Autores

Nascimento, F.G.M. (UFAC/CARB)

Resumo

O presente trabalho vem demonstrar através de experimentos simples a diferença que existe entre a combustão simples e a explosiva.Além disto explicar causas e consequências do acidente ocorrido em um bairro próximo da escola e que, além de trazer tristeza, também trouxe a curiosidade sobe o gás acetileno, causador da explosão. Também foi possível através dos experimentos entender o conceito de geração de energia e cinética química. O ensino da Química possibilita uma maior compreensão do mundo ao nosso redor e a intervenção direta no cotidiano a partir de um conhecimento produzido a partir da associação da teoria à prática.

Palavras chaves

Ensino; Combusível; cotidiano

Introdução

No mês de maio, a cidade de Rio Branco foi abalada com uma explosão em um dos bairros.Explosão essa que foi sentida a mais de 2km do local. Segundo informações preliminares, o dono da casa manipulava produtos químicos de forma irregular, acetileno, oxigênio e outros. A primeira informação é que ele estaria fazendo a manipulação de cilindros contendo o gás Acetileno, no momento da explosão. Este gás é usado principalmente em oficinas e indústrias que usam maçaricos, assim como o oxigênio e os extintores, é comercializado apenas por pessoas especializadas e com autorização. O presente trabalho teve como objetivo principal associar os conhecimentos em Química acerca da combustão e geração de energia com um fato do cotidiano que foi a explosão do Gás Acetileno. Por meio deste procedimento, foi possibilitado ao educando, uma forma de constituir a formular seu próprio conhecimento sobre o ocorrido e o professor deixa de ser um mero reprodutor de conteúdos para tornar-se um mediador de conhecimentos. (ALMEIDA & PRADO, 2003; MIZUKAMI, 2005).

Material e métodos

O trabalho foi realizado em uma escola de Ensino Fundamental e Médio da Rede Particular de Ensino, em Rio Branco Acre. A investigação do tema teve como base o desenvolvimento de aula prática para alunos do 3° ano do Ensino Médio. Após o acidente com o Gás Acetileno, houve muita curiosidade em saber o que era aquele gás e o porquê da grande explosão e da destruição causada. Então foi organizada uma situação de ensino em que os alunos foram levados ao laboratório para visualizar o queima do carbeto de cálcio e água com a sequente liberação do gás acetileno e a reação do permanganato de potássio com glicerina. Com os experimentos realizados foi possível demonstrar a diferença entre uma queima simples - a do permanganato de potássio com a glicerina, onde não há explosão com a do acetileno, totalmente explosiva. Em seguida ao experimento realizado, foi explicada a constituição do gás acetileno como um combustível, a reação química com suas respectivas velocidades, e os produtos formados na reação.Na sequência, eles tiveram que produzir um relatório do experimento realizado e responder questionamentos sobre o gás,o uso dele para fundir outros materiais e o cuidado que se tem em manusear determinadas substâncias.

Resultado e discussão

O fato ocorrido ocasionou uma ótima oportunidade de aprendizagem, pois, associou o conceito de reação de combustão, cinética química e produção de energia com o cotidiano do aluno. Sobre isso, CHASSOT (2004) e SANTOS e SCHNETZLER(2003) incitam que o ensino de química deve formar cidadãos conscientes, deve pautar-se na interrelação entre a informação química,ou seja a reação de combustão e liberação de energia e o contexto em que o indivíduo está inserido, o fato ocorrido na cidade. A função do ensino de química deve ser a de desenvolver a capacidade de tomada de decisão, o que implica na necessidade de vinculação do conteúdo trabalhado com o contexto social em que o aluno está inserido. Ao realizar o experimento do carbeto de cálcio em água, observando a liberação do acetileno e a explosão causada por ele e, em comparação a reação do permanganato com a glicerina, foi possível verificar a diferença entre as velocidades da reação – a primeira instantânea e a segunda demorou para ocorrer aproximadamente 7 minutos; intensidade do calor produzido, no caso as duas são exotérmicas mas, na primeira a chama e calor liberado foi mais intenso. Outro ponto importante foi o entendimento da destruição causada nas proximidades pela explosão. No caso do acetileno, como é um gás altamente explosivo, a energia liberada foi capaz de destruir as proximidades da explosão. Coisa que não aconteceria se fosse com substâncias como o permanganato e glicerina.Ao realizar esses procedimentos concordamos com o que diz CHASSOT (2004) que os conteúdos de Química ensinados só assumem significado e só se tornam relevantes à medida que se estruturam e se inserem na realidade do aluno e da escola.

Conclusões

A utilização de situações do cotidiano do aluno propicia uma ótima oportunidade de aprendizagem. O professor precisa estar observando e acompanhando fatos que ocorrem no dia a dia para, a partir deles, criar situações em que possam enriquecer as aulas de Química e diminuir a dificuldade que tanto os alunos sentem. Associar conceitos, fórmulas, reações com o dia a dia do aluno faz com que o ensino da Química realmente tenha alguma utilidade na vida do educando. O acidente que ocorreu na cidade de Rio Branco iniciou algo muito importante no ensino das ciências: a curiosidade.

Agradecimentos

Ao Colégio Adventista que tem possibilitado oportunidades de desenvolvimento de um Ensino de química pautado no cotidiano do aluno.

Referências

CHASSOT, T. A., A Química para a formação do cidadão – Conferência de abertura. ENEQ, 1996. Campo Grande, Anais... UFMS, Campo Grande, 1996.__Para que (quem) é útil o ensino?- 2 ed. Canoas. Ed. ULBRA, 2004.
MACCEDO, G.M.E. ; COSTA, F.B. A abordagem do Ensino de Físico Química no Ensino Médio:Utilizando uma Situação. Disponível em http://www.abq.org.br/simpequi/2013/trabalhos/2195-13489.html. Acesso em 06/06/2014.
PEREIRA, Pereira, PEDROSA, M.R.G C.B. LIMA. A experimentação como estratégia para tornar mais significativa a Aprendizagem no Ensino de Química
Disponível em: http://www.abq.org.br/simpequi/2013/trabalhos/2115-16101.html.. Acesso em 05/06/2014.
SANTOS, W.L.P.dos; SCHNETZLER, R.P.Educação em química: compromisso com a cidadania.3.ed.Ijuí:Unijuí,2003.__.Função social: o que significa o ensino de química para formar o cidadão?.Revista Química Nova na Escola, n°04, novembro, 1996.