Autores

Souza, J.A.R. (IFGOIANO-CÂMPUS URUTAÍ) ; Guimarães, G.I. (IFGOIANO-CÂMPUS URUTAÍ) ; Moreira, D.A. (IFGOIANO-CÂMPUS URUTAÍ) ; Carvalho, W.B. (IFGOIANO-CÂMPUS URUTAÍ) ; Carvalho, C.V.M. (IFGOIANO-CÂMPUS URUTAÍ)

Resumo

A questão do lixo está ganhando importância maior a cada ano, à medida que a economia se expande e incentiva o descarte. Neste sentido, para demonstrar o valor do desperdício, realçando a importância da reciclagem, dados necessário ao cálculo da valoração dos resíduos descartados no lixão foram obtidos pelos alunos a fim de fomentar a discussão sobre a temática. A partir do trabalho realizado pelos estudantes sobre a realidade local em uma perspectiva ambiental, verificou-se grande enriquecimento no debate dos temas abordados pela disciplina de gestão ambiental.

Palavras chaves

Reciclagem; valoração; educação ambiental

Introdução

Um dos grandes problemas atuais enfrentados pela sociedade tem sido a destinação final inadequada dos resíduos sólidos gerados, que vem se agravando pelo crescimento da população e o consequente incremento da geração per capita. Diariamente, uma grande quantidade de produtos recicláveis, como garrafas Pet, plásticos, isopores e uma grande variedade de itens, se somam a um montante cada vez maior de lixo orgânico. Nem toda essa produção tem o destino recomendado, como um aterro sanitário ou uma usina de reciclagem. Parte destes itens descartáveis vão parar em rios, córregos e em áreas verdes, poluindo a natureza e, por vezes, lençóis freáticos. Neste cenário, a conscientização ambiental é de fundamental importância e precisa começar desde a infância. A escola exerce um papel vital neste processo, incutindo nas crianças e adolescentes a consciência de que é preciso preservar o ambiente em que vivemos. Com este trabalho objetivou-se apresentar aos alunos a importância da reciclagem a partir de dados da realidade local.

Material e métodos

O trabalho foi conduzido por alunos do curso de gestão ambiental do IFGoiano –Campus Urutaí – GO, no lixão municipal. A fim de se obter dados que fomentasse a discussão sobre a temática de meio ambiente e gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos, procurou-se obter dados que representasse a realidade dos alunos e não apenas valores de literatura. Dessa forma, a fim de demonstrar o valor do desperdício, realçando a importância da reciclagem, durante o semestre letivo, os alunos coletaram dados para determinação da composição gravimétrica, necessário ao cálculo da valoração dos resíduos descartados no lixão. Quinzenalmente, durante três meses, amostras dos resíduos sólidos urbanos que eram conduzidos ao lixão municipal foram coletadas (sempre nas quartas-feiras, conforme recomendações do IBAM (2001)), os quais foram quarteados, misturados e separados em volume de aproximadamente 10 tambores de 100 litros (equivalente a 1 m³). A composição gravimétrica foi obtida determinando-se os percentuais dos componentes recicláveis conforme os interesses da administração municipal (plásticos, metais, vidros, papeis e descarte), espalhando-se todo o material contido nos latões sobre lona plástica, em área plana, obtendo-se a porcentagem de cada componente em relação ao peso total da amostra. A partir dos dados de volume de resíduos gerados, para cada classe de recicláveis de interesse, estimou-se os valores que cada reciclável poderiam gerar de retorno financeiro, caso fossem comercializados no mercado conforme tabela da ASCICLO (Associação das Empresas de Reciclagem do Estado de Goiás).

Resultado e discussão

Os resultados médios da caracterização dos resíduos sólidos gerados pela população de Urutaí–GO, por classe de materiais recicláveis e obtidas ao longo semestre letivo, foram os seguintes: 6,81% de plásticos; 1,92% de metais; 2,50% de vidros; 8,33% de papéis e 80,44% de descarte. Segundo o IBAM (2001), a composição gravimétrica brasileira média é composta por 3% de plástico, 4% de metal, 3% de vidro e 25 % de papel. Dessa forma, verifica-se que apenas os percentuais de vidros estão próximos aos valores considerados como médios das cidades brasileiras, reforçando-se, portanto, a necessidade do levantamento “in loco” destas características para que ocorra o gerenciamento adequado dos resíduos, uma vez que cada município apresenta suas particularidades. A partir da composição gravimétrica, verificou-se que, mensalmente, eram produzidos 3.240 kg de plásticos, 1.339 kg de metais, 1.296 kg de vidros e 4.118 kg de papel. De acordo com a tabela de comercialização de recicláveis fornecida pela ASCICLO, estes resíduos, que são descartados no lixão, gerariam R$1.620,00; R$ 334,80; R$ 64,80 e R$411,00, caso fosse triado/separado os materiais plásticos, metálicos, vítreos e o papel, respectivamente, totalizando-se, assim, um desperdício de R$ 2.431,00, ou seja, 3,4 salários mínimos. Dessa forma, com base na realidade local e considerando o papel social das cooperativas de reciclagem, o aumento da vida útil do lixão e a limpeza urbana, a partir destes resultados pôde-se demonstrar aos alunos que o investimento em cooperativas de reciclagem ou de catadores torna-se indispensável e, quase, autossustentável.

Conclusões

A partir do trabalho realizado pelos estudantes sobre a realidade local em uma perspectiva ambiental, verificou-se grande enriquecimento no debate dos temas abordados pela disciplina de gestão ambiental. As discussões, baseando-se nos dados reais levantados pelos alunos demonstrou, claramente a necessidade de conhecer as características dos resíduos “in loco” e das vantagens da reciclagem, necessários implementação e, principalmente, da manutenção, de políticas adequadas e ambientalmente sustentável para a gestão integrada de resíduos sólidos

Agradecimentos

Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutai Prefeitura Municipal de Urutaí - Go

Referências

IBAM. Manual de Gerenciamento Integrado de resíduos sólidos. Coordenação técnica Victor Zular Zveibil. Rio de Janeiro: IBAM, 2001.