Autores

de Souza Carvalho, D. (UFRPE) ; Larissa Rodrigues da Silva, (UFRPE) ; Pedroza da Silva, S. (UFRPE)

Resumo

O presente trabalho visa impulsionar mudanças de hábitos e comportamentos para formação intelectual e melhor desempenho profissional de estudantes da Licenciatura em Química da UFRPE/ UAST a partir do programa 8S. Para isso foi aplicado dois questionários com os estudantes bem como uma aula expositiva e uma prática realizada dentro do laboratório de Química. Os estudantes mostraram a partir de diversas falas e exemplos práticos que de fato refletiram e mudaram sua forma de pensar em relação a alguns hábitos e comportamentos, percebendo o quanto mudou o ambiente de trabalho e o quanto facilita na execução do mesmo.

Palavras chaves

programa 8S; hábitos; formação intelectual

Introdução

O Programa 8S é uma adaptação do Programa 5S japonês às condições sociais e comportamentais do trabalhador brasileiro. Os 8S são: determinação (Shikari Yaro), capacitação(Shido), utilização(Seiri), organização (Seiton), limpeza (Seisso), saúde (Seiketsu) autodisciplina (Shitsuke) e preservação (Setsuyaku). É um Programa de melhoria comportamental, tendo como característica principal a simplicidade. Seus conceitos são bastante intensos e podem ser aplicados tanto na vida profissional como na vida pessoal. Pessoas que exercem este conceito tornam-se gerentes de si mesmas proporcionando uma melhora para a organização e para o mercado de trabalho. (TAVARES, 2004). Mudanças de hábitos e comportamentos na formação intelectual das pessoas levando-as a desperdiçar menos, melhorando seu desempenho profissional, reduzindo custos, aumentando o lucro, melhorando a qualidade de vida no trabalho e reduzindo os impactos ambientais depende do efeito contínuo, de longo prazo e com baixo investimento financeiro e tempo. Nos países desenvolvidos estes problemas, praticamente não existem, com altos índices de educação, escolaridade e treinamento profissional (ABRANTES, 1998). Por se tratar de um programa de mudanças de hábitos e comportamentos, o 8S, necessita de algum tempo para ser incorporado e mostrar resultados. Logo, objetivou-se impulsionar mudanças de hábitos e comportamentos para formação intelectual e melhor desempenho profissional de estudantes da Licenciatura em Química da UFRPE/UAST a partir do programa 8S.

Material e métodos

O trabalho foi realizado com 12 estudantes do curso de Licenciatura em Química da UFRPE/UAST. 1º momento: foi aplicado um questionário com questões relacionadas aos 8 sensos, por exemplo saber como esses estudantes organizam as pastas com seus arquivos no computador; se eles costumam separar algum dia da semana para fazer a limpeza do seu quarto; como eles organizam seu material de estudo e em relação a limpeza da casa se têm um dia em que há uma limpeza programada e se todos da casa participam. 2º momento: foi dada uma aula expositiva de 3 h com bastante discussão e interação sobre a proposta do Programa 8S. 3º momento: foi realizada uma prática de 3 h dentro do Laboratório de Química, onde já era aplicado o Programa 5S pelas autoras e, proposto ao grupo que identificassem todos os sensos aplicados ali, dessem sugestões já relacionadas ao 8S e justificassem suas sugestões com melhorias. Ao final desta prática no ambiente profissional, foi aplicado num 4º momento um questionário para avaliar o quanto se atingiu com esta proposta metodológica de formação intelectual para melhor desempenho profissional a estes estudantes. Questionário avaliativo: 1.Como você aplicaria o 8S no seu dia a dia? 2.O que você aprendeu sobre o 8S? 3.O que significa cada um dos oito sensos? 4.Esse minicurso provocou alguma mudança de hábito e comportamento para sua formação intelectual e melhor desempenho profissional? Se sim, qual(ais)? Está relacionado com quais sensos mais especificamente ou todos? Justifique sua resposta. 5.Exemplifique uma situação do dia a dia em que você use os oito sensos ou alguns deles.

Resultado e discussão

Percebeu-se, portanto, que no primeiro momento 100 % dos estudantes não conheciam o programa 8S, apesar de dois terem noção de organização o que gerou curiosidade e entusiasmo desses estudantes em relação ao assunto. No segundo momento a discussão acerca do assunto foi bastante interativa, pois os estudantes participaram questionando cada senso de modo a facilitar o entendimento de cada um. Já no terceiro momento com a aula prática os estudantes foram ao laboratório de Química onde identificaram todos os sensos que foram aplicados ali pelas autoras, cada aluno identificou corretamente cada senso, onde deram sugestões relacionadas ao 8S, justificando suas sugestões com melhorias para o funcionamento do laboratório durante a execução das aulas práticas e a informação e capacitação dos estudantes que utilizam o laboratório. No quarto momento os estudantes responderam ao questionário final com bastante motivação, estabelecendo relação entre o 8S e situações do seu dia a dia.

Conclusões

Com a realização desse trabalho percebeu-se que houve um desempenho significativo acerca do programa 8S como forma de mudança de hábitos e comportamento, uma vez que, os estudantes mostraram a partir de diversas falas e exemplos práticos que de fato refletiram e mudaram sua forma de pensar em relação a alguns hábitos e comportamentos. A realização da aula prática foi de fundamental importância, pois os estudantes puderam ver na prática o quanto o programa 8S é importante para um melhor desempenho profissional.

Agradecimentos

UFRPE/UAST e Técnicos do Laboratório de Química.

Referências

ABRANTES, J. Como o programa dos oito sensos (8S) pode ajudar na educação e qualificação profissional, reduzindo custos, aumentando a produtividade e combatendo o desemprego. XVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Niterói (1998). Disponível em <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1998_ART106.pdf > Acesso em maio de 2014.


TAVARES, D. G.; FERREIRA J. O; KROM, V. Programa da qualidade - 5S. VIII Encontro Latino Americano de Iniciação Cientifica e IV Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba (2004). Disponível em <http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2004/trabalhos/inic/pdf/IC6-75.pdf > Acesso em maio de 2014