Autores

Santos Júnior, C.J. (IFAL) ; Santos, N.O. (IFAL) ; Silva, V.N.T. (IFAL)

Resumo

O presente trabalho apresenta a experiência do Projeto de Extensão “Reciclagem do óleo vegetal para produção de sabão e semelhantes”, desenvolvido em parceria com o IFAL–Campus Maceió. A finalidade primordial da atividade foi contextualização de conceitos químicos, além da conscientização ambiental dos participantes através de oficinas educativas e experimentais sobre a fabricação de sabão e outros produtos afins, a partir da reciclagem do óleo vegetal usado. Dentre os resultados, destaca-se a grande adesão da comunidade ao projeto, a conscientização ambiental adquirida pelas pessoas envolvidas, a integração entre a comunidade e o IFAL e o mais importante: a contextualização dos assuntos da disciplina de química, que facilita a aprendizagem dos conteúdos e incentiva o estudo da matéria.

Palavras chaves

Óleo residual; Sabão; Educação Química

Introdução

Uma das alternativas dentre as tantas que se tem discutido atualmente é o de um ensino mais contextualizado através do uso de temas do cotidiano para o desenvolvimento do conhecimento em sala de aula. Essa realidade proporciona ao aluno contextualização dos conhecimentos escolares, fazendo com que eles aprendam de forma significativa os conteúdos (OLIVEIRA, 2005). Nesse contexto, considerando a importância do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável é essencial para a constituição de um meio propício à subsistência humana e dos demais seres vivos. Logo, ressalta-se a importância de executar ações orientadas para minimizar os impactos negativos provocados pela ação humana na natureza, aliadas à temas discutidos em sala de aula. Ademais, menciona-se que diariamente produzimos vários resíduos que, muitas vezes, são descartados de forma irregular. O óleo de cozinha usado é um desses, que, por ser um material de difícil degradação, contamina as reservas hídricas, causando vários problemas ambientais. A reciclagem desse óleo é uma alternativa viável para reduzir os danos provocados pelo seu descarte inadequado. Além disso, o tema fabricação de sabão é aqui proposto, pois através dele inúmeros assuntos podem ser trabalhados em relação aos conhecimentos químicos em sala de aula de forma contextualizada e significativa (MIGUEL, 2010). Assim, o objetivo principal deste trabalho foi promover a conscientização ambiental dos participantes através da realização de oficinas educativas e experimentais acerca da fabricação de sabão e outros produtos afins, a partir da reciclagem do óleo usado, possibilitando melhor compreensão da importância da sustentabilidade para o meio ambiente e a contextualização de conceitos químicos envolvidos no processo de fabricação do sabão.

Material e métodos

A execução das oficinas ocorreu em duas etapas. Na parte teórica, foram abordadas questões socioambientais, como a importância da reciclagem, em particular de óleos e gorduras, como também conceitos químicos fundamentais para a realização das oficinas experimentais, como reações orgânicas, reações de saponificação, reação de esterificação, velocidade de reação e fatores que a influenciam, funções orgânicas, pH, polaridade das moléculas, forças intermoleculares, solubilidade dentre outros. Na etapa experimental, foram realizadas as oficinas práticas de produção de sabão, sabonete e detergente líquido através do óleo de cozinha usado, coletado na comunidade, além de outros materiais como o hidróxido de sódio (NaOH), água, corantes e essências. Após a realização das oficinas, analisou-se a consistência e o pH do sabão e dos demais itens fabricados e, depois de avaliados, esses produtos foram distribuídos entre os participantes do Projeto.

Resultado e discussão

O presente projeto, realizado em parceria com o Instituto Federal de Alagoas, teve duração de 8 meses e beneficiou aproximadamente 300 pessoas, dentre elas, alunos dos cursos técnicos do IFAL e do ensino médio da Escola Estadual Moreira e Silva, localizada em Maceió-AL. A realização das oficinas educativas possibilitou a capacitação de todos os participantes envolvidos sobre a produção de sabão e outros itens afins, a partir do reaproveitamento do óleo vegetal usado, podendo esses aplicar os conhecimentos obtidos para a confecção de produtos de limpeza em suas comunidades, além de ter possibilitado o conhecimento prático e contextualizado acerca dos conceitos químicos que foram abordados. Além disso, a importância da ação também está associada à preservação do meio ambiente, já que a reciclagem do óleo de cozinha e de outros resíduos afins impede que esses sejam descartados de forma inadequada, uma vez que, quando isso ocorre, os dejetos gordurosos misturam-se com a água de rios e de outras reservas hídricas, dificultando o processo de tratamento da água e o de evaporação natural. Sendo assim, mencionam-se como resultados, a consciência ambiental adquirida pelos participantes, que puderam compreender a importância de práticas sustentáveis para a preservação dos recursos ecológicos do planeta, além do feedback positivo em relação ao desempenho dos destes quanto ao entendimento dos conteúdos teóricos de química e sua posterior aplicação na fabricação do sabão. Destaca-se que os participantes demonstraram interesse pelos conteúdos da química quando estes foram além o ambiente da sala de aula, assim reafirmando que a contextualização de temas e a prática destes são importantes e facilitam a aprendizagem dos conteúdos, além de incentivar o estudo da matéria.

Conclusões

A realização do presente projeto foi fundamental para incentivar os estudantes a estudar temas relativos à disciplina de química. Além disso, os estudantes puderam compreender que todos podem contribuir para evitar o descarte incorreto do óleo de cozinha no meio ambiente, dando como alternativa para a comunidade a confecção dos produtos saponificados que podem ser utilizados no dia-a-dia e ainda ser comercializados, gerando, assim, uma fonte de renda extra.

Agradecimentos

Ao IFAL-Campus Maceió e à Pró-Reitoria de Extensão, pelo suporte estrutural e financeiro.

Referências

MIGUEL, C. R. Coleta seletiva para a reciclagem do óleo vegetal em estabelecimentos localizados no município de Florianópolis. Programa de reciclagem de óleo de cozinha. UNESC. Monografia. Curso de engenharia Ambiental. 2010. p. 27 e 37.

OLIVEIRA, A. M. C. A química no ensino médio e a contextualização: a fabricação de sabão como tema gerador de ensino aprendizagem. Natal: UFRN, 2005.