Autores

Roberto Moreno Marques da Silva, I. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - CÂMPUS MACEIÓ) ; Erick Gomes da Silva, J. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - CÂMPUS MACEIÓ) ; Nascimento Tenório Silva, V. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - CÂMPUS MACEIÓ)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo expor considerações sobre a sustentabilidade incluindo a sua relação com o biogás enquanto uma opção estratégica na atual matriz energética brasileira. Trata-se ainda da importância do ensino de química sobre essa temática englobando a questão da preservação do meio ambiente a partir da educação ambiental. Entre as metodologias estão desde a utilização de conceitos químicos para entender e explicar questões acerca da sustentabilidade e que são pouco exploradas na sala de aula. A partir de uma exposição dos assuntos relacionados foi possível perceber que os estudantes adquiriram além de consciência ambiental - pelo fato do biogás ser uma energia renovável, como também um melhor entendimento sobre os referidos conteúdos.

Palavras chaves

Biogás; Ensino de Química; Consciência ambiental

Introdução

Pensar no estudo de química inclui as idéias de nocividade dos produtos químicos. São bastante noticiados os diversos estudos que comprovam os danos causados por produtos derivados do petróleo, as intoxicações e até, mesmo, a periculosidade de se trabalhar em laboratórios químicos são logo colocadas em exposição através das normas de segurança desses. É considerando o conjunto desses e de outros problemas que se enxergar a possibilidade de envolver os próprios estudos da sala de aula, durante os momentos de estudar química e de maneira simples, para apresentar soluções aos tão preocupantes problemas ambientas e alternativas resultantes da busca por fontes renováveis de energia. Sendo a mistura do metano com o dióxido de carbono, o biogás é gerado nos aterros e deve ser de grande importância na temática de sustentabilidade uma vez que é uma fonte de energia, pois é formado pela decomposição de resíduos orgânicos depositados nos aterros e lixões e tem como um dos seus principais componentes o gás metano (CH) – que é um dos principais gases causadores do efeito estufa. Na medida em que transforma o metano em água e gás carbônico, reduzindo a carga de impacto ao efeito estufa e gerando créditos de carbono. Dessa forma, podemos incluir nessas possibilidades, a importante ideia e necessidade conscientizar os estudantes sobre as alternativas de práticas sustentáveis que podem ser desenvolvidas a partir da aprendizagem desse e de outros assuntos de química.

Material e métodos

Este trabalho foi construído a partir de discussões com estudantes do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió acerca da temática de sustentabilidade e os aspectos que podem facilitar o seu aprendizado de maneira interligada à diversos assuntos da atualidade e, inclusive, que geralmente se atém no estudo isolado em outras disciplinas. Tendo como dificuldade a compreensão de vários colegas no estudo de química, a proposta inicial de análises bibliográficas para entender a relação da disciplina com a importância da preservação do meio ambiente pôde ser considerada uma iniciativa de educação ambiental. Continuando a experiência, foi apresentada por cada integrante do grupo uma curiosidade relacionada aos conceitos absorvidos através de análises bibliográficas, sendo esclarecidas pela coordenadora do grupo e pelas pesquisas realizadas pelos demais integrantes. Questionados sobre o ensino de química em sala de aula, os participantes tiveram a oportunidade de expor seus anseios em textos que expõem análises críticas sobre o referido questionamento também posto em discussão.

Resultado e discussão

Como resultados deste trabalho se pode apontar a possibilidade de novas formas tanto de ensinar quanto de aprender química. Durante os encontros e discussões, as apresentações de conceitos de Biogás, sustentabilidade e das tecnologias inovadoras para a produção dessa energia e os depoimentos dos próprios professores fizeram com que cada estudante se sentisse a vontade para questionar os aspectos químicos que podem costumeiramente serem considerados chatos ao serem descritos no quadro. Ficou evidente que o Mercado de Energia Renovável através do biogás resultante do tratamento anaeróbico e a utilização dessa fonte são aspectos futuristas para o setor energético. Os futuros técnicos em química, por exemplo, ficaram surpresos com a praticidade que pode ser empregada no estudo da química e na importante relação feita entre o assunto e sua relevância científico-tecnológica e socioambiental. Exemplo da promoção do protagonismo juvenil e da atenção requerida pelos próprios, os encontros pretendem continuar com outros assuntos. Se aprendizado foi adquirido com maior facilidade, inexistiram dúvidas. Questionamentos de verdadeiras práticas sustentáveis e futuros projetos governamentais também ganharam espaço, fazendo com que dúvidas como a que questiona a ausência de usinas de biogás no Estado de Alagoas fossem matéria para novas descobertas. A química passa, dessa forma, a ser a base para projetos de dimensões surpreendentes.

Conclusões

A compreensão dos conceitos antes considerados chatos e a percepção de que a dinâmica das discussões ao voltar-se para questões cotidianas, a exemplo da preocupação com o planeta e dos diversos problemas ambientais, causaram uma maior aproximação voluntária dos estudantes ao material bibliográfico e atividades propostas. Pensar sustentável é pensar no futuro do nosso planeta e as possibilidades como a da energia proveniente do biogás podem se tornar realidades. Ensinar e estudar química com diferenciais na forma que o conhecimento científico é produzido contribui para essa conquista.

Agradecimentos

Referências

MEIO AMBIENTE, Convênio FEALQ - Ministério do. Estudo do potencial da geração de energia renovável proveniente dos "aterros sanitários" nas regiões metropolitanas e grandes cidades do Brasil. CEPEA, Dez/2001 - Abr/2004.

ROYA, Bruno; FREITAS; Eduardo; BARROS, Evandro; ANDRADE, Fábio; PRAGANA, Michael; SILVA, Djalma José Alexandre da. BIOGÁS – UMA ENERGIA LIMPA. Revista Eletrônica Novo Enfoque, ano 2011, v. 13, n. 13, p. 142 – 149.

SOUZA, F. L. de; MARTINS, P. Ciência e Tecnologia na Escola: Desenvolvendo Cidadania por meio do Projeto “Biogás – Energia Renovável para o Futuro”. Química Nova na Escola, v. 33, n. 1, p. 19-24, 2011.