Autores

Tatiano da Silva, J. (UFPE) ; Ramires Silva, (UFPE) ; Rodrigo Silva Gomes, M. (UFPE) ; Adriano Santos da Silva, F. (UFPE)

Resumo

Neste trabalho investigamos como os alunos do curso de Licenciatura em Química do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE se posicionam sobre o seu curso, tomando como referência os Componentes Curriculares Química Inorgânica I e II. Como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário estruturado composto por 5 perguntas subjetivas. Verificamos que a maior parte dos licenciandos apresentaram concepções inerentes a literatura e ao Projeto Político-Pedagógico do Curso quanto a relevância e contribuição da disciplina para a formação profissional, enquanto uma minoria tem uma posição equivocada do curso, apresentando ideias fragmentadas e imprecisas, concepções estas provenientes da falta de informação sobre o curso, a disciplina e suas contribuições à formação do professor de química.

Palavras chaves

Formação de Professores; Química Inorgânica; Licenciandos

Introdução

O Curso Superior de Licenciatura em Química do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE, com base na Resolução CNE/CP Nº 1/2002 (BRASIL, 2002) e Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química – PPC (UFPE, 2013), tem como objetivo formar docentes de Química (a) com uma formação sólida nos conhecimentos que fundamentam esta Ciência e (b) com competências e habilidades para atuar na Educação Básica para desenvolver uma prática pedagógica (i) comprometida com o desenvolvimento sócio-ambiental e tecnológico regional e (ii) voltada para a produção de conhecimento científico na área de Química e de Ensino de Química, considerando, sobretudo, as especificidades da Região Agreste. Considerando essas metas para a Licenciatura em Química do CAA/UFPE, objetivamos verificar a relevância e contribuições dos Componentes Curriculares Química Inorgânica I e II na formação do licenciando do curso, averiguando se as disciplinas têm atendido ao que propõem o PPC e a Resolução supracitados. Para tanto, levantamos as concepções dos licenciandos do curso acerca da relevância e contribuições desses Componentes na formação. Diante dos objetivos desses Componentes Curriculares, percebemos que se tratam de disciplinas de conhecimentos específicos, mas que não se isentam de tentar aproximar os conteúdos abordados na Universidade daqueles da escola e do convívio social, quando propõem que o licenciando desenvolva o hábito de estudar, analisar, raciocinar, abstrair e relacionar o conteúdo de forma contextualizada e relacionada com o ensino de química nas escolas, motivo este que nos levou a fazer tal estudo nesses Componentes Curriculares.

Material e métodos

Nesta pesquisa, foram levantadas e estudadas as representações dos Licenciandos em Química da UFPE/CAA acerca da relevância e contribuições das disciplinas Química Inorgânica I e II à formação. Participaram do estudo licenciandos dos semestres compreendidos de 2010.2 a 2014.2. Ressaltamos que para participar do estudo, o participante deveria estar cursando ou já ter cursado as disciplinas. A realização desse trabalho envolveu 3 etapas. A 1ª etapa envolveu o levantamento dos objetivos da pesquisa e das disciplinas selecionadas e a produção de um questionário estruturado composto de 5 questões subjetivas (representadas por Q1 a Q5). A 2ª etapa envolveu o uso do instrumento de coleta de dados para levantar as representações dos licenciandos sobre as disciplinas de Química Inorgânica. Na 3ª etapa realizaram-se as análises das respostas dos entrevistados. Objetivando-se validar o questionário aplicado, foi utilizada uma análise fenomenológica de caráter nomotética para verificação das respostas (consonâncias e dissonâncias) a partir do confronto do Projeto Política Pedagógico do Curso (PPC) com as respostas. As perguntas do questionário foram: Questão 1. Já leu o Projeto Político-pedagógico do Curso? ( ) Não. Por quê? ( ) Sim. O que mais chamou a atenção nesse documento? Por quê? Questão 2. As disciplinas de Química Inorgânica têm contribuído para sua formação como professor para a Educação Básica? Por quê? Questão 3. As disciplinas de Química Inorgânica I e II têm contribuído para sua formação como químico? Por quê? Questão 4. As disciplinas de Química Inorgânica I e II ministrada na Universidade são contextualizadas? Questão 5. Você está satisfeito ou insatisfeito com o curso? Por quê?

Resultado e discussão

A análise da Q1 revelou que 100% dos partícipes não leram o PPC, sendo que 50% alegam saber da sua existência, mas não tiveram interesse pela leitura, 33% não sabiam da existência do documento e 17% afirmam que ele não está disponível aos discentes. Destacamos que desconhecer o PPC pode prejudicar a compreensão dos objetivos do Curso e das diversas disciplinas. Notamos na Q2 que 67% dos licenciandos falam que as disciplinas têm contribuído à formação como professores porque as aulas desenvolvidas são contextualizadas, porque a metodologia está sendo muito bem vista e aceita e porque promove a apropriação dos conhecimentos específicos. Em relação aos outros 33%, vemos que as disciplinas contribuem porque ajudam na aprendizagem e consolidação dos saberes específicos, mas não especificam como isso ocorre. Para a Q3, 50% destacam que as disciplinas contribuem à formação como químico por promover o aprofundamento dos conhecimentos específicos. 34% dizem apenas que as disciplinas contribuem de forma objetiva na formação devido a maneira como se desenvolvem os conceitos. Destacamos que 16% citam que as disciplinas ajudam não apenas a aprofundar seus conhecimentos, mas a ampliar outras concepções. Na Q4, 67% têm a mesma reflexão sobre a contextualização das disciplinas de Química Inorgânica, destacando que o professor faz referência a situações do cotidiano. Os demais (33%) destacam que a contextualização em sala não ocorre ou que existe apenas nos livros. Quanto à satisfação com o curso de química tratada na Q5, notou-se que existem alunos satisfeitos com alguns pontos e insatisfeitos com outros. Contudo, de modo geral, a insatisfação está atrelada a falta de ofertas de disciplinas num contra turno, a oferta de poucas eletivas e aos métodos de avaliação comumente utilizados.

Conclusões

Concluímos que os licenciandos conhecem pouco o curso, principalmente no tocante às diretrizes em que o curso está baseado e quais seus objetivos, informações essas que estão localizadas no PPC. Tal fato pode dificultar a compreensão das metas das disciplinas. Apesar disso, os licenciandos estão satisfeitos com a forma como as disciplinas de Química Inorgânica são desenvolvidas e com as contribuições à formação como químicos e professores, devido a contextualização das disciplinas, fazendo com que os saberes da química estejam cada vez mais fortes e presentes no âmbito social.

Agradecimentos

Prof° Fábio Adriano Santos da Silva, aos licenciando em química que participaram desta pesquisa, e a PROAES/UFPE.

Referências

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.

UFPE. Projeto pedagógico do curso de licenciatura em química. Caruaru: NFD, 2013.