Autores

Almeida, J.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Liberato, M.C.T.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Alexandre, D.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Paiva, N.I. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Soares, A.K.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; França, J.L.V. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Pereira, E.J.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Rodrigues, A.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)

Resumo

Um dos grandes problemas com que o professor se depara em sala de aula é garantir o aprendizado de conteúdo considerável por parte de seus alunos adolescentes e jovens. Visando diminuir essa problemática, alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará propuseram o uso de jogos lúdicos no Ensino da Química. Jogos que relacionam a Química com as drogas, ampliam o conhecimento a respeito da disciplina e ajudam na conscientização da problemática das drogas. Cada vez mais cedo a droga se faz presente na vida de um indivíduo e na maioria das vezes a falta de informação leva a pessoa a se tornar usuário. A utilização de jogos que relacionam a Química com as drogas, vem através da ludicidade inovar a maneira de ensinar e mostrar a verdadeira face das drogas.

Palavras chaves

Química; Ensino; Drogas

Introdução

A quantidade de informações que os professores tentam transmitir, é realmente um obstáculo bastante difícil de superar (ALVES, 2004). Jogos educativos são um excelente recurso para melhorar o aprendizado em sala de aula. O jogo é uma atividade que possui duas funções: a lúdica e a educativa (KISHIMOTO, 1994). Elas devem coexistir de forma que nenhuma se destaque mais que a outra, caso contrário o objetivo de educar de maneira lúdica pode ser interferido. Utilizar de jogos educacionais é um método bem atrativo aos olhos dos educandos, pois eles conseguem assimilar melhor o conteúdo quando o mesmo é dado de maneira mais atrativa. É com esse objetivo, que alguns alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará, visaram criar jogos educacionais relacionados a uma problemática muito comum no nosso cotidiano, as drogas de abuso. Esse é um tema muito abordado recentemente, pois muitos jovens estão enveredando nesse caminho. É extremamente necessário que a sociedade busque medidas para conscientizar o jovem a não se tornar mais um adepto das drogas. Os jogos têm a capacidade de abrir espaço para lecionar Química e mostrar como a droga pode destruir seu organismo.

Material e métodos

O jogo “Cruzadinha das drogas” foi criado por estudantes do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará. O jogo é composto por palavras cruzadas e enumeradas de 1 a 8 e dicas com a mesma numeração das palavras. Ele foi aplicado com as seguintes regras, cada rodada era composta por três alunos, onde cada um recebeu uma folha com a cruzadinha e as dicas. Foi dado um tempo de 8 minutos e quem acertasse mais palavras nesse intervalo era o vencedor da partida.

Resultado e discussão

O jogo foi aplicado em alunos do Ensino Médio de uma escola particular, que estão em uma faixa etária de 14 a 17 anos. Após o término do jogo, foi aplicado um questionário para saber o que os alunos acharam do mesmo, foram obtidos os seguintes resultados, 97% dos alunos estavam satisfeitos com o jogo, 90% aplicariam em sala de aula se fossem professores, 98% já ouviram falar de todas as drogas citadas no jogo e 0% teve contato com as drogas. Segundo a maioria dos alunos o jogo foi divertido, ajudou na compreensão do Ensino da Química e é uma excelente maneira de compreender a problemática das drogas.

Conclusões

Através da aplicação do jogo, notou-se um maior interesse dos alunos com relação ao aprendizado e uma melhor relação do aluno com o professor. Essa metodologia aproximou o cotidiano da vivência em sala de aula e mostrou que ao tornar a aula mais descontraída os alunos conseguem assimilar melhor o conteúdo. A aplicação de jogos lúdicos não somente no Ensino da Química, mas também em outras disciplinas, é um artifício muito motivador e incentiva o aluno a ter mais interesse pelo conteúdo ministrado em sala de aula.

Agradecimentos

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Referências

KISHIMOTO, TizukoMorchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

ALVES, Rosilda Maria. Atividades Lúdicas e Jogos no Ensino Fundamental, 2004.