Autores

Silva, T.G. (UFPE) ; Silva, A.S. (UFPE) ; Lima, B.S.M.C. (UFPE) ; Santos, J.D. (UFPE) ; Silva, M.J. (UFPE) ; Correia, P.D.S. (UFPE) ; Anjos, J.A.L. (UFPE)

Resumo

Este trabalho relata a aplicação de uma metodologia alternativa elaborada por um grupo de estudante do curso licenciatura em química da UFPE/CAA e aplicada a uma turma de 9º ano do ensino fundamental durante a disciplina de estagio supervisionado I. A metodologia teve como proposta aplicar um jogo químico intitulado “Dominó das Ligações” onde o objetivo era combinar conceitos (distribuição eletrônica, família, valência e propriedades) referente a elementos da tabela periódica para formar ligações químicas (iônica, metálica e covalente). A análise da ação ocorreu através de um pré e pós-teste contendo quatro questões com a finalidade de investigar a aceitabilidade do jogo como recurso didático.

Palavras chaves

Jogo Educativo; Ensino de Química; Ligações Químicas

Introdução

Uma alternativa para a dinamização das aulas de química é variar as técnicas de ensino empregadas, utilizando novas tecnologias, como software os experimentos que são fundamentais no ensino de química e atividades lúdicas. Os jogos no ensino de química surgem como uma ferramenta pedagógica muito importante que auxilia o professor no cotidiano escolar e ao criar ou adapta um jogo ao conteúdo escolar, ocorre o desenvolvimento de habilidades que envolvem o indivíduo em todos os aspectos: cognitivos, emocionais e relacionais. Segundo Vygotsky (1989), “os jogos estimulam a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança, aprimoram o desenvolvimento de habilidades linguísticas, mentais e de concentração e exercitam interações sociais e o trabalho em equipe”. O jogo, quando considerado como uma atividade lúdica, segundo Kishimoto (1994) “possui duas funções: a lúdica e a educativa, onde as mesmas devem coexistir em equilíbrio”. Nesse caso se a função lúdica prevalecer, não passará de um jogo e se a função educativa for predominante será apenas um material didático. Esse trabalho tem por objetivo mostrar a importância de atividades lúdicas no ensino de química, através da apresentação de um jogo educativo que se trata de um dominó das ligações, no qual se empregou uma metodologia alternativa para se fazer uma abordagem dinâmica e interativa.

Material e métodos

O jogo denominado “dominó das ligações” foi aplicado a alunos do 9ª ano do ensino fundamental, de uma escola pública de São Caetano-PE. Para avaliar a viabilidade do jogo como recurso didático. A metodologia utilizada veio através de um pré e pós-teste como instrumentos de coleta de dados, onde continham questões objetivas com a finalidade de investigar a aceitabilidade do jogo como recurso didático e o equilíbrio das funções lúdica e educativa como colaboradoras para o processo de ensino aprendizagem. O jogo educativo “dominó das ligações”, possuem as mesmas regras e estruturas de um dominó convencional, mudando apenas as pedras que ao invés de números contém informações conceituais sobre o conteúdo de ligações químicas.

Resultado e discussão

O impacto motivacional do jogo sobre os alunos foi evidente, eles se envolveram e participaram ativamente. O jogo permitiu aos alunos compreender com mais facilidade o conteúdo de forma dinâmica. De acordo com as respostas apresentadas no pré e pós-teste e o desenvolvimento das alunos no jogo, conseguimos identificar que 92% entenderam bem os conteúdos trabalhados em sala de aula, 90% conseguiram relacionar ligação química com o cotidiano e 95% relatando a importância de atividades lúdicas no ensino de química. Enfim, pode-se dizer que a ação foi eficiente na promoção do aprendizado.

Conclusões

Ao analisar os questionários observou-se que os alunos tiveram um grande avanço no que se refere aos conhecimentos da química, porque a quantidade de acertos no pós- teste superou os erros do pré-teste. E em relação ao uso de jogos como recurso didático no ensino traz um resultado satisfatório na aprendizagem.

Agradecimentos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE

Referências

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
VYGOTSKY, LEV S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 3ª.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989. 168p. (Coleção Psicologia e Pedagogia. Nova Série).