Autores

Silva, A.G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Vasconcelos, I.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Silva, F.A.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Anjos, J.A.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

Resumo

Esse trabalho buscou levantar as concepções de licenciandos em Química da UFPE sobre sustentabilidade a partir do uso do Biodiesel, verificando se os mesmos compreendem a importância do tema tanto para a sua formação quanto para uma aprendizagem mais crítica dos alunos, bem como se conseguem debater sobre o uso do Biodiesel como combustível a favor da sustentabilidade. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou para a coleta de dados um questionário em Escala de Likert com variações de 1 a 5. Verificou-se que os licenciandos apresentam um conhecimento claro sobre o Biodiesel, no entanto há uma visão errônea sobre o que é desenvolvimento sustentável. Essa concepção errônea pode ser justificada pelo fato de tal proposta não ser um tema claramente discutido durante sua formação inicial.

Palavras chaves

Sustentabilidade; Biodiesel; Formação de Professores

Introdução

Em meio aos diversos problemas ambientais que o planeta vem sofrendo com o consumo exacerbado dos recursos naturais em prol do desenvolvimento industrial e econômico, surgiu uma nova proposta que busca promover a exploração dos recursos naturais de forma a prejudicar o mínimo possível o equilíbrio entre o meio ambiente e a humanidade: o desenvolvimento sustentável. Concomitantemente à proposta do consumo sustentável dos recursos naturais como modelo para o desenvolvimento industrial e econômico, emerge a necessidade cada vez maior do uso de combustíveis derivados do petróleo, que somadas às crescentes preocupações com o ambiente e as previsões de que esse recurso deva chegar ao fim, têm instigado à busca de fontes de energia renováveis (GHASSAN et all, 2003). Como fonte alternativa ao diesel proveniente do petróleo surgiu o Biodiesel, que está dentro dessa proposta por ser uma fonte de energia renovável e por seu uso sustentado reduzir os danos ao meio ambiente. Frente à relevância dessa temática, haveria espaço para reflexões sobre tais questões na Formação de Professores e ensino de Ciências nas escolas? De acordo com Figueiredo (2006) a resposta é sim, pois (i) o papel da escola é criar cidadãos críticos com participação ativa na sociedade e (ii) a discussão desse tema dá uma contribuição real na formação, bem como dá significado aos conteúdos das disciplinas. Considerando esses apontamentos, nesse trabalho, objetivamos verificar se os licenciandos em Química da UFPE compreendem a importância do tema, tanto para a sua formação quanto para uma aprendizagem mais crítica dos alunos, bem como se conseguem debater sobre o uso do Biodiesel como combustível a favor da sustentabilidade.

Material e métodos

Foi realizada uma pesquisa qualitativa através de um questionário em Escala de Likert com variações de 1 a 5, onde 1 significa que o participante discorda fortemente, 2 discorda, 3 não sabe responder, 4 concorda, e 5 que concorda fortemente com a afirmação. As escalas devem ser usadas quando o investigador tem como objetivo obter respostas que possam ser comparáveis umas com as outras, a partir de uma organização sistemática de um conjunto de observações, conforme nos ensinam Silva e Nunez (2007). O questionário foi aplicado a 50 graduandos em Licenciatura em Química da UFPE, composto pelas seguintes afirmações: 1-Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro; 2-Biodiesel é uma forma de contribuir com o desenvolvimento sustentável; 3-Desenvolvimento sustentável depende do consumo crescente de energia e recursos naturais; 4-Durante seu tempo de estudo na graduação a temática sustentabilidade foi discutida em sala de aula; 5-O uso de combustíveis renováveis, como o Biodiesel, não contribui com a sustentabilidade, uma vez que seu uso aumenta a concentração dos gases causadores do efeito estufa; 6-Desenvolvimento sustentável significa obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente; 7-O conhecimento sobre desenvolvimento sustentável é indispensável na formação de professores; 8-Sempre que possível, o professor deve abordar na sala de aula a temática sustentabilidade; 9-O Biodiesel contribui com o desenvolvimento sustentável, pois é combustível de queima limpa produzido de recursos renováveis, biodegradável, não tóxico. As análises das respostas foram feitas a partir da comparação, soma e conversão para percentagem do número de concordância e discordância dos participantes em cada afirmativa.

Resultado e discussão

As afirmações 1, 3 e 6 se referem ao conceito de desenvolvimento sustentável, onde os itens 1 e 6 são considerados corretos e o item 3 incorreto. As respostas estão expressas na Figura 1. É possível ver que apenas uma parte dos entrevistados tenha clareza sobre o tema, uma vez que na questão 3 houve uma grande variação nas respostas em todos os níveis de concordância, o que não condiz com as respostas das questões 1 e 6. Essa discordância nos resultados indica que apesar dos licenciados perceberem a importância da economia dos recursos naturais e da preservação do meio ambiente, não conseguem aprofundar a discussão estabelecendo a relação indissociável entre a preservação e o crescimento econômico. As afirmações 2, 5 e 9 dizem respeito ao uso do Biodiesel, onde as questões 2 e 9 apresentam informações corretas e a 5 incorreta. Foi possível observar que há um grande entendimento acerca desse tema, visto que as afirmações 2 e 9 obtiveram, respectivamente, 76,6% e 56,6% nos níveis de concordância 4 e 5, ao ponto que a afirmação 5 teve 73,3% de discordância. Esse resultado reflete um conhecimento já estabelecido muito provavelmente decorrente da presença da temática na mídia. As afirmações 4, 7 e 8 são referentes a sustentabilidade e ensino. As respostas estão expressas na Figura 2. A partir dessas respostas é possível ver que os graduandos veem a temática sustentabilidade com grande importância para ser tratada em sala de aula. A maioria afirma que o tema é indispensável na formação de professores e que deve ser discutido em sala, no entanto também afirmam que em sua graduação a temática não foi discutida. A falta de discussão do tema na formação pode ser responsável pela divergência do entendimento sobre sustentabilidade, como visto nas respostas das questões 1, 3 e 6.

Figura 1

Respostas das questões 1, 3 e 6 em percentual

Figura 2

Respostas das questões 4, 7 e 8 em percentual

Conclusões

A partir da análise das respostas foi possível inferir que o tema não é discutido com frequência em sala de aula. Acreditamos que esse fato foi crucial para as opiniões errôneas sobre sustentabilidade, no entanto, os licenciandos apresentam clareza sobre a importância do Biodiesel à sustentabilidade. Verificamos que a maioria compreende a importância do tema na formação e para proporcionar um melhor aprendizado aos alunos. Considerando esses apontamentos, vemos a necessidade de inserir e discutir com mais clareza e propriedade o tema sustentabilidade na formação dos licenciandos em Química.

Agradecimentos

Referências

FIGUEIREDO, O. A controvérsia na educação para a sustentabilidade: uma reflexão sobre a escola século XXI. Revista Interacções, n.4, p.3-23, 2006.

GHASSAN, T. A.; MOHAMAD I.; AL-WIDYAN, B.; ALI O. A. Combustion performance and emissions of ethyl ester of a waste vegetable oil in a water-cooled furnace. Appl. Thermal Eng., v.23, p.285-293, 2003.

SILVA, M. G. L. da; NUNEZ, I. B. Instrumentação para o ensino de química: aula 5 – identificando concepções alternativas dos alunos. Natal: EdUFRN, 2007, p.4-6.