Autores

Silva, C.M. (IF SERTÃO) ; Silva, C.D. (IF SERTÃO) ; S. Souza, M.J. (IF SERTÃO) ; G. de Sá, C.L.S. (IF SERTÃO) ; Figueirôa, J.A. (IF SERTÃO) ; Silva, H.C. (IF SERTÃO) ; Silva Augusto Filha, V.L. (IF SERTÃO)

Resumo

As atividades lúdicas em sala de aula têm se apresentado como uma importante ferramenta motivadora que desperta o interesse dos alunos, configurando-se um recurso metodológico eficaz para o aprendizado de conceitos, fixação e de avaliação. O presente trabalho contempla a utilização do jogo Carboquímica como revisão do conteúdo de Hidrocarbonetos na turma do PROEJA. A atividade foi desenvolvida pelos bolsistas do PIBID do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Campus Floresta. A utilização do Carboquímica como instrumento de revisão do conteúdo de Hidrocarbonetos foi satisfatória, pois permitiu avaliar os conhecimentos prévios, além da aprendizagem de conceitos, habilidades de interpretação, raciocínio lógico e abstração dos alunos.

Palavras chaves

Ensino-aprendizagem; química; hidrocarbonetos

Introdução

Nos últimos anos, diversas metodologias vêm sendo desenvolvidas e vivenciadas como recurso auxiliador no ensino. Nessa perspectiva, a química como ciência assume um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem do aluno a fim de despertar o interesse dos educandos além de produzir uma aprendizagem significativa. Segundo Rosane (2012) apud Almeida (2010) para tornar o ensino- aprendizagem de química, simples e agradável, deve-se abandonar metodologias ultrapassadas, que foram mantidas no ensino dito tradicional e investir nos procedimentos didáticos alternativos. Ainda em relação a esses procedimentos, Cunha (2004) relata que as suas vantagens de utilização em sala de aula ultrapassam a simples assimilação de conceitos e fórmulas. Para Kishimoto (1994) o jogo, considerado um tipo de atividade lúdica, possui duas funções: a lúdica e a educativa, sendo complementado por Lopes (2001) ao afirmar que é muito mais eficiente aprender por meio de jogos, sendo válidos para todas as idades, desde a infância à fase adulta. Nesse contexto, podemos afirmar que o uso da atividade lúdica no ensino de Química é uma ferramenta bastante eficiente para o processo de ensino-aprendizagem. No presente trabalho foi desenvolvido e aplicado o jogo Carboquímica com alunos de PROEJA do IF SERTÃO-PE Campus Floresta, que teve como objetivo a utilização de metodologias alternativas e sua influencia no processo de ensino-aprendizagem.

Material e métodos

Esse trabalho de caráter exploratório foi realizado em três etapas: explanação do conteúdo hidrocarbonetos, a confecção do jogo Carboquímica com material alternativo e a aplicação do jogo na turma do PROEJA. Para a confecção do jogo foram utilizados: papelão, tampa de garrafa pet, cola, tesoura, lacre de lata, etc. O jogo consiste em um tabuleiro com 10 colunas e 10 linhas, que é posicionado nas posições vertical e horizontal. Cada jogador tem 50 carbonos diferenciados pela cor. O jogo inicia quando o mediador apresenta o hidrocarboneto a ser formado. O primeiro jogador colocar o carbono no espaço vago seguido pelo outro jogador, sendo considerado vencedor o primeiro a formar o hidrocarboneto dito; este poderá ser formado na direção horizontal, vertical ou diagonal. É importante salientar que durante a partida ambos os jogadores podem tentar impedir a conclusão do adversário colocando peças suas que atrapalhem a formação do hidrocarboneto. A partida termina em empate se o tabuleiro for preenchido por inteiro sem nenhum jogador formar o composto.

Resultado e discussão

A turma era composta por 7 alunos com uma faixa etária entre 19 a 26 anos. Durante a aplicação do jogo apenas 6 alunos estavam presentes. Dentro do tema hidrocarbonetos foram exploradas cadeias simples dos alcanos como: propano, butano, pentano, nonano, dentre outras; não sendo enfoque para este momento cadeias ramificadas. Após a vivência da atividade lúdica foi aplicado um questionário para avaliarmos o impacto da mesma no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, a assimilação entre a nomenclatura do composto e a sua cadeia carbônica. Por meio dos resultados, que encontram-se apresentados na Figura 2, podemos constatar o impacto positivo da atividade lúdica nesta turma onde todos os alunos relataram que o jogo contribuiu e facilitou aprendizagem do conteúdo proposto. É importante destacar que o jogo Carboquímica foi à primeira atividade lúdica vivenciada pela turma.

Figura 2

Resultados do questionário pós-prática

Figura 1

Aplicação do jogo Carboquímica

Conclusões

Pode-se verificar que os alunos do PROEJA constroem uma aprendizagem fragmentada, tornando-se necessário instigá-los para que esta ocorra de maneira mais significativa. Quanto à atividade lúdica realizada como revisão do conteúdo Hidrocarboneto foi possível identificar a importância dos jogos lúdicos no desenvolvimento do educando. A utilização da atividade lúdica como instrumento para revisão do conteúdo Hidrocarboneto foi satisfatória, pois permitiu avaliar, o processo da aprendizagem de conceitos, habilidades de interpretação, raciocínio lógico e abstração dos alunos.

Agradecimentos

Ao IF Sertão Pernambucano compus Floresta e ao PIBID pela contribuição à nossa formação acadêmica.

Referências

COSTA, R. M. A. et al. O Uso do Lúdico em sala de Aula – um jogo confeccionado com materiais alternativos. Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química (ED/SBQ) UFBA, UESB, UESC e UNEB. 2012.http://www.portalseer.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/viewFile/7844/5568. Acessado em 28/05/2014.
CUNHA, M. B. Jogos de química: desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 12, 2004. Resumos ENEQ – 028. Goiânia, 2004.
LOPES, M. G. Jogos na Educação: criar, fazer e jogar. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.