Autores

Moura, S.R. (UFPA / SEDUC-PA) ; Brabo, J.N.C. (UFPA) ; Ramos, G.C. (UFPA / UEPA) ; Watanabe, L.A. (UFPA / SEDUC-PA)

Resumo

A presente proposta de investigação analisa os elementos presentes na prática docente dos professores do Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará, turma 2014, acerca dos desafios da Educação em Ciências para a sustentabilidade. Para esta análise, propomos um trabalho investigativo utilizando como instrumento um questionário misto baseado no Perfil Conceitual de Mortimer, em que os mesmos expuseram suas ideias e contribuíram significativamente com concepções de sua formação e de práticas pedagógicas. Os resultados evidenciam a preocupação dos docentes em relação à Educação em Ciências para a Sustentabilidade, uma vez que acreditam na mudança curricular, na mudança de postura social e conscientização da comunidade escolar.

Palavras chaves

Desafios; Educação em Ciências; Sustentabilidade

Introdução

Atualmente, observa-se o papel fundamental que a educação pode desempenhar na perspectivas de contribuir com mudanças significativas de conscientização para a sociedade no contexto da sustentabilidade. No campo educacional encontramos a prática docente como um elemento privilegiado, pois propicia aos alunos uma maior compreensão do mundo social em que estão inseridos e desenvolvam a capacidade de tomada de decisão com maior responsabilidade, na qualidade de cidadãos (BRASIL, 2006, p. 119), bem como para influenciar a mudança para a sustentabilidade seja nas disciplinas já existentes ou na inovação curricular. Partindo desse pressuposto, é de importância vital que se promova uma educação sustentável, conforme as orientações das organizações internacionais como a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a Agenda 21, a CCE (Comissão das Comunidades Européias) e, a nível nacional, como sugerem o CNEB (Currículo Nacional da Educação Básica), as OCNEM (Orientações Curriculares para o Ensino Médio) e os PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio), que visam práticas escolares inovadoras e uma educação escolar que promova a sustentabilidade (PEDROSA e MENDES, 2010, p. 1-2). No Brasil a educação para a sustentabilidade ainda é pouco disseminada na literatura e nas práticas que relacionam educação e meio ambiente, apesar de haver uma forte tendência a substituir a concepção de Educação Ambiental por “Educação para a Sustentabilidade” ou “Educação para um Futuro Sustentável” (LIMA, 2003, p. 99-100).

Material e métodos

O teor metodológico deste trabalho foi embasado numa pesquisa quanti-qualitativa para conduzir a investigação no enfoque da prática docente dos professores adotando o Perfil Conceitual proposto por Mortimer (1996, p. 33), que é usado para a estruturação das idéias relativas a um determinado conceito como também para descrever a evolução das idéias, tanto no espaço social da sala de aula como nos indivíduos, como conseqüência do processo de ensino. Nosso público-alvo é a turma 2014 do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC), modalidade Profissional, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA) composto de 20 mestrandos que responderam um questionário abordando sua formação docente, interesse pelo tema ‘Sustentabilidade no Ensino de Ciências’ e possíveis atividades que atuaram ou desenvolvem na escola que trabalham, bem como enfatizaram os desafios do ensino de Ciências para uma educação sustentável.

Resultado e discussão

Conforme a proposta do mestrado anteriormente citado, estão reunidos acadêmicos oriundos de cursos de Licenciatura em Ciências Naturais (Física, Química e Biologia), Matemática e Pedagogia com prática docente que varia de 3 a 25 anos tanto na educação pública e particular. A área de atuação são em Ciências Naturais (10%), Biologia (20%), Física (15%), Química (5%), Matemática (25%) e nas séries iniciais do Ensino Fundamental (25%). Todos se mostraram interessados pelo tema e colaboraram de forma eficaz. Quanto ao interesse pelo tema Sustentabilidade no Ensino, 20% se consideram razoavelmente interessados, enquanto que 80% se mostraram muito interessados, pois precisam entender que esse tema deve ser discutido em todas as instâncias devido à urgência de tomar novas atitudes frente aos acontecimentos e acham importante a inserção desta temática no ensino de Ciências na Educação Básica. Alguns deles já trabalham (ou trabalharam) com a temática na escola como em projetos na área de extinção de espécies (5%) e tráficos de animais (10%), no PDE Sustentabilidade (20%), na coleta seletiva (75%), com brinquedos pedagógicos de material reciclado (15%) e jogos educacionais (40%). Acerca dos desafios da Educação em Ciências para a Sustentabilidade, os mestrandos consideram aspectos relevantes como a mudança no currículo (90%), a elaboração de projetos escolares e materiais educativos (65%), a formação de professores (50%), a disposição dos docentes em projetos interdisciplinares (55%), a ação consciente da comunidade escolar (80%) e, sobretudo, dos alunos, bem como competir com a mídia e a globalização que prega o consumo exagerado sem levar em consideração o ambiente e os recursos naturais (70%).

Conclusões

A Educação em Ciências para a Sustentabilidade ainda é um grande desafio que deve- se ser integrado na escola, envolvendo toda a comunidade escolar com responsabilidade social e ambiental. Isso perpassa pela Educação Básica, pois não podemos ainda vivenciar uma educação alienada de questões sociais, formando pessoas sem compromissos com o meio em que vivem e não percebem seu papel cidadão. Portanto, há muito trabalho para se alcançar a sustentabilidade, pois será necessário um longo processo de educação ambiental, resgate de valores éticos, morais e culturais.

Agradecimentos

A Deus, primeiramente, aos nossos familiares e aos colegas do PPGDOC / IEMCI / UFPA pela colaboração na pesquisa acadêmica.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Ministério da Educação. Brasília, 1999.
_______. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2006.
LIMA, G. da C. O Discurso da Sustentabilidade e suas Implicações para a Educação. Revista Ambiente & Sociedade, v. 6, n. 2, jul./dez. de 2003.
MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e o ensino de ciências: para onde vamos?
Investigações em Ensino de Ciências, v. 1, pp. 20-39. 1996.
PEDROSA, M. A.; MENDES, P. Formação Contínua de Professores de Ciências, Construção de Conhecimento Científico e Educação para a Sustentabilidade. Boletim ENCIGA - Ensinantes de Ciências de Galícia, n. 61, outubro de 2010.
UFPA. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Edital de seleção do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas – Mestrado Profissional. Belém, 2014.