Autores

Silva, A.M. (UECE/UFC) ; Souza, M.M.S. (UFC)

Resumo

O uso do laboratório de Química serve para fazer o aluno compreender conceitos teóricos e desenvolver através de observações do seu cotidiano o método cientifico e a visão de pesquisador. Contextualizar as aulas de Química utilizando o laboratório como ferramenta motivadora para proporcionar aulas mais dinâmicas, participativas, com maior interação professor-aluno, torna as aulas mais atrativas para o educando. Neste trabalho todas essas questões citadas estão fundamentadas com base nos resultados de uma pesquisa realizada com professores, núcleo gestor e alunos do Ensino Médio além também da realização de um minicurso de química, com os conhecimentos básicos da disciplina, onde foram utilizadas atividades práticas na Escola Estadual – Aratuba - Ceará.

Palavras chaves

laboratório de química; contextualização; minicurso

Introdução

Através da observação das aulas de Química em uma escola da rede pública pode-se verificar que o Ensino de Química tradicional não causa entusiasmo nos educandos na busca pela aprendizagem. Desmistificar essa ideia é papel do professor o qual deve usar da experimentação para relacionar fenômenos ligados ao cotidiano com conteúdos vistos em sala de aula, relacionando a teoria e a prática para tornar o aluno um agente ativo no seu aprendizado. Com relação às dificuldades no ensino e a adoção desta didática, a formação dos professores merece destaque, pois sem formação adequada, o professor não possui muitos subsídios para inovar o ensino ou incluir elementos que contextualizem os conteúdos que desenvolve em sua prática. Nesse espaço de discussão se encontra o papel do laboratório na relação ensino-aprendizagem da Química. Uma ferramenta que transcende o proporcionar apenas prazer no envolvimento dos estudantes com as atividades experimentais e comprovações de hipóteses. A motivação adquire o sentido de elemento constituinte à apreensão dos conceitos científicos na rede de significados de cada indivíduo. Esse trabalho tem como foco a utilização do laboratório nas aulas de Química, a diminuição da aversão à disciplina, estimulação dos docentes para uma didática com aulas experimentais a partir da inserção do laboratório, motivação dos alunos para verificação de teorias abordadas em sala de aula nas atividades práticas e observação do aluno ao mundo que o cerca para que dessa forma possa desenvolver um “olhar clínico” e científico do que está a sua volta. Todo o trabalho foi ministrado em aulas extras, minicurso, que aconteceram no laboratório da Escola José Joacy Pereira, em Aratuba-CE, com 40 alunos dos três anos do ensino médio de 5 turmas.

Material e métodos

O trabalho foi aplicado em dois eixos. O primeiro eixo foi direcionado a todos os alunos das turmas de 1º ano à 3º ano do ensino médio, totalizando cinco turmas – uma de 1º ano, duas de 2º ano e duas de 3º ano – na escola da rede pública estadual, Escola de Ensino Médio José Joacy Pereira, situado no centro da cidade de Aratuba, Estado do Ceará, atendendo, ao longo dos três anos cerca de 190 alunos. E, o segundo eixo foi à execução de um minicurso de química para os alunos do turno manhã da escola, no intuito de atender no máximo 50 alunos que foram divididos em dois grupos de 25 alunos. O levantamento dos dados foi realizado através de questionário composto de perguntas abertas e fechadas relacionadas às dificuldades dos seis docentes de Química em relação ao processo ensino-aprendizagem da disciplina. Aplicação de questionário com questões abertas e fechadas a 190 alunos regularmente matriculados no ensino médio da escola no turno manhã abrangendo as três séries do ensino médio e para os alunos que participaram do minicurso. Além do Núcleo Gestor composto por três coordenadoras de área, diretora e secretária da escola que foram indagadas com perguntas sobre o espaço, infraestrutura e manutenção do laboratório. Todas as atividades do minicurso tiveram duração de quatro dias, baseando-se na observação do desenvolvimento de cada aluno em cada turma e atividades realizadas. Estas foram realizadas em equipes de cinco alunos. Após a fase do minicurso houve a aplicação dos questionários para o núcleo gestor, professores da área e todos os alunos da escola no turno manhã.

Resultado e discussão

Questionado aos alunos de como a utilização do laboratório na disciplina de Química são mais atrativas e melhoram a assimilação dos conceitos. 98,42% responderam que sim. Como seria uma boa aula de Química? 78,90% dos alunos questionados responderam que uma boa aula de Química acontece com aulas experimentais, no laboratório. Questionando os alunos sobre a facilidade de entender as aulas de Química, 18,42% responderam que não é fácil entender as aulas de Química. Em relação às aulas com apresentação de experimentos sobre o assunto, a maior parte dos alunos respondeu que são boas ou ótimas correspondendo a 94,70%. Você conseguiria nesse momento associar algum conceito científico ligado ao seu cotidiano? Dos alunos entrevistados 66,20% dos alunos responderam que sim sabendo associar algum conceito químico ao seu cotidiano. Ao ser perguntado sobre a importância da Química no dia a dia a resposta dos alunos, a maioria respondeu sim 75,70%. As Respostas dos docentes de Química em relação a sua satisfação com o método do ensino de Química atual, 66,70% responderam que sim estão satisfeitos com o método de ensino de química atual e 33,30% responderam não. Questionado aos professores sobre suas expectativas quanto às medidas adotadas para melhorar o Ensino de Química, como a utilização do laboratório de Química, todos demonstram entusiasmo para a utilização deste espaço de aprendizagem. Questionado ao Grupo Gestor de como o laboratório de Química é utilizado na Escola, todas as respostas foram próximas no sentido do contexto, e foi justificado da seguinte forma: “utilizado de forma periódica pelos alunos”, “com aulas de acordo com o conteúdo abordado e aulas marcadas”, “é um espaço disponibilizado de acordo com a necessidade da disciplina”.

Gráfico 1

O que os alunos consideram ser uma boa aula de Química.

Gráfico 2

Satisfação dos docentes com o método de ensino de Química atual

Conclusões

O principal objetivo da pesquisa foi mostrar a importância que a utilização do laboratório no ensino de Química, por meio da experimentação, possui para alunos do Ensino Médio. O estudo permitiu avaliar a importância da metodologia prática, através da experimentação, como base para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem dos alunos. A partir dos resultados obtidos, espera-se que este trabalho possa contribuir para uma maior conscientização da necessidade da realização de aulas experimentais como um meio de obter maior eficiência do processo ensino- aprendizagem.

Agradecimentos

Referências

PEREIRA, Cleyciane Bizerra. Contextualização do Ensino de Química através de aulas práticas. Monografia (Curso de Licenciatura em Química). Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza-CE, 2009.

RIBEIRO FILHO, Marciano Rocha. O Ensino de Química e o Cotidiano: Tendências Atuais. 2008. 79 f. Monografia (Curso de Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes Na Área de Licenciatura em Química) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, Igaporã - Bahia, 2008.

SILVA, A. M. Proposta para tornar o Ensino de Química mais atraente. RQI, 2011. Disponível em: http://www.abq.org.br/rqi/2011/731/RQI-731-pagina7-Proposta-para-Tornar-o-Ensino-de-Quimica-mais-Atraente.pdf. Acesso em: 05 jun. 2014.

SILVA, A. M. e BANDEIRA. J.A. A Importância em Relacionar a parte teórica das Aulas de Química com Atividades Práticas que ocorrem no Cotidiano. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA. Fortaleza. CD de Resumos do IV SIMPEQUI, 2006.