Autores

Santos, V.A. (IFPE) ; Souza, D.O. (IFPE) ; Silva, A.L. (IFPE) ; Nascimento, A.M.S. (IFPE)

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade discutir a importância da utilização, de atividades práticas em química, baseada na contextualização relacionada ao tema. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da analise de uma aula no laboratório de química da Escola da Rede Estadual de Pernambuco, situada em Vitória de Santo Antão – PE. Trata-se de descrever como os professores realizam uma aula contextualizando o tema de forma problemática em um laboratório de química, tendo como objetivo a aprendizagem do aluno.

Palavras chaves

Ensino de Química ; Experimentação; Práticas de Laboratório

Introdução

A Ciência é uma disciplina que se faz presente no programa curricular do Ensino Médio. Tendo como um dos ramos da Ciência a Química que possibilita aos alunos melhor compreensão dos fenômenos em seu cotidiano. No ensino da química ocorrem duas atividades a prática e a teórica, sendo a prática realizada em laboratório, onde ocorrem manuseio e transformações de substâncias e a teórica abarca à explicação da matéria, em nível microscópico. Este trabalho busca analisar como os professores de química realizam uma aula no Ensino Médio em um laboratório de química, porque se entende que o ensino da química não se deve limitar só aos conteúdos teóricos de forma prévia, entretanto, a aula prática possibilita a imaginação do aluno com seu cotidiano, facilitando sua aprendizagem. É justamente esta questão, que este trabalho buscou analisar, o uso de nova perspectiva de aula prática para aprendizagem, no processo de ensino-aprendizagem da química, onde há contextualização nos experimentos nas aulas práticas.

Material e métodos

A utilização de laboratório para uma experimentação é essencial para que todo o trabalho desenvolvido não tenha um caráter apenas ilustrativo, mas sim esclarecedor do acontecimento. Os professores de Química e de Ciências Naturais, de modo geral, mostram-se amiúde pouco satisfeitos com as condições infraestruturais de suas escolas, principalmente aqueles que atuam em instituições públicas (SILVA; ZANON, 2000). A aula analisada foi no laboratório de química da Escola da Rede Estadual de Educação de Pernambuco, situada em Vitória de Santo Antão – PE, onde ocorreu a insatisfação descrita referente ás condições do laboratório. Embora as atividades experimentais sejam raramente realizadas, as mesmas trazem contribuições relevantes para o aprendizado do aluno. Inicialmente amparado nas contribuições de Richardson (2009), foi aplicado um questionário no primeiro ano do ensino médio, para esclarecimento a respeito do interesse dos estudantes pelas aulas em laboratórios, quais eram suas contribuições para seu aprendizado, e a partir do resultado foi analisada a aula no laboratório.

Resultado e discussão

O resultado deste questionário apresentou um ponto positivo, pois os alunos destacaram a importância da experimentação para melhor compreensão do ensino da química. A aula no laboratório realizada pelo professor X mostrou da parte dos alunos interesse e motivação para aprender sobre o assunto, titulado “Substâncias e Misturas”. O professor X fez o experimento e logo após começou uma discussão a respeito do experimento e depois iniciou uma discussão a repeito do experimento, criando uma problemática e fazendo com que os alunos criassem uma linha de pensamento clara e objetiva interligados a teoria. A turma participou da aula com bastante entusiasmo, pois conseguiram relacionar o conhecimento teórico e prático-cotidiano. A analise e discussão fundamentaram-se em Romanelli (1996). Logo após a construção do conhecimento a respeito do assunto, solicitou-se que os alunos expressassem seus conceitos sobre Substância e Mistura, a partir de um desenho ou de uma frase. Os resultados apresentados evidenciaram que os alunos lembraram do experimento, em seguida interligaram-no com a teoria e seu cotidiano, conforme proposta de Moreira (1996). A proposta do questionário visou analisar a construção do aprendizado do aluno em uma aula com experimentação no laboratório, como também investigar a forma que o professor transmite para o aluno o conceito sobre Substâncias e Misturas. Percebeu-se que a maioria dos estudantes encontrou facilidade de si expressar, demorou pouco tempo para concluir a resposta a respeito da atividade (menos de 20 minutos). Portanto a aula experimental permite a facilidade de aprender o ensino da química, pois realizando o experimento faz com que os alunos se aproximem e esclareça a teoria que lhe é aplicada.

Conclusões

A aula prática torna-se uma maneira eficiente de se ensinar química para melhor entendimento dos conteúdos, facilitando a aprendizagem. As aulas com experimentos em laboratórios facilitam a compreensão da química corelacionada com o cotidiano do aluno, de forma que auxiliam o desenvolvimento do mesmo. Além de motivar e despertar o interesse no aluno pela química.

Agradecimentos

Agradeço ao IFPE Campus Vitória de S. Antão pelo apoio. Agradeço também ao meu orientador Assis Leão da Silva pelo apoio e conhecimento compartilhado.

Referências


1 SILVA,l.H. A.; ZANON, L. B. A experimentação no ensino de ciências. IN: SCHNETZLER, R. P. ARAGÃO, R. M. R. Ensino de ciências: Fundamentos e abordagens. Piracicaba: CAPES/UNIMEP, 2000.p. 120-153.
2 ROMANELLI,L.I. O papel mediador do professor no processo de ensino aprendizagem do conceito de átomo. Química Nova na Escola, nº 03, São Paulo:2006.
3 MOREIRA, M. A. Modelos Mentais. Investigações em Ensino de Ciências.1996.
4 RICHARDSON, R. J et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.