielle Borges; MARANHÃO, Fabíola da Silveira. Sistema de análise estequiométrica para produção de sabão a partir do óleo vegetal residual: uma estratégia para redução do impacto ambiental. Disponível em: cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reget/article/.../pdf. Acesso em: 12 Fev. 2014.

THODE FILHO, Sérgio; SENA, Marcelo Fonseca Monteiro de; SILVA, Elmo Rodrigues da; MATTOS, Ubirajara Aluízio de; LEAL, Ingra Pinto Martis. Avaliação do nível de deterioração do óleo vegetal utilizado em estabelecimentos comerciais de Duque de Caxias – RJ. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reget/article/view/8729. Acesso em: 12 Fev. 2014.