Autores

Souza, C.A.G. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Guerra, M.H.F.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Lima, S.O. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Cordeiro, E.M.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Moreira Junior, J.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ)

Resumo

A humanidade, em decorrência de sua dinâmica histórica, apresenta no século XXI, uma era de elevado desenvolvimento científico e tecnológico, uma infinidade de produtos industrializados que, embora em alguns aspectos melhorem as condições de vida do homem moderno, são também algumas vezes causadoras de problemas de toda ordem.O trabalho foi desenvolvido numa escola de educação profissional situada na cidade de Fortaleza-Ce. O alunos foram unanimes(100%) em responder que o conhecimento dos ingredientes nos alimentos industrializados dentro da alimentação proporciona uma melhor escolha dos alimentos para obtenção de uma vida saudável e todos concordaram que conhecer os componentes químicos ajuda uma melhor compreensão do entendimento da disciplina da Química.

Palavras chaves

Alimentos; Ensino ; Contextualização

Introdução

A humanidade, em decorrência de sua dinâmica histórica, apresenta no século XXI, uma era de elevado desenvolvimento científico e tecnológico, uma infinidade de produtos industrializados que, embora em alguns aspectos melhorem as condições de vida do homem moderno, são também algumas vezes causadoras de problemas de toda ordem. Barrass (2000) aponta os riscos alimentares que a população mundial esta sujeita. Pois ensino de Química se estabelece mediante as interações complexas e dinâmicas que envolvem bases constituídas de modelos elaborados (MALDANER, 1992). Objetivando apresentar uma disciplina de Química que atraia a atenção do aluno buscou-se usar a questão dos alimentos industrializados com a carga de aditivos em sua tecnologia laborativa. Dessa forma busca-se aliar ao ensino da Química a questão envolvendo os benefícios e/ou males que alguns alimentos industrializados podem trazer ao consumidor. O objetivo desta pesquisa foi associar os ingredientes dos alimentos industrializados nas aulas de Química pra entender como suas saúdes podem ser influenciadas com consumo em excesso destes alimentos.

Material e métodos

OO trabalho foi desenvolvido numa escola de educação profissional situada no Bairro José Walter da cidade de Fortaleza-Ce. No primeiro momento foi incentivado aos alunos a consulta a livros, revistas e sites especializadas como fontes bibliográficas referentes ao assunto. O segundo foi conhecer o processo das técnicas de conservação. O terceiro foi dedicado à ao estudo detalhado de possíveis doenças causadas pelos conservantes químicos. O quarto foi destinado a conhecer a importância dos nutrientes. O quinto foi apresentar um seminário à escola sobre uma alimentação mais saudável com prevenção de doenças. Como forma de registro foram feitos questionários respondidos aleatoriamente com 100 alunos dos 365 registrados na escola, os alunos são dos 2 primeiros anos, 4 segundo ano e 4 terceiro ano do Ensino Médio que participaram do desenvolvimento de aplicação do respectivo trabalho, desta forma o instrumento de retorno será a teoria em ação (TRIVINOS, 1987). As perguntas do questionário foram: 1-Você acredita que os conservantes podem causar algumas doenças nos seres humanos? 2- Ao conhecer as consequências para a saúde, você acredita que uma escolha dos alimentos proporciona uma vida saudável? 3- Ao conhecer os componentes químicos dos alimentos e suas estruturas, você acredita que o entendimento deste conhecimento facilita a compreensão da Química? 4- Conhecer a química dos alimentos é importante na sua vida diária? 5- Você acredita que a disciplina de Química pode mudar sua vida não somente na escola? 6-Qual foi à importância do seminário ministrado pelos alunos na escola?

Resultado e discussão

O alunos foram unanimes (100%) em responder que o conhecimento dos ingredientes nos alimentos industrializados dentro da alimentação proporciona uma melhor escolha dos alimentos para obtenção de uma vida saudável e todos concordaram que conhecer os componentes químicos ajuda uma melhor compreensão do entendimento da disciplina da Química , reconhecendo que a Química está contida na sua vida. Os alunos se mostraram bastante motivados colocando assim a química como muito importante na sua vida escolar, bem como, principalmente das aplicações dela no conhecimento prático social. Os alunos acreditaram que seminário ajudaram a fortalecer a escolha de bons alimentos para uma vida saudável e que ao ver que não e que ao ministrar um seminário fortalece mais seu conhecimento, pois é ensinando que se aprende.

Conclusões

O presente trabalho revelou a importância do conhecimento das substâncias que compõem os alimentos industrializados, onde o aluno pode desenvolver a capacidade de analisar com maior clareza o alimento que está consumindo e a partir do arcabouço de conhecimentos científicos e técnicos aprendidos em sala de aula e ambiente externo tomará a decisão do seu consumo ou não para uma vida mais saudável.

Agradecimentos

Referências

BARRASS, R. Alimentação e povo. São Paulo: Editora Melhoramentos / EDUSP, 2000.
MALDANER, O. A. Química : construção de conceitos fundamentais . ed Unijuí, Ijuí, 1992.
TRIVIÑOS, A. N. S. - Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.