Autores

Lavra, T.C.C. (IFMA) ; Carvalho, M.M.B. (IFMA) ; Oliveira, M.M. (IFMA)

Resumo

A química e os conceitos termodinâmicos são conhecimentos construídos ao longo de séculos por estudiosos que buscavam novas explicações e respostas para as indagações que rondavam o universo. A busca pelo elixir da longa vida assim como entender as formas de energia existentes e suas propriedades, foram algumas razões do surgimento de muitas teorias que hoje são empregadas por estudiosos de todo o mundo, apesar de que nem tudo o que se buscou ter sido encontrado. O objetivo deste trabalho é mostrar o estudo da história da química e os conceitos termodinâmicos, assim como a grande importância destes para o desenvolvimento da ciência.

Palavras chaves

História da química; Conceitos termodinâmicos; Físico-Química

Introdução

A química é o ramo da ciência que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria. Esta é dividida em vários outros campos e a Físico-Química é um destes. Ela nasceu junto com a química, em virtude de ser uma das mais poderosas chaves para explicação dos fenômenos observados e inclui a termodinâmica que é o estudo das mudanças nas condições (estado) das substâncias puras ou de misturas a partir de alterações em sua temperatura, pressão e estado de agregação. Infelizmente, não existem tantas publicações sobre a história da termodinâmica e observando a necessidade desta informação é que foi desenvolvido tal estudo. Portanto, compreender esta história contribui tanto para a formação dos profissionais da química como para o desenvolvimento científico.

Material e métodos

O trabalho apresentado é fruto de uma pesquisa documental realizada no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) para enriquecimento de conhecimentos na disciplina de Físico – Química. Para redação deste trabalho utilizou-se artigos, livros, revistas científicas dentre outros documentos em português e até em outros idiomas que tratam sobre a história da química.

Resultado e discussão

A química está presente na humanidade desde os primórdios quando o homem descobriu o fogo, entretanto como ciência, surgiu a partir dos estudos dos alquimistas sobre a constituição da matéria e do universo com o intuito de buscar o elixir da longa vida e a pedra filosofal. Seu desenvolvimento se deu a partir das contribuições de cientistas de diversas áreas, como a física, matemática e química, baseados em estudos anteriores, experiências, observações e novas descobertas. A termodinâmica então surgiu através da necessidade de compreender a natureza do calor e de que forma poderiam caracterizá-la como forma de energia, tendo Rudolf Clausius (1822-1888) e William e Thompson, o lord Kelvin (1824-1907) como os primeiros a formular seus conceitos, embasados nos estudos de Nicolas Leonard Sadi Carnot. Contudo seus conceitos foram ampliados à química a partir dos estudos de Josiah Willard Gibbs (1839-1903) sobre energia livre, potencial químico, equilíbrio químico, graus de liberdade e regras de fases. Assim observa-se que com o desenvolvimento tecnológico houve uma grande evolução acerca da química, onde seus conceitos foram ampliados e grandes passos para o desenvolvimento da humanidade foram dados. A pesquisa realizada mostrou-se promissora, pois compreender a história da química possui grande importância para que se tenha embasamento teórico de como chegamos aos conceitos termodinâmicos.

Conclusões

A história da termodinâmica foi baseada em conceitos formulados através de fenômenos observados por vários cientistas de forma independente. No início alguns foram muito criticados, pois a sociedade não aceitava as teorias desenvolvidas por eles. Apesar disso não desistiram de seus estudos e foi através deles que a ciência teve o avanço que se vê hoje. Com isso observamos a importância de se resgatar conceitos referentes a história da química e dos conceitos termodinâmicos,despertando o interesse no estudo afim de criar novas tecnologias trazendo grandes contribuições para as futuras gerações.

Agradecimentos

Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Referências

1- ATKINS, P. Físico-química 7ª edição. LTC. Rio de janeiro, 2003.
2- ATKINS, P., LORETTA J. Princípios de química. Bookman. Porto Alegre, 2001.
3- CASTELLAN, G. Fundamentos de físico-química. 1ª edição. LTC. Rio de janeiro, 1986.
4- History of Thermodynamics. Disponível em: http://www.mhtl.uwaterloo.ca/courses/me354/mayer.html. Acesso em 19 de Abril de 2014
5- A primeira lei da termodinâmica. Disponível em: http://sisne.org/Disciplinas/Grad/Fisica2FisMed/aula23.pdf
6- Josiah Willard Gibbs: Físico e matemático que contribuiu com o avanço do conhecimento em Química. Disponível em: http://www.iqm.unicamp.br/graduacao/material/qp125/resumo-sobre-a-contribuicao-cientifica-e-a-vida-de-gibbs-RenatoJorge.pdf