Autores

Mata, R.G. (UFPA) ; Souza, J.R.T. (UFPA) ; Reis, A.R.P. (UFPA)

Resumo

Os estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) demonstram que é possível a interação entre diversas áreas do conhecimento. Esta pesquisa teve como objetivo investigar as concepções sobre a abordagem CTS que os alunos de Licenciatura em Química da UFPA, em processo de conclusão da graduação acadêmica, apreenderam durante o desenvolvimento do curso. O instrumento utilizado para a coleta de dados foram entrevistas apoiadas em um questionário contendo 16 perguntas, abertas, fechadas e mistas. A pesquisa revelou que apesar dos alunos ainda não terem uma clara concepção da abordagem CTS, a maioria possui o entendimento de que a Química é uma ciência importante pra a formação de cidadãos críticos participativos e reflexivos.

Palavras chaves

CTS; Concepção; Ensino de Química

Introdução

A educação científica para a cidadania propõe que a compreensão do conhecimento científico ocorra juntamente com o desenvolvimento da capacidade de pensar, para a tomada de decisões responsáveis sobre as situações que envolvem a ciência, a tecnologia e a sociedade (SANTOS; SCHNETZLER, 1997). Para isso, existe a necessidade de aulas mais contextualizadas com o cotidiano dos alunos, para que eles aprendam com mais qualidade e que se tornem os próprios autores na construção do conhecimento. Assim, futuramente, o cidadão estaria apto a discutir valores sobre ciência, tecnologia e sociedade, não como palavras soltas, mas sim como um ciclo virtuoso, pois a sociedade estimula a produção da ciência, a ciência desenvolve a tecnologia e a mesma é usufruída pela sociedade, reiniciando-se o ciclo. Diante do exposto e objetivando investigar as concepções que os concluintes do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal do Pará (UFPA) possuem sobre a abordagem CTS, realizou-se entrevistas com a aplicação de um questionário acerca das compreensões que os alunos, em processo de formação, detêm sobre este enfoque. O ensino só se realiza se o aluno aprende e se esse aprendizado for significativo para o mesmo. A justificativa a respeito da importância desta pesquisa sobre o ensino de Química para a formação do cidadão pode ser extraída da Constituição Brasileira de 1988, que instituiu como função geral para a educação a formação da cidadania. “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (BRASIL, 1988).

Material e métodos

Realizou-se um levantamento bibliográfico acerca da abordagem CTS, procurando compreender as concepções difundidas pelos teóricos da educação. Em seguida, foram investigadas as percepções que os alunos concluintes do curso de Licenciatura em Química do Campus Belém possuem sobre esta abordagem. Para esta pesquisa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados uma entrevista auxiliada por um questionário contendo 16 perguntas abertas, fechadas e mistas sobre ciência, tecnologia e sociedade, o qual continha indagações acerca da concepção, abordagem e aplicação do enfoque CTS. Desta forma, objetivou-se identificar qual o entendimento que eles possuem acerca da abordagem CTS nas aulas de Química. Para que o resultado fosse o mais representativo do perfil dos concluintes do curso, foram entrevistados 30 alunos, que representam cerca de 90% do universo investigado.

Resultado e discussão

Dentre os 30 graduandos concluintes que responderam ao questionário sobre concepção CTS, 76,5% dos entrevistados, afirmaram conhecer tal vertente de ensino. Porém, poucos alunos conseguiram inferir espontaneamente, assim como Santos e Schnetzler (2000), que o ensino de Química para o cidadão deve estar centrado na interação de dois componentes básicos: a informação química e o contexto social, pois para o cidadão participar da sociedade, precisa compreender a Química e entender a sociedade em que está inserido. Observou-se, que a maioria dos entrevistados considerou importante o ensino com enfoque CTS para melhorar a aprendizagem, pois assim os conteúdos de Química tornam-se mais perceptíveis quando são contextualizados com situações relevantes. Afirmaram também, que não foi recorrente ao longo do curso a abordagem de conteúdos científicos vinculados a questões tecnológicas e sociais e que a partir da segunda metade do curso, puderam conhecer melhor o enfoque CTS. Dentre os objetivos dos futuros professores, encontra-se a necessidade de formar alunos autossuficientes em sua aprendizagem, pois, “a função do ensino de Química deve ser a de desenvolver a capacidade de tomada de decisão, o que implica a necessidade de vinculação do conteúdo trabalhado com o contexto social em que o aluno está inserido” (SANTOS; SCHNETZLER, 1996). Além disso, observou-se que dentre os objetivos pretendidos ao ensinar Química, 82,35% dos entrevistados afirmaram que será para contribuir com a formação cidadã do aluno, seguido de 58,82% que querem que o aluno apenas adquira o conhecimento, os outros entrevistados se dividiram entre contribuir para a aprovação em processos seletivos e/ou passar de ano. Observa-se que os alunos poderiam optar por mais de uma alternativa.




Conclusões

A pesquisa revelou que apesar da constatação de que os alunos concluintes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Pará - Campus Belém, ainda não possuírem uma concepção clara a respeito do significado da abordagem CTS, os sujeitos pesquisados relataram, em sua maioria, conhecer a importância do enfoque CTS ser aplicado ao processo de ensino e aprendizagem nas aulas Química, colaborando, assim, para a formação cidadã dos aprendizes.

Agradecimentos

Aos alunos de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Pará, Campus Belém, concluintes do 2º semestre de 2014.

Referências

MUNDIM, Juliana Viégas; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Ensino de Ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar. Ciência e Educação, v.18,n.4,p.787-802,2012.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Senado Federal, Centro Gráfico. Brasília, 1988.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. Ijuí (RS): Unijuí, 2000.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Função social: O que significa ensino de Química para formar o cidadão? Química Nova na Escola, Química e Cidadania, n. 4, novembro 1996.