Autores

Guerra, M.H.F.S. (UECE) ; Souza, C.A.G. (UECE) ; Lima, S.O. (UECE) ; Cordeiro, E.M.S. (UFRN) ; Júnior, J.F.M. (UFC)

Resumo

Este estudo foi feito de forma pontual em uma Escola Profissionalizante de Fortaleza-CE, a qual é composta por quatro cursos técnicos, nos quais, foram trabalhados temas que relacionassem os conteúdos de química com os conteúdos do curso técnico, bem como, com a futura profissão que os estudantes atuarão no mercado de trabalho. Para tanto se utilizou a metodologia de ensino dos Três Momentos Pedagógicos, em que diferentes abordagens foram utilizadas, como aplicação de questionários, atividades experimentais e trabalhos em grupo. Os resultados deste trabalho apontam que muitos estudantes demonstraram interesse em poder associar os conteúdos com o cotidiano. É possível apontar também a importância destas temáticas para um ensino de Química, pois considera os contextos dos próprios estudantes

Palavras chaves

QUÍMICA ; CONTEXTUALIZAÇÃO; EDUCAÇÃO

Introdução

A gestão Educacional de uma escola de ensino técnico, cuja didática é focada no mercado de trabalho, tem por objetivo formar profissionais (AURICCHIO, 1978). Contudo, por meio desta didática, os professores de escolas profissionalizantes encontram um novo problema: atrair os alunos para o conteúdo das disciplinas da base regular. Tal desinteresse torna-se mais evidente quando se constata o empenho e a determinação dos alunos com as disciplinas do curso técnico. Uma boa forma de resolver problemas como estes é o uso de temas cotidianos que possam ser empregados em sala de aula em paralelo aos conteúdos teóricos ministrados pelos professores. Os temas cotidianos são uma solução eficaz, pois, deste modo, o aluno utiliza o conhecimento adquirido teoricamente em sala de aula nas situações práticas da vida, ampliando o conhecimento, não apenas para o cotidiano, mas também para o meio profissional. Relacionando os cursos técnicos que estruturam a escola profissionalizante, podemos fazer várias associações com os conteúdos de química. Neste sentido, o professor pode atrair a atenção dos alunos, mostrando que a química está presente em questões cotidianas e profissionais. Desse modo, podemos socializar conteúdos teóricos com questões sociais, políticas e econômicas, através de uma interação com a vida do estudante (FREIRE, 1974).

Material e métodos

O trabalho foi todo desenvolvido em uma escola profissionalizante situada na cidade de Fortaleza - CE, que utiliza uma metodologia de ensino de tempo integral e médio. Esta escola é composta por quatro cursos técnicos que são ministrados juntos com as disciplinas regulares. Os cursos técnicos, profissionalizantes são: Técnico em Informática, Técnico em Enfermagem, Produção de Moda e Técnico em Finanças. No primeiro momento se partiu da análise do curso e o cotidiano do profissional que ingressa na área, objetivando analisar os diferentes entendimentos dos estudantes a cerca dos temas escolhidos com sua futura vida profissional. No segundo momento foi feita uma compreensão do tema abordado, desenvolvendo conceitos, métodos, relações e orientações (RAMOS, 2008). No terceiro momento os alunos utilizaram dos conhecimentos adquiridos teoricamente em sala de aula articulando com os conhecimentos técnicos obtidos no andamento do curso técnico, bem como, profissional (DELIZOICOV, ANGOTTI & PERNAMBUCO, 2002). No quarto momento foi realizado um levantamento de experimentos que relacionassem o conteúdo com a vida cotidiana dos alunos e os conteúdos vistos em sala de aula. Como forma de registro foram feitos questionários respondidos pelos estudantes que participaram do desenvolvimento de aplicação do respectivo trabalho, desta forma o instrumento de retorno será a teoria em ação (TRIVINOS, 1987).

Resultado e discussão

O total de alunos que compunham a escola era no total de 370 aluno(a)s distribuídos em dez turmas e quatro cursos técnicos. O resultado para o questionário geral foi: 332 estudantes disseram que o projeto em questão foi proveitoso no tocante ao conhecimento adquirido; 355 acharam adequada a relação do tema com o curso técnico afim de auxiliar o ensino de química; 362 acharam interessante o uso da contextualização como ajuda na aprendizagem; 364 acharam bem elaborada a escolha de tema na contextualização do ensino de química. As utilizações de temas do cotidiano se mostraram um método aplicável na fixação dos conteúdos aprendidos teoricamente em sala de aula no eixo regular. Os alunos se mostraram bastante motivados levando indagações com situações da vida escolar e fora dela. A grande maioria dos alunos colocou a química como essencial e importante, principalmente as aplicações interdisciplinares para facilitar o aprendizado escolar e o conhecimento prático social dos futuros técnicos. Os alunos não só complementaram os conteúdos químicos, como também adquiriram novos conhecimentos de áreas que eles futuramente atuarão ao finalizarem a formação técnica e se inserirem como profissionais no mercado de trabalho.

Conclusões

O uso da contextualização no ensino de Química é um elemento de grande importância quando adequado à sala de aula. Portanto este objeto de estudo pode ser aplicado a outras escolas profissionais na cidade de Fortaleza assim como nas demais entidades do Sistema de Ensino Estadual. O projeto se mostrou como uma ótima ferramenta para complementar o ensino de química e que pode ser aplicado facilmente em sala de aula por outros profissionais da educação.

Agradecimentos

Referências

AURICCHIO, L. de O. Manual de tecnologia educacional. Editora: Francisco Alves, 1978.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. - Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. 365 p.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
RAMOS, M. G. A importância da problematização no conhecer e no saber em Ciências. In: GALIAZZI, M. do C., et. al. Aprender em rede na educação em Ciências. Ijuí: Editora Unijuí, 2008, v. único.
TRIVIÑOS, A. N. S. - Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.