Autores

Alexandre, D.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Almeida, J.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Paiva, N.I. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Soares, A.K.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; França, J.L.V. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Pereira, E.J.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Mariano, A.C.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Rodrigues, A.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Liberato, M.C.T.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)

Resumo

Ensinar Química é um desafio para os professores, pois ela é considerada uma disciplina difícil pela a maioria dos alunos. Devido a este problema alguns alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará desenvolveram um jogo de caça palavras, onde relaciona a disciplina de Química com um assunto muito comum nos dias atuais que são as drogas. Desta maneira os graduandos encontraram uma metodologia diferente de ensinar, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Através da aplicação do jogo com os alunos foi possível perceber uma melhor assimilação do conteúdo por parte destes e provocar uma conscientização dos riscos causados pelas drogas de abuso.

Palavras chaves

Ensino; Química; Drogas

Introdução

O processo tradicional de ensino de Ciências, ora centrado em memorização e aplicação de formas para resoluções de questões, vem sendo aprimorado com alternativas lúdicas para potencializar a aprendizagem do aluno (MENDONÇA e LEITE, 2010). Segundo FRIEDMAN (1996), os jogos lúdicos se encontram na gênese da construção do conhecimento, da apropriação da cultura e da constituição do aluno como sujeito humano, como aspecto fundamental do processo de formação. Os jogos aumentam a capacidade de criação podendo inclusive recriar a realidade na escola. O jogo é, portanto, uma ferramenta de valor indispensável no processo de ensino e aprendizagem e sua utilização nas aulas de Química, sob a orientação do professor, propicia um ambiente descontraído e adequado à aprendizagem. O consumo de drogas é algo presente no dia a dia da sociedade atual. O abuso de drogas é definido resumidamente como a administração de drogas sem supervisão médica por motivos não relacionados à saúde. O abuso de drogas tem também uma conotação de prejuízo à sociedade, mesmo quando se trata de drogas lícitas como o álcool e o tabaco (LONGENECKER, 1998). O presente trabalho teve o objetivo de desenvolver o jogo de caça palavras para auxiliar no ensino da Química com ênfase nas drogas.

Material e métodos

O jogo “Caça palavras das drogas” foi criado por estudantes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará. O jogo é composto por 12 palavras, e foi aplicado obedecendo às seguintes regras: foi eleito um juiz que ficou responsável por ditar as regras do jogo, ficar com as cartelas com dicas sobre os nomes das drogas viradas para baixo, marcar o tempo e contabilizar o ponto de cada participante. As palavras estavam nas posições vertical, horizontal, diagonal e escritas ao contrário. Foi decidido através de um sorteio qual seria a ordem de participação de cada jogador. O jogador deveria escolher uma cartela que teria a dica do nome da droga e encontrar a palavra no caça palavras, tendo 1 minuto para encontrá-la. Caso o jogador não encontrasse a palavra ele aguardaria até o fim da rodada para escolher outra cartela. O vencedor foi aquele que encontrou o maior número de palavras.

Resultado e discussão

O jogo foi aplicado em uma turma de 1° ano do Ensino Médio, com alunos que estão em uma faixa etária de 14 a 16 anos. Foi aplicado um questionário para que os alunos avaliassem o seu desempenho no jogo, o qual indicou que 98% dos alunos estavam satisfeitos com o jogo e 96% aplicariam em sala de aula se fossem professores. Através do questionário foi possível saber que 100% dos alunos já ouviram falar de drogas, mas nenhum teve contato, 59% já conheceram alguém que usou e 99% disseram que não usariam. O método contribuiu para que a aula ocorresse de forma prazerosa e com fácil entendimento e foi observado também, que os alunos apresentaram uma maior curiosidade nos assuntos abordados pelo jogo.

Conclusões

Na utilização do jogo caça palavras, como um método diferente de ensinar Química foi possível perceber que essa nova metodologia foi capaz de captar melhor a atenção dos alunos, tornando a aula mais dinâmica e os alunos mais participativos. Além disso, ajudou o aluno a entender melhor a problemática das drogas mostrando os riscos que elas trazem para a vida das pessoas.

Agradecimentos

A Universidade Estadual do Ceará - UECE

Referências

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999.

MENDONÇA, L. G.; LEITE, S. Q. M.; Artes cênicas no ensino de boas práticas de fabricação: uma prática pedagógica no curso superior Químico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vol. 9, Nº 153-66, 2010.

FRIEDMANN, Adriana. Brincar: crescer e aprender: o regate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.

LONGENECKER, G. L. Como Agem as Drogas. Editora Quark do Brasil Ltda. São Paulo, SP. 1998. 145p.