Autores

José Pires Pereira, E. (UECE) ; Lívia Viana França, J. (UECE) ; Tavares Cavalcanti Liberato, M.C. (UECE) ; Lima Alexandre, D. (UECE) ; Kelly Lima Soares, A. (UECE) ; Silva de Almeida, J. (UECE) ; Ibiapina Paiva, N. (UECE)

Resumo

O uso de drogas é uma problemática pertinente em nossa sociedade, acarretando problemas sociais e na saúde que são irreversíveis. Diante disso,professores e alunos do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceara,buscam meios lúdicos para que o conhecimento sobre drogas seja ensinado de uma forma mais divertida e menos metódica. O jogo “Labirinto contra as Drogas” acontece como um método de ensino lúdico a fim de melhorar o ensino-aprendizagem incorporando assuntos cotidianos,como as drogas com a Química.

Palavras chaves

Drogas; jogos educativos; ensino da química

Introdução

O processo ensino-aprendizagem de Química é dificultoso tanto para o professor quanto para o aluno. (MALDANER,1999). Lisboa, (2010) afirma que o ensino de Química contribui de maneira eficaz para o pleno exercício da cidadania apenas quando é possível levar os alunos a relacionar conceitos científicos entre si e com suas implicações socioeconômicas, culturais, ambientais e tecnológicas. Fatores Sociais, como a dificuldade de acesso à Educação, e fatores político- conjunturais, como o desemprego crescente na população, apresentam também um peso enorme na determinação do abuso de drogas. A falta de perspectiva individual e coletiva, raízes do descontentamento, gera a violência crescente em todos os níveis, em especial a violência urbana (FRANCISCHI, 2005). Esse jogo busca uma forma mais didática e lúdica de ensino, visando o dinamismo em sala de aula, incluindo assuntos cotidianos,com ênfase nas Drogas,no Ensino da Química.

Material e métodos

O jogo possui um tabuleiro, 48 cartas(24 cartas referentes ao “nível 1”e 24 cartas referentes ao “nível 2”)com perguntas sobre determinados tipos de drogas,um dado e 6 botões coloridos. Os componentes sorteiam entre si a ordem de jogada. O primeiro componente deve jogar o dado e depois percorrer o número de casas segundo o valor que tirou. O procedimento anterior se repete com todos os outros jogadores. Os participantes tem que ler com atenção os obstáculos que aparecem no caminho e executá-los. Assim como,quando forem responder às perguntas,tem que escolher entre nível 1 e nível 2. Cada participante só poderá escolher dez vezes a opção nível 1.Ganha o jogo quem chegar primeiro no final do tabuleiro.

Resultado e discussão

O jogo foi aplicado na Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, com alunos do 2º ano do Ensino Médio, com faixa etária de 15 a 18 anos. Foi aplicado um questionário,o qual indicou que 90% dos alunos aprovam esse método lúdico para tratar de assuntos cotidianos.Através do questionário,foi possível saber que 70% dos alunos obtinham conhecimento sobre as drogas e que 100% deles nunca tiveram nenhum contato com qualquer tipo de droga.O jogo permitiu a transmissão desse assunto com maior facilidade,através de uma forma divertida e mais prazerosa.

Conclusões

Houve plena aceitação pelos alunos e professores da Escola ,assim como pelos alunos de graduação em Química da UECE, por ter sido tratado um tema da atualidade.

Agradecimentos

a Universidade Estadual do Ceará

Referências

MALDANER, O. A. A pesquisa como perspectiva de formação continua do processor de química. Química Nova. São Paulo n.2, Mar/Abr. 1999
FRANCISCHI, J. N. de A Farmacologia em nossa vida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. 137 p.
LISBOA, J. C. F. Química, 1º ano, Ensino Médio. 1. Ed. São Paulo: Edições SM. 2010.