Autores

Amador, D.H.T. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Lima, A.R.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Nabiça, M.G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Silva, S.O. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Oliveira, S.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Silva, J.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Souza, J.R.T. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)

Resumo

A Informática Educativa é fundamental à modernização da educação brasileira, neste sentido, o presente trabalho objetivou verificar a eficiência do programa Equil 2.0 como instrumento facilitador da aprendizagem em aulas de química que abordem conceitos relacionados ao assunto Equilíbrio Químico, em uma turma do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria de Araújo Figueiredo localizada no município de Ananindeua-Pa na Região da Amazônia brasileira. A análise dos resultados obtidos demonstra que este programa computacional é eficaz e pode funcionar como objeto facilitador do processo ensino aprendizagem do tema em questão.

Palavras chaves

Informática Educativa; Equilíbrio Químico; Software Equil 2.0

Introdução

As transformações sociais decorrentes da globalização interferiram diretamente no âmbito educacional. Assim, o uso de novas tecnologias na educação tornou-se essencial para dar direcionamento aos currículos oficiais do nível médio e para preparar os indivíduos para o exercício da cidadania (Menezes, 2001). A Química, neste contexto, tem participação fundamental, podendo proporcionar aos indivíduos uma melhor compreensão a cerca das transformações que ocorrem no mundo físico. Professores e pesquisadores do ensino de Química têm realizado estudos sobre como promover o entendimento conceitual em estudantes do ensino médio (Wu et al., 2001 apud Silva, 2007). Nestes estudos percebe-se que os estudantes parecem não dominar as construções simbólicas da Química (Giordan e Góis, 2005). O estudo do tema Equilíbrio Químico é muito importante, dentre outros motivos, por ampliar e aprofundar a compreensão que o estudante tem da Química, além da sua sistematização e articulação com outros assuntos como soluções e cinética (Texeira Júnior, 2007, p. 26). Apesar disso, a assertiva de que o Equilíbrio Químico é um dos temas que oferecem maior dificuldade para o ensino e a aprendizagem é comum (Bergquist e Heikkinem, 1990 apud de Souza e Cardoso, 2008, p. 52). Principalmente devido a seu aspecto dinâmico e a superposição dos níveis de representação macro e microscópica da Química (Garnett et al., 1995). Neste trabalho, objetivou-se avaliar a eficiência do programa Equil 2.0 (Perry et al., 2005) como instrumento para a aprendizagem de conceitos relacionados ao tópico Equilíbrio Químico, em uma turma do 2º Ano do Nível Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria de Araújo Figueiredo, localizada no município de Ananindeua no estado do Pará.

Material e métodos

Para realização deste estudo, em Junho de 2013, aplicou-se uma aula de química utilizando o software Equil 2.0 (Perry et al., 2005) em uma turma composta por 32 alunos do segundo ano do Nível médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria de Araújo Figueiredo, localizada na cidade de Ananindeua, no estado do Pará. O software Equil 2.0 (Perry et al., 2005), cuja tela de inicio é apresentada na Figura 1 (A), é um programa gratuito, e foi desenvolvido no intuito de facilitar o entendimento do assunto Equilíbrio Químico. Iniciou-se a aula a partir de uma explicação verbal, com auxílio do quadro branco, onde foi proporcionado aos alunos a oportunidade de conhecer alguns conceitos fundamentais para o entendimento do tópico ensinado. Em seguida, foram apresentadas algumas aplicações do conteúdo Equilíbrio Químico como na produção industrial, bem como em sistemas biológicos. A aula foi realizada no laboratório de informática, sendo utilizado: um data show, um notebook e demais computadores presentes na sala de informática da escola. Após explicação de conceitos básicos sobre Equilíbrio Químico, os alunos foram direcionados a utilizar as simulações do referido programa. Após a aula, visando avaliar o desenvolvimento da metodologia aplicada, foram distribuídos 32 questionários contendo, cada qual 5 questões para os alunos. As respostas obtidas foram utilizadas como formas de traçar o perfil de aceitação do software educativo Equil 2.0 (Perry et al., 2005) para o ensino do referido tópico por parte dos alunos. Para a realização de todas as atividades foi necessário o uso de um total de seis aulas de 40 minutos cada.

Resultado e discussão

As informações obtidas com os questionários aplicados aos alunos foram analisadas e estão apresentadas graficamente nas Figuras 1(B), 2(A), 2(B) e 2 (C). 1ª Pergunta: Você sente dificuldade na disciplina Química (Figura 1 (A))? A análise gráfica das respostas mostra que a maioria dos alunos apresentam dificuldades na disciplina, e o principal motivo, destacados pelos alunos, é o caráter abstrato da mesma. 2ª Pergunta: Você gosta de computador? Todos os alunos responderam sim, refletindo o avanço e a influência dos meios tecnológicos na vida dos indivíduos. Assim, os educadores devem estar atentos ao desenvolvimento tecnológico vivenciado pela sociedade e, fazer uso deste recurso para que consigam facilitar o aprendizado. 3ª Pergunta: Você acredita que programas computacionais como o Equil 2.0 podem ajudar aa amenizar suas dificuldades em Química (Figura 2 (A))? A análise gráfica da Figura 2 (A) mostra que, 92% dos alunos acreditam que a inclusão de softwares educativos nas aulas, pode contribuir para uma melhor aprendizagem, indo de acordo com o sugerido por Perrenoud (1999) que defende o uso da tecnologia na educação. 4ª Pergunta: Você sentiu dificuldades em entender o assunto, ministrado somente a partir da explicação verbal? A análise gráfica da Figura 2 (B) mostra que aproximadamente 50% dos alunos apresentaram dificuldades em entender o assunto quando foram utilizados somente os recursos tradicionais. 5ª Pergunta: O programa Equil 2.0 lhe ajudou a entender melhor o assunto (Figura 2 (C))? Este resultado mostra que o software Equil 2.0 foi uma útil ferramenta e uma das principais justificativas apresentadas pelos alunos foi o fato de o programa, dentre outras coisas, proporcionar a observação de aspectos abstratos do tema em questão.







Conclusões

Com o desenvolvimento das atividades pode-se confirmar o sugerido na literatura que aponta que uma das principais dificuldades apresentadas pelos alunos em compreender o tema estudado, é o aspecto dinâmico que envolve este tema. De um modo em geral, os resultados obtidos neste trabalho, demonstram que o software Equil 2.0 é eficaz e pode ser utilizado como uma ferramenta tecnológica pedagógica facilitadora do processo de ensino aprendizado do tema Equilíbrio Químico.

Agradecimentos

Referências

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