Autores

Pereira, W.S. (IFRJ/NILÓPOLIS) ; Messeder, J.C. (IFRJ/NILÓPOLIS)

Resumo

O objetivo desse trabalho foi confeccionar um manual prático-teórico como proposta de recurso didático facilitador nas aulas de Química da Academia de Bombeiros Militar Dom Pedro II (ABMDPII). Esse material é composto de quatorze casos, tendo por base experiências militares de um dos autores. Cada caso atendeu um tópico do PLANDIS (Plano de Disciplina) de Química I, que é o documento interno da ABMDPII, e orienta os conteúdos curriculares no decurso da disciplina. O trabalho se desenvolveu tendo pressupostos teóricos o método de Estudo de Caso e a Metodologia da Problematização, também conhecida como Metodologia do Arco de Maguerez. O manual, por citar casos que refletem ações reais dos bombeiros, corrobora a prática do ensino de Química voltada pra Cidadania, na Academia, e extramuros.

Palavras chaves

ensino militar; estudos de caso; Metodologia da Problemati

Introdução

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado Rio de Janeiro (CBMERJ) está na vanguarda quando o assunto é ensino. Trata-se de uma instituição que possui além da Academia de Bombeiros Militar Dom Pedro II (ABMDPII), o centro de formação e aperfeiçoamento de praças, responsável por formar e habilitar os militares que vão de soldado a subtenente, a escola superior de comando de bombeiro militar, que habilita os oficiais aos cargos de oficiais superiores (major, tenente- coronel e coronel), inclui também as unidades especializadas que ministram os cursos de especialização exclusivos para bombeiros militares (disponível em: <http://www.cbmerj.rj.gov.br/>). O ensino de química possui lugar de destaque na formação de um futuro oficial bombeiro militar do quadro de combatentes, devido à preocupação constante e inequívoca de auto-avaliação e a busca constante pela perfeição, pois considera o cotidiano operacional do militar e, principalmente, o papel que ele desempenhará junto à sociedade no tocante a proteção de vidas e bens. Porém, os assuntos práticos discutidos nas aulas de química na ABMDPII são pouco contextualizados, devido à dificuldade em reproduzir a maioria dos eventos operacionais, enfrentados rotineiramente pelos bombeiros militares. Daí, o objetivo desse trabalho, que foi a elaboração de um manual prático-teórico direcionado às aulas de química para o primeiro ano do curso de formação de oficiais (CFO) da ABMDPII, visando facilitar a assimilação e a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula ou em laboratório, possibilitando ao cadete entender certos fenômenos químicos que ocorrem durante um socorro de emergência, sedimentando desta forma os conhecimentos e favorecendo a defesa de sua própria vida e das futuras guarnições que estarão sob o seu comando.

Material e métodos

Os casos foram elaborados tendo como aportes teóricos as diretrizes sugeridas por Sá e Queiroz (2009), no que se refere à elaboração de um bom caso, e a Metodologia da Problematização (MP), também conhecida como Metodologia do Arco de Maguerez, discutida por Colombo et al. (1999). O Arco de Maguerez, base para a aplicação da Metodologia da Problematização, foi elaborado nos anos de 1970, sendo divulgado por Bordenave e Pereira (1989) a partir de 1977, entretanto, não teve muita repercussão na época. O ponto de partida para elaboração de cada caso foi o objetivo que se desejava alcançar dentro dos conteúdos disciplinares da Química. Os casos deveriam gerar o interesse do cadete, com assuntos envolvendo um episódio da vida de bombeiro, com fatos fidedignos. Uma vez que, falar de eventos relacionados a salvamento ou combate a incêndio para um público distante do cotidiano dos bombeiros militares, pode até gerar um interesse, mas falar de assuntos de bombeiros para bombeiros é bem diferente, pois estes possuem um olhar apurado sobre a situação, e se manifestam criticamente quando algo é equivocado ou efetivamente errado. Cada caso atendeu um tópico do PLANDIS (Plano de Disciplina) de Química I, que é o documento balizador para que o professor possa realizar seu planejamento de aulas. Esse documento é parte integrante do projeto pedagógico do Curso de Formação de Oficiais (CFO) na ABMDPII e que norteia os conteúdos a serem ministrados no transcurso da disciplina, tendo como arcabouço teórico bibliografia adotada na disciplina (ATKINS, 2001). Dos 14 casos elaborados, foi trazido para discussão, num recorte da pesquisa, o caso intitulado “A Queda do Herói” (Quadro 1), que aborda o conteúdo disciplinar “reações de oxiredução”.

Resultado e discussão

Na aplicação do caso “A Queda do Herói” pode-se discutir velocidade de reação, equilíbrio químico em sistemas abertos, dentre outros tópicos. Tal diversidade dependerá de como o professor construirá suas aulas e os objetivos que deseja alcançar. Pra criação desse caso foi usado o tópico disciplinar que aborda as propriedades químicas da água e do ar. O contexto permite um desenvolvimento dentro de uma realidade operacional, incluindo atividades de bombeiro militar, permitindo que o direcionamento do caso coadune com os objetivos do CFO. Pode-se reafirmar que o caso está de acordo com as conjecturas para um bom caso, uma vez que: o caso possui utilidade pedagógica por possibilitar a abordagem de princípios químicos que serão utilizados ao longo da carreira do oficial, sendo útil na formação dos cadetes; o caso é relevante ao leitor, por demonstrar os riscos envolvidos no armazenamento de tintas e solventes; o caso desperta o interesse por se adaptar à metodologia do Arco de Maguerez, conforme resolução indicada no Quadro 2, propondo modificações na realidade do cadete; o caso é curto, tornando-se de fácil entendimento e rápido emprego por parte do professor tendo como pano de fundo um incêndio em depósito de tintas; o caso cria empatia com os personagens centrais pelo interesse que eles demonstram no exercício da profissão e por ter sido inspirado na morte de um oficial em ato de serviço, além do uso dos conteúdos trabalhados em outras situações de emergência que possuem as mesmas linhas gerais. Apesar de o caso ser curto, a sua resolução é mais laboriosa, devidos aos conceitos a serem trabalhados e pela pesquisa que deverá ser empreendida pelos cadetes.

Quadro 1

Caso "A Queda do Herói"

Quadro 2

Propostas de resolução do caso pela MP

Conclusões

Os casos reproduzem ações dos bombeiros, bem como condições que podem favorecer um desenvolvimento de soluções práticas para determinadas situações diárias, como preconiza a metodologia do Arco de Maguerez. Construí-los não foi tarefa fácil, mas através de algumas correlações e o empenho em auxiliar o desenvolvimento dos cadetes, os casos foram tomando forma, e com a aplicação de cada um deles, conseguiu-se atingir o objetivo de introduzir os conhecimentos da Química de maneira contextualizada melhorando a visão dos cadetes quanto aos tópicos abordados, numa real relação Química e Cidadania.

Agradecimentos

Referências

ATKINS, P.; JONES L.; Princípios de Química - Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição. Ed. Bookman: Porto Alegre, 2011.
BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino aprendizagem. 4a Ed. Petrópolis: Vozes, 1989.
COLOMBO, A. A.; BERBEL, N. A. N.; A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 28, n. 2, p. 121-146, jul./dez. 2007.
SÁ, L. P.; QUEIROZ, S. L.; Estudos de casos no ensino de química, Ed. Átomo: Campinas, 2009.