Autores

Cordeiro Gales, G. (UESPI) ; Fernandes Lima, H. (UFPI) ; Damasceno Figueredo, E. (UFPI)

Resumo

O trabalho desenvolvido pela equipe docente e discente do Ensino Médio da Unidade Escolar Costa Alvarenga – Anexo Morro Redondo (Zona Rural) visa despertar em toda a comunidade escolar e na comunidade local o interesse e a conscientização em relação às questões ambientais da localidade, além de buscar alternativas para amenizar os problemas do desmatamento, das queimadas e do descarte do lixo. A Gincana Ambiental foi utilizada como estratégia para alcançar os objetivos propostos. Os resultados demonstram que a realização de Estudos do Meio pode tornar mais significativo o processo ensino aprendizagem e proporcionar aos seus atores o desenvolvimento de um olhar crítico e investigativo sobre a aparente naturalidade do viver social.

Palavras chaves

Química; Meio Ambiente; Cidadania

Introdução

A sociedade, seja por necessidade ou tradição cultural, tem sido responsável por agredir e degradar o meio ambiente em que vive e de onde retira todo o sustento necessário para a sua sobrevivência. A Constituição Federal em seu Art. 225 § 3º preceitua a adoção de medidas que reprimam a conduta lesiva ao meio ambiente. Os PCNs (BRASIL,1999) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006) destacam que a contextualização sócio histórica é um fator importante para o ensino de química preocupado com a formação para a cidadania. Para uma aprendizagem significativa é necessário que haja sempre uma interação entre teoria e prática e a abordagem de temas relacionados à vivência do aluno e da comunidade onde o mesmo está inserido. A escola deve ser entendida também como lócus para discussão dos problemas sociais, políticos, culturais e ambientais já que a mesma é responsável por instruir os cidadãos que terão participação efetiva na sociedade do futuro. Através da Gincana Ambiental o aluno é provocado e estimulado a desencadear ações e discussões em torno da questão ambiental provocada pelo desmatamento para retirada da madeira que alimentará os fornos de carvoarias da região, queimadas provocadas pelos agricultores e o destino dado à grande quantidade de lixo produzida na comunidade. O trabalho teve como objetivo estimular, conscientizar e informar a comunidade escolar e os moradores da localidade sobre a necessidade da preservação e conservação do meio ambiente.

Material e métodos

Este trabalho foi realizado por toda a equipe que faz a Unidade Escolar Costa Alvarenga, escola de Ensino Médio localizada na comunidade rural Morro Redondo interior do município de Oeiras/PI. Os principais problemas ambientais dessa comunidade são o destino dado aos resíduos sólidos, geralmente jogados às margens da rodovia que dá acesso ao povoado, o desmatamento das florestas naturais para utilizar a madeira nos fornos das carvoarias, e as queimadas realizadas por agricultores para o plantio das culturas de milho, feijão e arroz. Inicialmente os alunos, professores e funcionários foram divididos em três equipes. Cada equipe pesquisou sobre as problemáticas já citadas. Em seguida foi estabelecida uma data para que cada grupo apresentasse os resultados das pesquisas as quais foram direcionados. Na última etapa os alunos organizaram a apresentação que foi realizada na praça pública da comunidade e teve como público alvo todos os moradores da localidade.

Resultado e discussão

Durante as etapas da Gincana os alunos foram observados e em todas as atividades sugeridas e solicitadas demonstraram grande interesse, empenho e compromisso. Após a divisão das equipes, os alunos realizaram estudos, discussões e visitas para conhecimento da realidade ambiental da comunidade. Tiveram a oportunidade de programar suas próprias ideias sobre os problemas em questão e a culminância foi feita através de atividades de expressão corporal como danças, dramatizações, desfiles de roupas, chinelos e acessórios de materiais reaproveitados, apresentação de vídeos e documentários e produção de peças artesanais (reaproveitamento de resíduos sólidos)que serão utilizadas na escola, construção de paródias e cordéis. Na era da informação devemos educar para transformar em nível local e global, educar para não ser omisso, indiferente e nem conivente com a destruição da vida em qualquer parte do planeta (GADOTTI, 2009).

Conclusões

Com a realização do trabalho foi possível ratificar que a aprendizagem ocorre não apenas por meio da exposição de conteúdos no espaço da sala de aula. Houve um maior interesse e participação dos alunos em relação aos conteúdos de química e educação ambiental necessários a esta comunidade escolar, para a formação de cidadãos críticos, criativos e participativos no exercício da cidadania, além de ter proporcionado o desenvolvimento de um amadurecimento informativo-científico. Precisamos ajudar o nosso planeta e podemos iniciar pela juventude,a escola é o ponto de partida.

Agradecimentos

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico; PCN: ensino médio, Brasília, 1999.

________. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico; PCN+ Ensino Médio: orientações curriculares complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 2002.

________. Constituição da República Federativa do Brasil: Senado Federal, 1988.

GADOTTI, M. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. Editora e Livraria Instituto Paulo Freire. São Paulo, 2009.