Autores

Soares, A.K.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA - UECE) ; Almeida, J.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Alexandre, D.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA - UECE) ; França, J.L.V. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA - UECE) ; Pereira, E.J.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA - UECE) ; Paiva, N.I. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE) ; Liberato, M.C.T.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)

Resumo

As drogas trazem uma problemática de difícil solução e apresentam consequências severas para população. Como consequência, soluções estão sendo propostas e implantadas para amenizar o impacto causado pelas drogas. As medidas de prevenção são aplicadas principalmente na faixa de idade dos adolescentes, sendo as campanhas de divulgação dos efeitos e consequências do uso das drogas as mais comuns. As campanhas podem surtir mais efeito quando o trabalho de divulgação for mais dinâmico e divertido. O objetivo do seguinte trabalho é dinamizar o ensino da Química das drogas, esperando como consequência uma melhora no processo de aprendizagem por apresentar um aspecto lúdico e a contextualização do ensino, o jogo foi aplicado no Colégio Sistema, em uma turma do 2º ano do Ensino Médio.

Palavras chaves

Jogos Educacionais; Drogas ; Química

Introdução

O ensino de Química sofre com a resistência por parte dos alunos com relação à aprendizagem pela dificuldade de alguns assuntos. O auxílio do jogo educativo pode facilitar a assimilação de assuntos mais complicados tornando a aula interessante e espontânea, proporcionando a contextualização dos assuntos (Olguin et al., 2008). As drogas vêm provocando grande destruição em toda a sociedade e o uso de tecnologias educacionais tem como missão propagar as campanhas de prevenção, aumentando a reflexão dos usuários. Alguns jogos educativos sobre drogas abordam o tema de forma conservadora, dificultando a aceitação e a assimilação dos conteúdos abordados, mas em sua maioria esses jogos atingem seus objetivos e divertem, melhorando assim a aceitação tanto do jogo como do conteúdo proposto (Monteiro, 2003). As dimensões socioeconômica e política devem ser abordadas nos programas antidrogas, pois elas afetam todas as classes sociais sendo necessário reconhecer onde a sociedade está sofrendo danos (Rebello, 2001). A produção deste trabalho consiste no desenvolvimento de um jogo educacional direcionado ao público adolescente, pretendendo usar a ludicidade ao falar sobre a Química das drogas, dos seus efeitos e consequências futuras, como um diferencial no Ensino de Química para adolescentes e jovens.

Material e métodos

O “Círculo das Drogas” é um jogo de tabuleiro que possui 80 cartas, onde 40 são de perguntas e 40 são de perguntas bônus, e cada carta se refere a uma pergunta sobre determinada droga e seus efeitos no comportamento e no corpo do usuário. Cada jogador terá uma vez para rodar o círculo. A pessoa da vez roda o círculo e tem as opções de responder à pergunta, passar a vez, responder à pergunta bônus, surpresa, de fim de jogo, sendo no fim de jogo a contagem dos pontos dos participantes. A pergunta será feita pela pessoa ao lado da pessoa que rodou o tabuleiro. A surpresa é um bônus de mais uma vez para girar o círculo e responder a outra pergunta. Cada pessoa tem o direito de girar o círculo duas vezes por rodada. O jogo tem 4 rodadas e o vencedor é aquele que acertar ou responder mais perguntas. A contagem de pontos é anotada de modo que no fim do jogo haja um vencedor.

Resultado e discussão

O jogo Círculo das Drogas foi aplicado no Colégio Sistema com os alunos da turma do 2º ano do Ensino Médio do turno da manhã, a aplicação do jogo foi feita visando o contato dos alunos com um meio novo de Ensino de Química, de modo que os alunos aprendessem sobre a Química contextualizada no assunto Drogas. Ao fim da aplicação do jogo, foi realizado um questionário com os participantes. Os seguintes dados foram baseados nos resultados obtidos através do questionário. Cerca de 40 alunos jogaram e responderam ao questionário e desse total 94% dos participantes aprovaram o jogo e 6% não aprovaram. 100% dos participantes já haviam ouvido falar sobre drogas, 0% tiveram contato direto com a droga, 86% já ouviram falar de todas as drogas citadas no jogo e 14% só ouviram falar de algumas, 95% acharam que o uso do jogo melhora a aula de Química e 5% acharam que o jogo é desnecessário, 95% concordaram que o jogo facilita a contextualização da Química e 5% concordaram que dificulta o entendimento de assuntos de Química, 90% aplicariam o jogo em uma aula se fosse professor e 10% não aplicariam e 92% acharam que o jogo Círculo das drogas pode ser aplicado em algumas séries do Ensino Fundamental e 8% acreditam que o jogo não pode ser aplicado no Ensino Fundamental, pois os alunos são jovens demais para terem informações sobre as drogas, e 98% concordaram com o uso dos jogos educacionais para contextualizar os conhecimentos e 2% não concordaram.

Conclusões

A utilização do jogo "Círculo das Drogas" foi amplamente aceita pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio. Segundo eles, o jogo proporcionou uma integração entre diversão e aprendizado, ampliação de seus conhecimentos específicos sobre as drogas, seus efeitos e consequências em geral. O jogo mostrou-se bastante útil para o professor, por ter maior facilidade de contextualizar os assuntos.

Agradecimentos

Universidade Estadual do Ceará - UECE

Referências

MONTEIRO, S. S.; VARGAS, E. P.; REBELLO, S. M., Educação e prevenção e drogas: Resultados e desdobramentos da avaliação de um jogo educativo, Educ. Soc., v. 24, n. 83, p. 659-678, 2003.
OLGUIN, C. F. A.; FRAPORTI, A. D.; FURTADO, D. F.; COSTA, F. C.; WOLFART, F.; FERREIRA, J. D. L., Jogos didáticos como recurso facilitador da aprendizagem de alguns conteúdos de Química Orgânica para o Ensino Médio, Resumo, XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQUI), UFPR, 2008.
REBELLO, S.; MONTEIRO, S.; VARGAS, E. P., A visão de escolares sobre drogas no uso de um jogo educativo, Interface Comunic. Saúde Educ., v. 5, n. 8, p. 75-88, 2001.